A Irmandade Vanessa Santos

Resenhas - A Irmandade

Felipe 30/01/2013

Pessoal, vcs que são fãs da irmandade saibam que eu fiz uma homenagem do livro no meu blog:
continua em http://thebooksguardians.blogspot.com.br/2013/01/homenagem-do-mes-irmandade.html

Psychobooks 24/04/2011

Moisés teve sua vida mudada de um dia pro outro, quando acidentalmente matou um homem em uma briga de bar.
Depois de cumprir 2 anos de pena, ele consegue uma revisão de seu caso e consegue a liberdade.
Solto, Moisés descobre que foi o escolhido para ser parte de uma corporação de assassinos, em que ou ele aceita ou é morto. (Algo como a Division, de Nikita)
Mas nessa luta pela sua vida, ele não estará sozinho, e inevitavelmente acabará envolvendo pessoas inocentes, ou que ao menos ele julgava serem…
Achei que a história teve algumas ‘viradas’ muito bruscas, mal dando tempo para digerir o que tinha acontecido. De repente a história estava focada numa fuga do Moisés, por exemplo, e em seguida já muda pra uma cena do espetáculo do circo em que ele trabalhava.
O livro me lembrou muito aquelas coisas de teoria da conspiração e filmes como Supremacia Bourne e Salt.
Não consigo explicar, mas apesar da idea base do livro ser muito boa, não me agradou muito, achei que faltou algum elemento, não sei bem explicar bem o quê. Sabe aquela coisa que às vezes a gente tem com algum livro que começamos a ler, e ansiamos pela próxima linha e como a história irá terminar?! É mais ou menos isso que senti falta no livro.
A base/idéia principal é ótima, mas na minha opinião ainda é preciso dar uma lapidada em algumas partes.
Uma coisa que me surpreendeu muito nesse livro foi um certo personagem que no final surpreende a todos os leitores. (sem nomes, pra não virar spoiler) O decorrer da história dele foi muito bem elaborado e amarrado e, fiquei completamente atônita com a ‘mudança’, se assim posso dizer, do personagem.

Acesse:

Mi Cherubim 15/02/2011

A Irmandade
Um livro de Vanessa Santos. Eu o adquiri na Bienal São Paulo no stand da Usina de Letras. É um livro independente. Vanessa me conquistou por sua simpatia. Bom, vamos ao livro rsr..

A história se passa no Rio de Janeiro com um recém estudante de Psicologia, o Moisés. Ele e os amigos foram comemorar na Lapa (reduto boêmio), mas não saiu como ele pensou. Houve uma briga no bar e Moisés matou um cara.

Não, isso não é spoiller. Mas e agora, como fica a vida de Moisés? Obviamente ele foi preso, julgado e condenado a 28 anos de detenção. Como? Por causa da mulher do cara que ele matou. Ela testemunhou que ele havia dado em cima dela e o marido foi a favor da honra.

Moisés disse ao juiz e ao júri que foi em legitima defesa, mas ninguém acreditou. Depois de 2 anos com a ajuda de sua melhor e única amiga Stella, Sirlene, a mulher do cara morto, resolveu acertar as coisas. Ok. Isso porque Stella descobriu a verdade sobre a mulher.

Moisés saiu do presídio e voltou para casa, mas não ficou por muito tempo. Seus pais, amigos e todos que Moisés conhecia mudaram radicalmente com ele. Ninguém, veja bem, ninguém falava com ele. A única pessoa sempre ao seu lado era Stella. Só que ele não agüentava mais aquela vida.

Moisés resolveu ir embora. Parou em Goiânia. Estava andando e de repente se deparou com uma menina que queria se matar. Ela ia pular da ponte.

Mas ele não ia deixar, não podia. Ele a salvou. Letícia era seu nome, ela era a trapezista de um circo. Como agradecimento Letícia o levou para morar e trabalhar no circo.

Quem não gostou da ideia foi Luiz, pois era apaixonado por Letícia desde que ela era garotinha. Moisés se meteu em todas as enrascadas possíveis. Mais uma morte, aparições de pessoas conhecidas e de pessoas que ele não conhecia, contudo o conheciam muito bem.

Elisa e André. Eles eram da Irmandade. O que é a Irmandade e por que Moisés estava sendo monitorado? Descubra lendo A Irmandade.

Nota da Milena: Eu li esse livro em um dia, de sábado para domingo. O final realmente é surpreendete. Foi uma leitura interessante, para mais informações sobre a autora e a obra acesse o blog:

Rafael Sales 07/02/2011

A Irmandade de Vanessa Santos
O que acabo de ler é um livro fenomenal, capaz de fazer qualquer um perder o fôlego.
A história é sobre Móises um jovem que em um excesso de raiva mata um homem e é condenado, após sair da cadeia, tentando ter uma vida normal com o peso do rótulo ex-presidiário, se envolve em uma rede de conspirações.
Cada um dos personagens apresentados no enredo possui uma história intrigante e isso faz o livro ter um ritmo acelerado. Acontecimentos surpreendes explodem a cada novo capitulo.
Com um final de arrepiar “A Irmandade” poderia, facilmente, ser adaptado para as telonas.
Confesso que ler esse livro me fez sentir o mesmo de quando assisti “A supremacia Bourne”. Mentiras, conspirações, conflitos psicológicos e um enredo bem elaborado, se você gosta desses elementos, com certeza “A Irmandade” é o livro perfeito para você.

Nando 10/12/2010

Minha Resenha no Sobre Livros:
Originalmente publicada em: http://www.sobrelivros.com.br/resenha-a-irmandade-vanessa-santos/

Minha resenha de hoje será sobre um livro nacional, cuja autora conhecemos na Bienal de São Paulo, em Agosto. Trata-se da simpática Vanessa Santos, de 21 anos, estudante de Psicologia e escritora. A Irmandade é seu primeiro livro.

No enredo conhecemos o drama de Moisés, um estudante de psicologia (hum, coincidência?) que vê sua vida desmo- ronar após esfaquear um homem numa briga de bar.

Depois de dois anos preso, o rapaz consegue provar que agiu em legitima defesa e sai da cadeia, porém sua vida já não é a mesma, pois sua família e amigos não o vêem mais com bons olhos. Sua amiga Stella é a única pessoa que mantém a confiança.

Chateado, Moisés sai de casa pra tentar a vida em Goiânia, onde acaba salvando uma trapezista chamada Leticia de cometer suicídio. Convidada por ela, Moisés passa a compor a trupe do circo onde faz amigos e começa a se envolver com Leticia.

Porém quando a vida de Moises parece ter entrado nos eixos, surge uma organização secreta de criminosos chamada “A Irmandade” que deseja contratar o rapaz para seus serviços sujos. A organização revela que vem seguindo Moisés há muito tempo, e interferindo de diversas maneiras em sua vida.

Irá Moisés sucumbir às investidas da Irmandade e se tornar um mercenário?

Com A Irmandade, Vanessa Santos nos traz um enredo bem feito e vários personagens marcantes.

Um dos pontos altos do livro é justamente esse: há várias tramas paralelas a de Moisés, que acabam em algum ponto entrelaçando-se a dele. Temos o circo do qual Moises passa a fazer parte, onde se desenrolam vários enredos, e também os misteriosos Elisa e André, que pouco a pouco vão se revelando na trama.

A leitura é bem leve, e os capítulos são pequenos, ideal para pessoas que não tem o habito de ler obras extensas. Inclusive há um detalhe que a autora acrescentou e eu achei muito legal: os nomes dos capítulos são compostos por trechos do próprio livro.

Não posso ignorar, é claro, que como escritora em inicio de carreira, Vanessa teve alguns deslizes em sua narrativa. O que ficou mais em evidência para mim foi o fato de ela descrever alguns trechos como se estivesse falando.

A escrita informal é interessante quando o narrador é personagem, porém quando não se trata desse caso, deve-se ter bastante cuidado com as palavras. Senti falta de descrições de locais também, afinal eu nunca fui na Suiça, Antartida, Goiania… epa! Quase que eu falo demais aqui! =]

Porém independente disso, vale a pena conferir as intrigas, mistérios e surpresas que A Irmandade nos reserva.

Indico a todos que procuram uma historia com intrigas e muito suspense.

Marcinhow 20/11/2010

marcinhoweoslivros.blogspot.com
Moisés é um adolescente normal, gosta de curtir uma balada com os amigos, gosta de jogos de computador, como qualquer outro jovem, mas tudo muda quando em uma briga, ele MATA um homem.
Moisés sabe que foi um acidente, mas ele tem que pagar pelo que fez, e vai para a cadeia, e quando sai, ninguém mais liga para ele, nem mesmo seus pais, somente Stela se preocupa com ele.
Moisés decide ir embora para Goiânia, lá ele com Letícia e entra para o circo. Desde então sua vida jamais será a mesma, pois a Irmandade está de olho nele...

Para continuar lendo, acesse o meu blog:

Tielle | @raposaleitora 11/11/2010

Resenha Livromaníaca
"A Irmandade quer um novo assassino profissional,
mas precisa destruir sua vida primeiro!"

Moisés era um estudante universitário comum. Estudava psicologia e não dispensava uma noite de muita bebedeira e diversão com seus amigos. Mas em apenas uma noite, sua vida muda completamente, ele comete um assassinato a sangue frio. Moisés admite o assassinato, mas também sabia que o tinha cometido por legitima defesa e depois de dois anos preso ele consegue sua liberdade. Mas nada será como antigamente...

Seus amigos já não confiavam mais nele e mantinham distância. Sua família o tratava com muita frieza e o negavam como filho...

Não aguentando tanta humilhação, ele procura em outra cidade uma oportunidade de começar do zero sua vida, onde as pessoas não o julgassem. Essa oportunidade é encontrada em um circo, que lhe é apresentado por Leticia (trapezista do circo). Um romance surge entre os dois... mas também muita inveja dos que os cercam.

E não podemos esquecer: "...a Irmandade não aceita um 'não' como resposta."

Durante a narrativa conhecemos outros personagens muito interessantes, como André e Elisa (que são irmãos e trabalham para a Irmandade como ladrões). Vemos a tentativa de Elisa de manter seu relacionamento de quase quatro anos como Vinicius e as dificuldades que surgem por ser uma integrante da Irmandade.

Também conhecemos os integrantes do circo: Malu, Carol, Luiz, Ivan e todos os outros personagens tão complexos que a autora conseguiu criar. Essa complexidade se dá por todos eles terem um psicológico muito intenso.

Essa complexidade do psicológico foi narrada por Vanessa ser estudante de psicologia, portanto à todos que tiverem a oportunidade de ler o livro preparem-se para muita aventura nos confins da mente humana, provando que uma pessoa pode estar tranquila e equilibrada em um momento e de repente se tornar insanamente violenta.

O livro é super recomendado, os capitulos são bem curtos e a história é super envolvente. O final é surpreendente e também misterioso...

naniedias 17/11/2010minha estante
Os capítulos curtos são uma maneira de te manter preso, né?! Eu ficava pensando: só mais um que é rapidinho e quando via tinha lido mais 10...
O livro é muito bom =D

Leia 1 Livro 10/10/2010

A Irmandade
O livro ‘A Irmandade’ em primeiro contato através da sinopse me chamou muita atenção,uma história que parece ter elementos propícios para um belo filme de ação / futurista,mas não só parece como tem!
Comecei a ler,a escrita da Vanessa Santos é ótima,mas vou confessar para vocês que os primeiros capítulos,assim como qualquer outros primeiros capítulos não são interessantes de se ler,mas esse teve um “quê” de diferente começa em uma parte da história e logo depois,começa a explicar todo o desenrolar dos fatos.A maneira como a autora conseguiu juntar os dois espaços tratados no livro (o circo e a Irmandade) é sensacional,sem perca na linha tempo,onde podemos facilmente nos encontrar e não se perder na história,é algo simplesmente fascinante.
Outra característica da Vanessa é a personalidade dos personagens,não sei se é pelo fato de que ela cursa psicologia,mas os personagens além de terem personalidade forte e marcante,eles sofrem com seu próprio eu no decorrer da história,como por exemplo, Moisés,que tem características na personalidade marcantes e que muda muito depois de vários acontecimentos.

Continue lendo no blog! http://leia-1-livro.blogspot.com/2010/10/resenha-irmandade.html

naniedias 07/10/2010

A Irmandade, de Vanessa Santos
Moisés era um típico adolescente brasileiro. Estava cursando a faculdade de psicologia e, aos finais de semana, não dispensava uma bebedeira com os amigos. O que ele não esperava era que, em uma dessas saídas, sua vida fosse mudar completamente. Em uma briga que se iniciou de maneira inexplicável, Moisés acabou matando um homem. E foi, por esse motivo, condenado há doze anos de prisão.
Entretanto, quando novos fatos surgiram e ele conseguiu provar que havia sido um ato de defesa, ele conseguiu sair da prisão.
Mas as coisas não eram mais do mesmo jeito, nem mesmo seus pais o tratavam como antes. Moisés então sai de sua cidade em busca de uma nova vida.
É quando ele encontra Letícia e, com ela, vai trabalhar num circo.
Mal sabe ele que a aventura está apenas começando. Mistério, uma sociedade secreta, mortes, intrigas, paixão, ação - tudo em uma só história!

O que eu achei do livro:
Nesse momento eu estou muito dividida. Acabei de ler o livro. É por isso que eu gosto de escrever a resenha logo depois que termino o que estou lendo, pois só assim consigo passar exatamente o que estou sentindo.
Esse é um livro que, ao mesmo tempo, despertou minha atenção e minha curiosidade. A história corre de forma super leve, embora rápida. Super envolvente e com capítulos curtos, você se vê naquele terrível drama do "só mais um capitulozinho" e quando se dá conta já leu mais dez. A história vale a pena ser lida, é realmente muito interessante. Mas não posso deixar de dizer que em alguns momentos, os acontecimentos me deixavam intrigada. Tem algumas coisas que aconteceram que, sinceramente, eu não consegui comprar. Mas acho que isso aconteceu principalmente porque eu sou muito cabeça dura mesmo.
A trama criada por Vanessa Santos é bem arquitetada e seus laços muito bem amarrados. Os mistérios do livro são desvendados aos poucos e o final é surpreendente!
Um livro muito recomendado! Mais um nacional fascinante!

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 6

Para ler mais resenhas, acesse: http://naniedias.blogspot.com

Fran 17/09/2010

Bom não é de hoje que comento do Livro da Vanessa Santos, A Irmandade, certo?! Como a Vanessa foi super legal fazendo uma promoção aqui no Livros Fantásticos,passei e leitura do livro dela na frente de todos os outros que tenho para ler e digo uma coisa: não me arrependi!
Os Capítulos do livro são curtos o que torna a leitura fácil e rápida.E cada capítulo prende o leitor a continuar lendo SEMPRE!
O Livro é repleto de personagens, no ínicio confesso que fiquei perdida com tantos, mais depois você vai pegando o ritmo.

A Irmandade conta a história de Moisés que passou na faculdade de Psicologia no Rio De Janeiro e em uma noite, seu melhor amigo, Felipe chamou para comemorar em um bar, chegando lá, tinha um casal que a mulher insistia para o marido dela que o Moisés estava olhando para ela, e nisso, surgiu uma super briga, fazendo com que o Moisés matasse o cara ( quase sem querer rs)
Nisso Moisés é preso e passa 2 anos na cadeia, mais sua grande amiga estela, ajuda ele na busca para ver o que realmente aconteceu, porque ele sabe que não estava olhando para a mulher e nisso eles descobrem que aquilo tudo era uma “armação”.
Mais voltando para sua casa, ele percebe que nada está como antes, seus amigos já não são os mesmo e nem os seus ele decide sair do Rio e tentar a sorte em Goiânia, onde acaba conhecendo Letícia, eles se conhecem de uma forma nada boa, pois, ela estava tentando se matar porque sofre de uma doença ( que não me matem esqueci o nome O_O ) mas enfim Moisés ajuda Letícia e ela oferece um emprego no circo que trabalha!
Moisés tenta uma nova vida no circo, conhece milhares de pessoas lá, como o Luiz (que é apaixonado pela Letícia), Fred, Léo, Malu,Tássia,Samuel,Carolyne e o dono do circo o Sr Ferreira.
PS¹: Não vou entrar em detalhes mais todos esses personagens do circo tem uma história no livro.

Luíz não aceita o Moisés e nem o namoro entre ele e Letícia e faz de tudo para tentar separar. O que Moisés não sabe é que ele está sendo treinado para entrar em uma “Irmandade” ( uma organização que pagam para matar pessoas) mais nisso tudo surge Elisa e André que são irmãos e trabalham na “Irmandade” e quer fazer de TUDO para que Moisés não entre nesta vida ( o porque, claro só lendo o livro né?).

Eles tem um plano para destruir a Irmandade, mas, será que vai dar certo?!
Será que Moisés vai conseguir dizer Não a Irmandade?!
Será que Letícia e Moisés vão ficar juntos?!

Temos também 3 personagens femininas no livro que são da parte da Irmandade,são elas Jéssica, Carolina e Luiza.
São frias e só pensam em servir bem o seu trabalho.

O resto só lendo o livro :P hehehehehe

Enfim, recomendo o livro, é ótimo, repleto de aventuras e que no final deixa você com gostinho de querendo um segundo livro!