A Pedra da Lua

A Pedra da Lua Wilkie Collins

Resenhas - A pedra da lua

Berenice.Thais 17/12/2022

Histórico
Ao ler esse livro vc fica aguçado pelo crime e quando vc descobre quem "roubou " o diamante e o caos que isso ocorre na vida de todos os envolvidos.foi uma leitura incrível com uma narrativa não tão comum e um final merecido.

Nado 30/06/2022

Tido como primeiro romance policial na história da literatura, sendo assim, uma obra de grande importância.
O diamante Pedra da Lua é roubado e, assim, uma caçada por essa peça valiosa se inicia envolvendo vários personagens e muitos suspeitos.

Thiago662 29/01/2023

Só sei que preciso ler Robinson Crusoé...
Se puder dar um conselho, não leia a introdução. Além de cansativa, solta um spoiler. Leia depois ou não leia.

Um diamante com uma estória traiçoeira desaparece logo após ser deixado como herança a uma jovem nobre inglesa. Quem roubou? Tudo aponta para três indianos responsáveis por recuperar a pedra, que por sua vez havia sido roubada de um templo da Índia. Essa é a premissa da história. Já o desenvolvimento...

O livro começa com o relato de um soldado inglês que informa a sua família como o primo havia profanado um tempo indiano, matado os responsáveis por seu culto e proteção e roubado a Pedra da Lua! Anos depois o ladrão (colonizador) deixa a pedra para sua sobrinha, não por gostar dela, mas como uma vingança pelo desprezo de sua irmã, e por conhecer os perigos de possuir a pedra. No dia seguinte após receber o diamante, ele desaparece!

A partir daí o desenvolvimento cai num lugar comum e a gente já imagina o possível ladrão. O plot é tão tosco, que torna tudo cansativo.

É interessante ler tentando imaginar como os leitores do século XIX o fizeram. A obra foi publicada, como maioria naqueles tempos, primeiro em uma revista e depois se tornou o livro. Collins sempre deixa um gancho, um suspense para o próximo capítulo. A narrativa foi desenvolvida por vários personagens, algumas delas como a de Miss Clack extremamente cansativas. Após ler o livro fiquei tentado a ler Robinson Crusoé, de tanto que o mordomo o cita.

Considerado o primeiro ou um dos primeiros romances policiais modernos, o detetive acaba não sendo o personagem principal que talvez seja ocupado pela história, da mesma forma que os indianos pouco citados.

Lili 14/07/2022

Tido como um romance moderno de detetive de 1868
A Pedra da Lua com certeza foi uma surpresa nova e maravilhosa. Não conhecia o autor e nem suas obras e vim conhecer por recomendação de uma outra leitora chamada Amanda e que me fez ficar curiosa sobre o que se tratava a história. Amo investigações e mistério então isso por si só já aumentou meu interesse pelo livro e não me arrependi nenhum pouco.
A obra tem um ritmo de escrita muito gostosa e que te deixa curiosa para continuar e descobrir o mistério, cada descoberta leva seu tempo para se revelar e aos poucos as partes do quebra cabeça da trama vai se formando na sua cabeça mas sem cansar. Wilkie Collins consegue manter uma extraordinária aura de mistério constante.
Narrado em forma de diário o texto torna-se ainda mais interessante pela curiosa alternância de narradores. Para narrar a história, Collins faz com que diversos personagens escrevam seus relatos individuais sobre os acontecimentos, cada um com seu estilo próprio.
Por fim, eu amei essa leitura, é um livro relativamente desconhecido mas acredito que merece ser incluído em sua lista de próximas leituras porque é de fato EXCELENTE e você não vai se arrepender!

Kris 06/02/2024

"A ocasião faz o ladrão ", dizem.
São muitos os motivos de um livros ultrapassar a bolha do seu tempo e a criatividade, além da excelência, é uma delas.
O livro trás a narrativa de pessoas envolvidas no sumiço da Pedra Da Lua da casa de sua "herdeira", relatando sua vivência no caso, mas o que nem todos sabem é que o diamante trás a sombra de uma maldição, pois foi brutalmente retirado do seu templo pelo tio de Rachel, o que explica todo o caos e tragédias da história.
A gente passa o livro inteiro como um detetive na expectativa de desvendar quem foi o "ladrão" e toda a narrativa é instigante e interessante e prende a gente até a última página.
A leitura é muito fluída e a tradução é muito tranquila, então qualquer pessoa consegue entender o que o autor quer passar e sentir todas as emoções do livro.
Vale muito a pena a leitura.

@marcosmelhado 02/11/2022

A pedra da Lua
Gostei muito da escrita do autor. A estrutura narrativa também é interessante e trouxe muito dinamismo para a história. Tudo é contado em primeira pessoa por diversos narradores, então quando você está cansando, o livro muda. Quando a protagonista está na casa de campo, quem narra é o mordomo. Quando ela vai para a cidade, quem narra é a prima. E assim cada personagem imprime sua personalidade no texto nos contando todos os “fatos” sobre a história. O autor é irônico e se esforça bastante para dar um tom mais cômico no que está sendo narrado. O mistério, as suspeitas e os desfechos são muito familiares a quem lê literatura policial antiga (me lembrou de algumas coisas da Agatha). Espere por um final a lá Chapolim Colorado. O que não é um demérito kkkkk. Indico bastante o livro para quem gosta de aventura e mistério nos moldes de filmes da sessão da tarde.

livi123 09/04/2022

A narrativa gira em torno dos acontecimentos antes e depois do sumiço da Pedra da lua da casa da família Verinder e vai ser narrada por alguns pontos de vista de personagens totalmente diferentes um dos outros.

No começo senti um certo incômodo com a "escrita"' de alguns personagens que ficavam opinando demais e narrando os fatos de menos. Mas ao longo da história vamos sendo apresentados a outros personagens interessantes que nos envolvem na trama e despertam ainda mais a curiosidade.

Ps: Senti que o detetive da história pode ter inspirado algum outro autor famoso, mas foi só uma impressão minha ? kkkk
Andreza.Zimbaldi 26/04/2022minha estante
Esse caso é baseado em fatos reais, o autor usou o caso Kent como inspiração. Esse caso aconteceu em 1860 na Inglaterra

Dri 18/06/2022

A joia de Wilkie Collins
Minha experiência de leitura infelizmente foi atrapalhada por um spoiler do final, que peguei em um curso de literatura. Apesar disso, e de não ter conseguido seguir o cronograma da LC, foi o melhor livro de Wilkie Collins que li. Não vi falhas nos acontecimentos, lentidão na narrativa, nada a apontar. Pelo contrário, as narrativas feitas pelos diversos personagens foram coesas, divertidas e instigantes, um exemplo de Romance Policial. Além disso, a trama foi muito criativa e sem spoliers seria muito difícil descobrir o mistério do desaparecimento da Pedra da Lua. Recomendo muito para amantes de literatura policial e de literatura vitoriana. 5 estrelas.

Diogo 28/07/2023

Suspense clássico
A Pedra da Lua é considerado o primeiro romance policial da literatura ocidental. Uma história epistolar narrada por diferentes pontos de vista das personagens, criando a aura de suspense a partir de vários elementos que se tornaram clássicos no gênero: triângulo amoroso, falsos suspeitos, reconstituição do crime, interrogatórios e "plot twist". A leitura, convenhamos, se torna, por vezes, lenta e cansativa, mas, como todo livro clássico, vale a pena ser lido.

Samara 27/06/2022

Muito Bom
Primeiro livro de Collins que leio e de cara já amei a escrita fluida, as várias narrativas sem dúvida tornam a leitura ainda mais cativante. E esse final foi empolgante????

Ana_Elisa_Toledo 28/06/2022

Que livro com capacidade de prender a leitura.

A maneira como é escrito, narrado por mais de um personagem faz com que queiramos saber tudo o quanto antes ... O livro é construído de uma forma muito inteligente.

A 4° parte do livro pra mim foi a melhor ...

Obrigada Pedrazul Editora por esta obra tão preciosa, melhor , tão preciosa para nós leitores quanto a Pedra da Lua é para seu povo.

Leticia.Silva 17/08/2022

Livro excelente
Que história! Te prende de uma forma, com o qual, eu fiquei ansiosa para saber o que aconteceria a seguir.
Ficou claro como o autor ficou conhecido, uma escrita fluída e bem narrada.

Josiane.Castro 03/04/2022

O primeiro romance policial
Um diamante gigantesco é roubado na Índia , desaparece em uma casa de campo na Inglaterra . Quem o roubou ? Onde ele está ? Um livro de mistério e suspense .

ramiromat 15/04/2022

Que livro cansativo. Mas recompensador. Uma história bem montada, que conta sobre os 3 roubos da Pedra da Lua. Contada por vários personagens, vai sendo narrado a busca pelo ladrão. Achei muito enjoativo o 1° narrador, com toda história do Robinson Crusoé (me pareceu aquele tipo de pessoa que sempre tem uma citação, guardada no bolso, esperando o momento certo para usar). Miss Clack: bem feito pra ela, teve o tratamento que mereceu. Me surpreendeu o momento da revelação da pessoa que cometeu o roubo, não imaginei que fosse quem foi. E no fim ficou aquela velha máxima: sempre cuide e pegue a sua própria bebida.

Mariana113 14/02/2024

Quando o diamante indiano Pedra da Lua é roubado do quarto de Rachel Verinder o que se segue é uma investigação cheia de reviravoltas que descobre uma teia de segredos dentro de uma mansão inglesa.

Esse livro foi uma surpresa. Eu o comprei ainda na campanha do catarse porque sua premissa me intrigou, mas acabei deixando sua leitura para depois e depois até que, no final de dezembro, decidi ler para aproveitar as férias. Encontrei muito mais do que uma história de folhetim. Aqui temos uma história com seis diferentes narradores lançando suas opiniões pessoais nas suas histórias, cada um com seus preconceitos e crenças, com o diamante sagrado roubado ao centro das suas maquinações.

Temos a presença de um detetive policial no caso, um dos primeiros e mais célebres exemplos daqueles que viriam a inspirar uma geração com a literatura policial, embora este não seja em si um livro deste gênero.

Wilkie Collins pode ter escrito com diversos cliffhangers e reviravoltas/plot twists por uma questão de venda da época (era preciso manter o leitor comprando o jornal para seguir lendo a história), mas a forma como ele escreve é tão magistral que eu me peguei devorando o livro tal qual maratonava séries. Com certeza esse é um livro para leituras e releituras.

site: https://www.instagram.com/p/C2QuDUILVCl/