História do mundo para as crianças

História do mundo para as crianças Monteiro Lobato

Resenhas - História do Mundo Para as Crianças

Carlabevilac 09/01/2022

História do Mundo é a minha "história" favorita, principalmente quando se fala em Grécia e Roma Antiga... mais uma vez queria ter lindo este livro quando criança.

Bianca 02/01/2021

Um dos meus livros favoritos na infância
Super recomendo pra crianças, conta a história do mundo de uma forma simples e divertida.

Gláucia 23/04/2011

História do Mundo Para Crianças - Monteiro Lobato
Aprendi História de forma muito mais efetiva e consistente através da visão divertida e atraente de Dona Benta que nos bancos da escola, onde éramos obrigados a decorar detalhes inúteis como datas e outras bobagens.
Daniel 28/06/2013minha estante
Um livro excelente! Reli depois de adulto e me diverti muito com a forma didática da Dona Benta "explicar o mundo" e os comentários impagáveis da Emília

Gláucia 28/06/2013minha estante
Eu também reli esse livro depois de grande Daniel e pretendo relê-lo mais pra frente com os meus filhos! Amo Lobato.

Alessandra 13/11/2020

"Que monstros, esses selvagens! - murmurou Narizinho - Até parecem europeus..."
Achei esse livro fascinante. Ele é instigante, repleto de fatos curiosos, consegue ser breve sem ser superficial e didático sem ser nem um pouco cansativo. Gostaria de ter lido ele quando tinha 13 anos, mas teria perdido muito se me furtasse a oportunidade de ler aos 30.

Junqueira 20/03/2009

Um livro decisivo
Este livro influenciou profundamente a minha formação. Foi o meu primeiro contato com história universal, quando ainda estava cursando o antigo curso primário, e na escola só se falava em história do Brasil. Uma experiência genuinamente autodidata.

Camila_Andrade 18/05/2009

NUNCA, em lugar nenhum, ninguém me ensinou tanto sobre a história do mundo e da cultura humana. NUN-CA.

Christiane 09/01/2013

Como contar histórias da História
Li este livro duas vezes. A primeira quando eu era criança, e depois li para meus filhos, contando a cada dia um capítulo. Uma forma gostosa de aprender história, contada de uma maneira que entretém, mas acima de tudo encima de maneira lúdica e fácil de compreender. Amo este livro.

Marcos 26/01/2014

Toda a coleção é ótima, mas esse livro é especial para mim, amante da história. O interessante é notar toda a sorte de preconceitos e dados científicos desatualizados na obra que, mesmo assim, é uma fantástica leitura.
Excita também a polêmica de Monteiro Lobato ser um seguidor da teoria da Eugenia, quando discorre sobre as origens da humanidade e acrescenta uma ideia de superioridade ariana. No meu blog amadoresdoconhecimento.blogspot.com existe um artigo mais detalhado a respeito da minha opinião acerca do assunto.

Inlectus 06/09/2010

Boa leitura.
Livro relaxante para mente, e com bom conhecimento mesmo adultos, uma boa leitura.

Inlectus 24/02/2010

Bom livro.
Li quanto criança, boa leitura e muito agradavel,de fato educa.

Rasera 22/06/2015

amei
super legal ensina,e divertido,e mostra a historia de varios lugares.Moatra a historia da Europa e de outros amei

z..... 05/12/2017

Edição publicada pela Brasiliense (2004)
Belíssima obra! Extraordinária pelas informações e detalhamentos em um passeio curioso pela história da humanidade, contada em serões de Dona Benta com a turminha. O autor fala de civilizações, personagens significativas na história, arte, ciência, política, modernidade, filosofia, religião e outros aspectos. Aquela dinâmica conhecida se repete, da turminha interagir com as informações em opinião, reflexão e paralelos na visão da atualidade.
Foi publicada em 1933, mas certamente foi retocada pelo autor, que descreve fatos ocorridos na década seguinte, como a Segunda Guerra Mundial e a explosão da bomba atômica em Hiroshima.
Tem tanta coisa interessante, no sentido de fomentar discussões, que teria despertado incômodo ao Estado Novo e igreja. Dona Benta fala contra opressão do povo, Lobato em certo momento dá a entender ser simpatizante do antigo regime monárquico e a turminha discute sobre pontos relacionados à religiosidade, como as Cruzadas, a Inquisição, a ruptura no Cristianismo, massacres entre católicos e protestantes, além da valorização das teorias evolucionistas de Darwin.
A valorização é para a História como é contada nos livros didáticos e afins. Importante ressaltar, pois a história muitas vezes é mutável com novas aprendizagens, e algumas coisas se estabeleceram estrategicamente por induções e manobras interesseiras. O princípio valorizado parte da total aceitação dos fatos outrora registrados, desdobrando-os para reflexões.
Outra coisa importante é que o autor novamente trouxe para a perspectiva dos picapaus algo já estabelecido no contexto de época. É o caso do livro Child's History of the World (História do mundo para crianças), publicado em 1924 pelo professor americano V. M. Hillyer, que rapidamente se tornou importante obra da literatura infantil. Lobato não omite e cita o livro no início - quando Dona Benta o recebeu pelo correio, ficou instigada e resolveu dividir esse saber com a garotada. Ah, mas garanto que tem muito marmanjo que vai se surpreender também com essa valorosa publicação.
Claro que tem o toque pessoal no olhar abrasileirado e, partindo ou não do autor, gostei dos sutis momentos de valorização a saberes em sua etimologia ou correlação com momento histórico. Como a origem de palavras como estoicismo, quando falou da Grécia antiga, ou protestante, no contexto que gerou essa denominação para os reformadores na igreja.
A parte do Darwinismo (que não creio) é o pontapé inicial das histórias de Dona Benta e daí vamos avançando em diversos momentos da história da humanidade. Egito, Grécia, Israel, Mesopotâmia, Roma, Idade Média, Navegações, e só estou citando alguns.
Outra coisa que despertou atenção. Em resenhas anteriores lamentei a ausência e viajei em como seriam incursões de Lobato pela literatura bíblica. E não é que esse livro tem! Específicas em pelo menos dois capítulos (sobre a história dos Judeus conforme o Antigo Testamento e sobre Jesus nos Evangelhos). Provavelmente Lobato apenas reproduziu a obra de Hillyer, mas são suas as impressões na turminha, principalmente na reflexão sobre a história da cristandade. Senti o autor desiludido por conta do comportamento humano, sendo esse aspecto o que o direcionou em sua visão sobre Deus. Oh! Olhemos para Jesus, se quisermos realmente encontrar Deus. Olhemos para Jesus e sua mensagem, porque o testemunho dos homens muitas vezes só tende a incentivar cegueira e desânimos por conta de ações contrárias a fé professada.
Os relatos bíblicos estão um tanto borocoxôs. O autor descreve contentando-se e dando atenção só para o elemento humano. A presença de Deus em suas ações não é valorizada. Só uma vez aparece a palavra Senhor. Bem se vê percepções e conclusões marcantes a partir da centralização do homem como norteador de vida. Olhemos para Jesus Cristo!
Falando em reações, os picapaus demonstram revoltas com as injustiças e empolgam-se com descobertas e aprendizagens, mas passei a ter outra imagem sobre Narizinho. Emília, Pedrinho e Visconde parecem ver as coisas no que gostariam de vivenciar (pelo prazer da aventura, vontade de corrigir algo devido visão incômoda, desejo de testemunhar algo, tudo num plano com egocentrismo, sem ser ruim). Mas com Narizinho a coisa é diferente. A menina parece demonstrar percepção mais humanista, de ver as coisas num plano onde se insere e sofre com a injustiça por ter um olhar mais abrangente, de valorização do outro e não essencialmente de sua vontade. O livro sugestiona isso. Será que estou conseguindo explicar o que sinto... Vale a tentativa. Em vários momentos a menina tem quase um desmaio de revolta, passa mal e Dona Benta tem que interromper a história para seu restabelecimento diante do impacto que sofrera. Aconteceu com as narrativas sobre o Nero em suas perversidades, na descoberta da mitologia dos Fenícios (sobre o deus Moloque e Asterate, que recebiam sacrifícios de crianças, citados também na Bíblia), a escravidão, Joana D'Arc e outros momentos. É dela que partem sempre as observações mais interessantes ao lado de Dona Benta.
Na parte da escravidão Lobato manifesta seu repúdio, referenciando como um cancro na história humana.
Vou deixar em registro também o capítulo "A era dos milagres", apenas por ter a primeira parte rotineiramente reproduzida em livros escolares, pelo menos no meu tempo de estudante.
O Lobato era adepto do comunismo? Não sei, mas tem capítulo em que parece criar uma expectativa com a Revolução Russa. O texto fala de dar tempo para ver resultados, se positivos ou não (Ora! Comunismo só oprimiu, roubou, torturou e matou, em todas as experiências mundo afora).
Enfim, uma viagem sensacional.
Samara 08/12/2017minha estante
Um dos meus preferidos Rogério, amo História, e esse livro falou de coisas novas, que eu ainda não tinha lido ou visto. Muito bem escrito, amei tudo. Como sempre muito boa sua resenha sobre o Sítio :*

z..... 08/12/2017minha estante
Oh, Samara! Agradeço a referência. Todos temos algo para compartilhar sobre os livros. Esse é também um dos que mais gosto do Sítio.

Samara 08/12/2017minha estante

Capitão de Lugar Nenhum 26/02/2018minha estante
Adoro suas resenhas (:
e percebi que tenho que comprar outra edição kkkkkk herdei da minha bisavó a primeira edição de 33-35? e não possui a parte da segunda guerra

é melhor comprar uma para ler e manusear com mais cuidado, pois a da minha bisa já se desfaz ao toque praticamente ):

EvaíOliveira 16/02/2020

Talvez um das acusações de comunismo venha de uma cena desse livro, a depender da interpretação de quem o lê.

Jô88 23/07/2021

Coleção do Monteiro Lobato fez parte da minha infância. Outra coleção que fez eu me apaixonar por livros.

Shiva.Sanka 15/12/2022

História do mundo para crianças
O livro e incrível amo história I eu acho que o escritor Monteiro Lobato tem uma forma de fazer com que a história seja mais divertida.
Tenho certeza que vcs vão gosta não achei muito maçante a história.