Mapinguari

Mapinguari Gabriel Góes...

Resenhas - Mapinguari

Paulina.Godtsfriedt 16/05/2024

Perfeito para tratar as questões de terra em sala de aula!
Como professora, fui ler por ter um grande estoque de edições desse título em minha escola e fui surprendida. Como pode misturar tão bem folclore, questões de terra, cultura, pertencimento, conflito geracional e trabalhar isso de forma tão simples, lúdica, didática. Só lamento a impressão ter deixado mais escura do que deveria as ilustrações, percebo que foi uma escolha estética, mas a impressão dificultou a visualização de elementos importantes para a narrativa.

Mathias 23/11/2021

Folclore, seringal, mapinguari.
?? Mapinguari ??
? Livro lido em parceria com a @ftdeducacao
Mapinguari é uma história em quadrinhos que retrata a vida dos seringueiros do Norte do nosso país.
De forma dinâmica, os autores abordam um tema super importante, mostrando a realidade de pessoas que muitas vezes são esquecidas pela sociedade.
Os grandes produtores rurais e detentores de grande riqueza, querem as terras para si, logo tentam de todas as formas convencer os moradores a desistir daquela vida e morar na cidade grande.
José é nativo do seringal, mas se mudou muito jovem para a capital. Quando retorna, sabendo que seu pai está doente, José se ver em um impasse muito grande.
José trabalha exatamente convencendo pessoas a venderem suas terras, e ele foi contratado pra fazer isso na sua antiga comunidade.
Mapinguari, além de ser uma linda HQ, aborda temas super importantes para o atual cenário brasileiro. Além disso, apresenta uma lenda, que eu não conhecia, que é o próprio Mapinguari. Valorizando ainda mais nossa cultura a partir do folclore.
? Experiência de leitura: eu amei cada detalhe desta HQ. Gostei muito de conhecer a lenda dessa criatura que mora no seringal e como ela se comporta com pessoas más.
A luta das terras é vista em todo lugar e é de suma importância abordar isso nas escolas e nos nossos lares, pois acontece muito frequentemente.
? Lembrando que todos os livros da editora acompanham Suplemento de leitura.
?????
#mapinguari #ftdeducação #wwfbrasil #seringal #hq #gabrielgoes #andremiranda #folclorebrasileiro #folclore #livros #amoler #resenhasdomathias

Kekolidis 09/04/2022

Li porque fui obrigado.
O livro é beeeeem confuso e o final não faz sentido ou nexo algum. Infelizmente tomou tempo precioso de minha mera existência neste planeta.
Não recomendo nenhum pouco.

Artur.Navarro 25/02/2023

Ótima leitura
Leitura trás um pouco sobre a realidade dos seringueira, misturado com o folclore da Amazônia e a dura realidade da destruição da floresta e pressão dos pecuáriaristas sob os seringais.

Lucas 06/04/2024

Lindo e profundo
"Mapinguari” é uma HQ nacional que conta a história de José, um jovem adulto que retorna ao seu lar, no interior do Acre, ao saber que seu pai estava doente. O seringal Santo António, onde sua família vive, é composto principalmente por seringueiros que tiram sua subsistência da extração e venda da borracha, mas estão sendo assediados por negociantes que procuram comprar suas terras.

A narrativa tem como foco o cotidiano dos moradores do seringal Santo António e as relações problemáticas de José com sua família, visto que deixou-a e praticamente não deu noticias por muitos anos. Ao voltar a conviver com seu irmão Beto, seu pai Francelino e sua amiga de infância Iara, agora professora, José começa a perceber a vida sofrida dessa gente frente as pressões fortes para que vendam suas terras, o que ocasionaria não apenas numa mudança de moradia, mas uma perda dos laços sociais e identitários desse povo, que precisaria se mudar para a cidade grande.

Os diversos personagens que rodeiam José o fazem entrar em conflito consigo mesmo, por trabalhar para a empresa que está tentando comprar as terras dos seringueiros. A HQ deixa uma forte reflexão: mesmo seguindo os preceitos legais, a compra das terras dessas pessoas não seria imoral visto que o governo nada faz para proteger essa minoria e seu estilo de vida? Deixando-os sem opção até que a venda seja a única saída?

Mapinguari, que dá título a HQ, é uma criatura sobrenatural horrenda que habita o imaginário do povo do seringal, uma criatura grande, peluda e fedorenta de um olho só e com uma bocarra imensa na barriga. Esse ser ataca aqueles que querem fazer mal a floresta e pode ser interpretado como a personificação dos esforços árduos dos seringueiros para manter seu estilo de vida e suas terras, atuando como um elemento místico e simbólico.

Uma linda HQ, que trata de forma realista não só questões sociais dos seringueiros, mas as relações e dramas familiares de José. Uma excelente leitura que indico para todos! Mais uma incrível obra nacional!

Jason925 08/02/2023

Aff acabou muito rápido queria mais, a história é bem divertida e muito legal, um ótimo livro e fácil de ler

Femboi0 12/08/2023

Mapinguari (12/08/2023)
Amei todos os desenhos desse livro, sou muito leigo em relação a esse tipo de livro, mas o que posso dizer com certeza é que adorei os traços, a ambientação e os cenários.

Clara.Oliveira 29/02/2024

Impactante
Muito lindo em todos os sentidos. Alguns tapas na cara e socos no estômago a gente precisa pra evoluir.

Pequena Hobbit 21/03/2024

Quadrinhos nacionais ??
Por coincidência tinha ouvido falar sobre o Mapinguari na mesma tarde que achei essa HQ sob a mesa do trabalho. Iniciei a leitura de imediato. A HQ não fala diretamente sobre o folclore mas o usa como pano de fundo para a história. Recomendadíssima para conhecermos como seria a vida de quem vive da terra.