Ensaio de Natal

Ensaio de Natal Lavinia Neres

Resenhas - Ensaio de Natal

Anne Balbueno 10/12/2021

A delicadeza da autora sabe
Não só porque contos de natal tem meu coração todo e porque o laviniaverso já deu as caras por aí (alô eu já quero a história da Taís)."

Não é todo mundo que escolhe abordar o racismo e não poderia ter sido de um jeito melhor.

Os personagens foram tão reais, principalmente o Eduardo (sim, parece que problema de comunicação atinge todos os homens), além de terem muitos momentos cômicos.

Só leiam, leiam e leiam

Tico Farpelli 04/03/2022

UMA HISTÓRIA NECESSÁRIA
Ensaio de Natal fala sobre o simples ato de falar. Fingir que as coisas simplesmente não existem, não são um caminho sadio para a resolução de qualquer situação. Os personagens são muito bem delineados e importantes para discutir um tema tão importante: o racismo.

Laiza 22/12/2021

Ensaio de Natal - Lavínia Neres
Ensaio de Natal é um conto lançado de forma independente pela autora em formato de ebook.

Nesse conto natalino, conhecemos Camila e Eduardo que, finalmente de férias, vão comemorar o Natal juntos pela primeira vez. Porém, os planos dos dois caem por terra quando a mãe do Eduardo, Dona Silvana, decide passar o Natal com os dois em Porto Alegre. Para garantir que tudo saia perfeito, Camila, Eduardo e o cachorrinho Marisco vão passar os próximos dias preparando e organizando tudo para que nada saia de errado no feriado preferido de Camila.

Eu simplesmente adorei essa história! Além de nos colocar no clima de Natal - ambientado no Brasil, com o calor, as tradições e tudo mais! -, ainda podemos acompanhar um romance fofo e muito delicado.

Isso por que, ambos possuem expectativas diferentes em relação Natal, e a chegada da família do Eduardo traz a tona um conflito que tem sido ignorado pelos dois, além de um peso enorme de fazer a recepção perfeita à família do namorado. Camila é uma personagem muito forte e resiliente, e não quer mais sentir o peso e lidar sozinha com toda a situação, e ambos vão precisar quebrar o silêncio e, finalmente, tomar atitudes para resolver o problema.

O racismo é tratado no conto com muita seriedade e responsabilidade, além de se notar a preocupação da autora sobre como falar sobre isso, e de explorar que muitas vezes o preconceito não é totalmente explícito.

Ensaio de Natal é um conto fluído, envolvente e muito apaixonante! Por se passar no Brasil (e em POA!), eu como leitora com facilidade entrei nas dinâmicas, no ambiente, na preparação. É tudo muito bem construído e aconchegante. Amei demais!

A capa lindíssima e a diagramação ficaram por conta da @ninaartess (instagram) e ela arrasou demais!

Julia Simões 29/12/2021

Ensaio de Natal
Conto bonitinho que ao mesmo tempo, aborda um assunto importantíssimo e urgente de ser mudado na sociedade e traz o cachorrinho Marisco que é um amorzinho.

Manu 12/12/2021

Surpreendente ????
Esse conto é muito mais que um conto de natal fofo, me surpreendi muito com ele. Teve momentos de risadas e momentos de choro. Temos um casal que são opostos em tudo, e um cachorro muito fofo e sapeca. A autora aborda o racismo em ensaio de natal, e foi muito bem abordado. A autora escreve super bem, tanto que nos faz sentir as dores da personagem que sofre racismo. Possuí uma leitura fluída, super rápida de ler.  Não consegui parar de ler, até que terminasse. E ainda me deixou com um gostinho de quero mais. E quero um conto sobre a Taís ??
Lavii 12/12/2021minha estante
achei muito interessante e a autora tem meu nome kkkkk

gabeverses 17/12/2021

Ensaio de Natal - Resenha
Em meio ao meu caos universitário e a minha tão insistente ressaca literária, esse conto foi uma salvação. Um romance fofinho, com um cachorro adorável, mas que ainda sim retrata uma triste realidade, o racismo.
Ele definitivamente está entre minhas leituras de natal favorita, você precisa se esforçar muito para não se apaixonar. Além da autora ser um amor de pessoa, a escrita é maravilhosa, você consegue conhecer a dinâmica do casal com facilidade, identificar os ambientes e se apaixonar até pelos personagens secundários. Isso tudo sem contar com o fato de que se passar dentro do natal e no Brasil, então existe sim um certo conforto.
Já aviso antecipadamente que é impossível não se apaixonar pelo Marisco, o pet de Edu e Camz. Se você tem um fraco por animaizinhos, essa indicação é para você. Ensaio de Natal!! ???

Valentina 23/12/2021

All I Want for Christmas is Marisco
O segundo conto da Lavínia retomou o humor irreverente do Próxima Estação mas inovou com ousadia nos temas. Fiquei muito feliz de ver a autora adentrando debates sociais, mas sem nunca perder a sensibilidade. Os dois pontos altos para mim foram a cena da praia e a cena da ceia (sem spoiler, vai todo mundo ter que ler!). Marisco é o MVP, com a Tais ocupando um segundo lugar honrado. Também foi um destaque a capacidade da Lavínia de pintar imagens muito nítidas (e muito nossas, brasileiras no geral e gaúchas em específico) e a diagramação e capa lindas. Ver o Laviverso crescer é um prazer, ansiosa pelos próximos.

Aline Araujo 08/12/2021

5 estrelas merecidíssimo
Eu fui ler achando que seria mais um conto fofo de natal, mas fui surpreendida.

A história de ?Ensaio de Natal? mostra o relacionamento da Camila e do Eduardo, que são opostos em tudo, na personalidade, nas famílias, no jeito de ver o natal e na cor da pele.

A Camila é super enérgica, ama o Natal e tem uma grande tendência ao mau humor (te entendo, Mila!). Já o Eduardo faz questão de dormir até o último minuto possível e menospreza o natal como ninguém.

Mesmo já morando juntos há um tempo ambos evitam conflitos com os pais do Eduardo. Ele principalmente prefere ignorar o problema até ele desaparecer. Acontece que a Mila já não tem estrutura para aguentar alguém tão passivo assim, alguma atitude tem que ser tomada.

O natal aqui é o elemento principal para o conflito que põe em xeque o relacionamento dos dois. Mas quem rouba toda a cena é o Marisco, um vira-lata adotado pelo casal que ama o mar. ?

yasmin 23/12/2021

Conto de Natal com reflexões
Cachorro fofinho que quebra a tensão, prazer, Marisco! ?
Racismo abordado de forma bem sutil e pontual, representa bem as atitudes racistas que, infelizmente, ainda vemos no cotidiano brasileiro...
Romance entre pessoas completamente diferentes ???
Personagem que é um desastre na cozinha, mas nunca desiste, brasileiro é assim né ?

Giovanna Faddoul 17/01/2022

ensaio de natal
é um conto super levinho de ler, personagens cativantes (principalmente o Marisco) e aborda um tema super importante que infelizmente não é muito abordado em outros livros. Meus parabéns para a autora Lavínia Neres por sua ótima escrita e sua coragem por levar está idéia a frente. No final do conto podemos encontrar vários autores pretes brasileires. Super indico ?

OBS: NÃO PRECISA SER LIDO NECESSARIAMENTE NO NATAL