A Cama de Procusto

A Cama de Procusto Nassim Nicholas Taleb

Resenhas - A Cama de Procusto

Elida.Micheloni 03/06/2024

Gente o que é esse livro. Diversas frases que um momento você acha que entendeu e em outros você fica hora pensando sobre aquela citação. Para iniciantes um livro difícil de ler e interpretar. Mas vale a leitura e o tempo

Gab 22/02/2023

Uma Visão do Mundo Moderno
Na mitologia grega, Procusto era um homem violento, que obrigava seus hóspedes a caberem perfeitamente em sua cama de ferro: esticando-os, se fossem muito pequenos, ou cortando seus membros, se fossem muito grandes. No campo do pensamento, esse mito é aplicado para se referir à intolerância humana e à falácia pseudocientífica que distorce os dados da realidade para que se ajustem a uma hipótese.
Com uma abordagem brilhante e irreverente, e um equilíbrio perfeito entre humor e erudição, A cama de Procusto expõe as autoilusões com as quais convivemos, mas não conseguimos reconhecer.

?A educação torna o sábio ligeiramente mais sábio, mas tomao tolo tremendamente mais perigoso.?

?Você será invejado por seu sucesso, por sua riqueza, por sua in-teligência, por sua aparência, por seu status - mas raramente por sua sabedoria.?

?A sabedoria nos jovens é tão desinteressante quanto a frivolidade nos velhos.?

?As pessoas mais velhas ficam mais bonitas quando têm o que falta aos jovens: equilíbrio, erudição, sabedoria, frônese e ausência de agitação pós-heroica.?

?Uma prostituta que vende seu corpo (temporariamente) é muito mais honrada do que alguém que vende sua opinião em troca de uma promoção ou um emprego.?

Felipe.Camargo 15/02/2022

Livro de aforismos
Segundo livro do matemático e pensador libanês que leio!

Um livro com diversos aforismos que orbitam em torno da limitação do conhecimento humano e de como as nossas crenças nos levam para as mais diversas ciladas!

Livro para ler como os de Nietzsche, ruminando;

ferkw 14/05/2022

Um livro diferente, sem história ou narrativas, somente frases, ?pensamentos? do autor sobre vários assuntos.

Ele retoma idéias de seus demais livros do Incerto em alguns pontos, mas esse não é indispensável para entender os demais.

Sugiro ler os outros livros do Taleb antes desse. Quem já gosta do autor, vai gostar desse livro também.

Lucas 30/01/2023

A Cama de Procusto
O livro é bom, minhas dificuldade, eu acho, foi ser um livro de aforismos e eu não tenho costume de ler esse estilo, por isso minha dificuldade e lentidão.
E eu acho que o autor não gosta dos economistas kkkk

@agathanogs 30/03/2022

Livro perfeito para refletir e fritar o cérebro
Meu primeiro contato com o autor e só consigo me perguntar por que nunca li nada dele antes?

Livro maravilhoso que me fez refletir muito! Claro que algumas coisas discordei do autor e apenas ignorei, mas é um livro que vale muito a leitura. Vou panfletar ele pra sempre!!!

Bianca.Drewnowski 20/12/2022

7/10
Foi a primeira obra que eu li deste autor. Trata-se se uma coleção de aforismos, acabei não gostando muito, discordei de muitos aforismos e a leitura se extendeu por muitos meses.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/05/2023

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788547001445

JuStifler 30/01/2024

Um livro que me despertou muitas ideias e me fez pensar em várias possibilidades... A dica é ler apenas alguns trechos por dia e acho super válido, assim temos tempo de refletir sobre as informações

Elielson.Goulart 17/01/2024

Bão, bãoo, bãoooooo não é não.
Tem muitassss frases incoerentes e sem noção. Mas no meio de todo esse barro algum ouro você encontra se garimpar bem. Pra mim este livro não valeu a pena.