O filósofo, a enfermeira e o trapaceiro

O filósofo, a enfermeira e o trapaceiro Max Velati

Resenhas - O filósofo, a enfermeira e o trapaceiro

Bia 25/02/2021

Cativante e atual
Com uma narrativa envolvente, Max Velati traça um enredo cheio de surpresas. Com personagens completamente diferentes entre si, o traço do destino que os unem se torna algo tocante e cativante ao leitor.
Mesmo não sendo um suspense avassalador, o livro prende, e trilha por discussões que podem facilmente ser encaixadas em nosso atual cenário.
Adorei! E recomendo para quem aprecia um bom romance histórico

Daniel501 10/05/2021

Sherlock Holmes à brasileira
Um romance policial ambientado no Brasil imperial que nos faz lembrar as histórias de investigação de Sherlock Holmes. O trio formado por César, Isoba e Agnes - um herdeiro de uma fazendeiro aspirante a barão, um escravo negro e uma enfermeira europeia quase médica - se aventura em missões e planos para desvendar os segredos de uma típica sociedade interiorana ruralista que caracterizou o período imperial da nossa história. Em meio a essas aventuras o autor traz à tona questões sociais importantes como escravidão dos negros, racismo, marginalização da mulher na sociedade, vícios... O título do livro me atraiu e o conteúdo me surpreendeu!

matheustir 21/08/2021

Ótima leitura
O título do livro foi o que me chamou atenção, mas seu conteúdo é tão bom quanto. Através de uma narrativa inteligente e contextualizada com a História real do Brasil, o autor consegue prender a atenção e inserir o leitor na obra. O ritmo e os mistérios são desvendados na medida certa e deixam um gostinho de quero mais ao término da leitura.

Gaitista 03/11/2021

Uma bela história do império brasileiro
Primeiramente queria dizer que esse livro me fez relembrar o quanto fazer uma leitura descompromissada é prazeiroso, levei menos de uma semana para terminar a leitura.
Vamos para história em resumo, o narrador narra sua história de investigação criminal, conta como conheceu seus parceiros de investigação.
O contexto da história é no Brasil imperial, época de escravatura e racismo intenso, mas um escravo consegue quebrar a visão de mundo de basicamente, dois brancos e ser um grande protagonista dessa história, mostrando que de fato, o preconceito é uma visão do mundo criada com propósito de servir a visão capitalista e é necessário quebrar esse paradigma rapidamente, estamos atrasados.
No decorrer da narrativa foi possível perceber que muitas coisas da época ainda fazem parte da sociedade atual.
Esse livro me fez ter reflexões e recomendo muito a leitura

Insta: @neilson_jr 23/01/2023

Que enredo massa! História cheia de reviravoltas, deixando vc preso no livro. Início meio arrastado, mas serve para contextualizar parte do miolo da história. Final digno de um filme hollywoodiano.

Paula 16/01/2023

Bom romance histórico
Comecei a ler simplesmente pq baixei de graça em uma promo da Amazon e me surpreendi. Muito leve e divertido recomendo a quem gosta de romance histórico.

Joice.Yuko 14/02/2024

Livro sensacional
O autor soube prender minha atenção desde o início do livro. Eu comecei desinteressada e o livro foi 100 do início ao fim. O livro trata sobre a escravidão, crimes, trapaças, traição, religião e amor nos tempos di império. Super vale a leitura

Luana 23/07/2022

Leitura muito fluida...
Muito bem escrito. História envolvente do início ao fim. A primeira parte foca no drama da vida das personagens, enquanto a segunda parte foca no mistério que essas tentam desvendar. Muito envolvente e gostoso de ler.

Estefania 10/12/2021

Que livro maravilhoso, estou super fã de Max Vellati, autor dessa obra fantástica que me prendeu do início ao fim sem conseguir desgrudar meus olhos das páginas. Consegui estar no livro com ele, junto com os personagens. Estou mesmo encantada com essa obra.

arqueofarias 27/07/2021

Esperava mais porque a premissa é boa, mas o desenvolvimento achei fraco. O que mais me chamou a atenção foi o desenrolar do contexto histórico do Brasil Império e a vida de personagens mais secundários. Da metade pro fim que a história de fato acontece. Gostei muito da história da enfermeira/curandeira (personagem do título) narrada a partir de uma carta nos capítulos iniciais, além da relação dos personagens com o período da escravização de africanos no Brasil - importante para entendermos esse processo de diáspora e escravidão que reverbera até hoje.

Babi 22/05/2023

Que aventura gostosa!
Uma investigação de um século passado mas bem emocionante e cheio de elementos inesperados.
Particularmente achei uma tendência genial as viúvas vingativas, mas quero deixar claro que esse trio de amigos e ?detetives? me encanta demais, em vários momentos quis colocá-los em um potinho e protegê-los. Agnes, QUE MULHER!!!! Que carta incrível e emocionante, foi minha parte favorita ser mais íntima dos detalhes de sua história. Deduzi junto com Isoba qual era o plano final, pena que não conseguiram chegar à tempo, mas acontece, eles não são os vingadores. A leitura demorou, mas não porque o livro é chato e sim porque eu ando muito preguiçosa para leitura, mas vou voltar para minha ferocidade por livros.

Cleberson 06/09/2023

Muito melhor que o esperado.
Desde romance, a traições e investigações.
Um livro com pontas bem amarradas, com personagens carismáticos que sabe até onde ir e sem se entender.

Não há o que reclamar da escrita, da forma apresentada dos 3 protagonistas e muito menos do misterio; é tudo bem elaborado e a época escolhida da o toque de imaginação sherlock.

Agnes, isoba e César estão marcados no meu 2023; surpreendente demais.

MarcelleC. 14/07/2021

A história se passa na época do Brasil de escravidão. O narrador é um dos personagens, assim a história é contada conforme os pensamentos dele. Alguns podem se incomodar e achar que muita coisa é enrolação, e a história poderia ser contada em poucas páginas, porém eu gostei dos detalhes históricos e da boa construção dos personagens principais.

Erica 05/08/2022

Romance histórico muito gostoso de ler, apesar das passagens tristes relatando o tratamento desumano para com os escravizados.
Não tinha nenhuma expectativa, fui surpreendida!

Mapa de personagens:
César Marcondes, o trapaceiro