Conversación en La Catedral

Conversación en La Catedral Mario Vargas Llosa

Resenhas - Conversación en La Catedral

Luciana 20/06/2020

Logo se vê a razão do Nobel de Literatura
Não é um livro fácil. No início, achei que não estava entendendo a história. Comecei o livro me arrastando, confesso... mas, conforme ia avançando nas páginas, a leitura foi fluindo e as peças se encaixando. Cheguei ao final desta obra grande (mais de 700 páginas) com a sensação de que é também uma grande obra, que não poderia ter sido escrita por qualquer um. Agora entendo por que Llosa disse que, se tivesse que salvar apenas um livro seu do fogo, seria este. Vale muito o esforço inicial!

Déborah - @lisossomos.lisos 01/08/2013

#ResenhaDeby - Conversación en la Catedral

Posso começar dizendo que sou simplesmente apaixonada por Mario Vargas Llosa. Então, quando meu professor de Língua Espanhola VIII, da faculdade, mandou ler o livro eu acreditei que iria amar.

Eu tive que ler o livro para fazer uma prova oral, ou seja, eu tive dois meses mais ou menos para lê-lo. Problema: eu tinha mais seis disciplinas na faculdade e o livro além de ser bem extenso é bastante complexo. Por isso farei um apanho mais geral dele.

O livro é dividido em quatro partes, como se fossem quatro livros menores. Ele vai contar a história de Santiago, o "Zavalita" (é o apelido dele) que anos depois encontra-se com Ambrosio, ex-motorista da casa de seus pais. Eles se encontram em um bar (Catedral) e começam a relembrar os velhos tempos.

O livro mistura presente com passado, o que dificulta um pouco no entendimento do livro. Mas na metade do livro dois as coisas vão começando a fazer sentido.

Uma outra dificuldade é que são muitos personagens e nomes então, também podemos nos perder ou nos confundir com eles.

No final vemos o envelhecimento dos personagens e os caminhos que levam o povo a se enterrar na frustração. Fora que há uma revelação bombástica que me deixou um pouco chocada porque nunca imaginei, mas isso vocês só saberão se ler.

Se eu recomendo o livro? Depende. Depende muito do tipo de leitura que você está buscando. Se quer conhecer mais sobre a época ditatorial no Peru é uma boa pedida, mas se estiver buscando uma leitura fácil e rápida é melhor não.

Eu que sou apaixonada pelo autor e por sua escrita achei o primeiro livro que não morri de amores, mas pretendo reler o livro mais para a frente.

Não há problemas de revisão no livro e devo dizer que eu prefiro a capa em espanhol. Porque eu não fazia ideia do que tratava o livro, mas percebemos o quanto ela faz sentido para com a história.