Gênio e nanquim

Gênio e nanquim Virginia Woolf

Resenhas - Gênio e Nanquim

Queila - Meu vício literário 08/08/2023

é Virginia sendo crítica literária.
E até quando ela escreve sobre autores que não conheço, não perde o encanto, não deixa de ser interessante.
Saí com alguns livros na lista, para ler, e depois voltar para este livro relendo os capítulos.

Dani Gazaniga 18/06/2022

Gênio & nanquim
Um primeiro contato com a autora Virginia Woolf através da leitura dessa obra é realmente um belíssimo e raro presente para qualquer leitor, independente de gosto e gênero.

No primeiro momento damos início ao encontro de uma análise crítica muito bem construída e distribuída em vários ensaios escritos de forma anônima para o Times Literary Suplement durante as duas guerras mundiais, um diálogo uníssono, que apresenta simplicidade e delicadeza, por ela, Virginia Woolf.

Com um padrão de escrita e senso crítico impecável, a autora nos transporta de volta para lembranças memoráveis que surgem em torno da sensação doce e poética em um ato de releitura sobre peças elisabetanas, além de ensaios de célebres romances e clássicos de grandes autores.

Nos deparamos com um lado até então desconhecido de Virginia Woolf, uma leitora que consegue ser ao mesmo tempo, comum e inspiradora, onde nos revela a literatura com outro olhar.

Josana.Baltazar 13/02/2024

O livro sem dúvidas é bom e bem escrito, eu tive mais dificuldade por não conhecer os escritores que a Virgínia contempla, mas alguns já me deu vontade de ler. A clareza dela e impressionante. Valeu mesmo me faltando elementos para maior compreensão.

Livia M. 27/03/2022

Prazer Virgínia Woolf! Primeiro contato com a sua escrita. Inicialmente um pouco difícil, no final é como se sempre a tivesse lido. Leitura definitivamente é uma questão de hábito.

Bruna 31/05/2022

Gênio e Nanquim
Bom pra passar o tempo. A Virginia conseguia escrever sobre qualquer assunto de uma forma muito chique!

Maria Paula 02/04/2022

O livro disseca as diferentes estapas do processo de leitura, e explica por que alguns clássicos alcançaram um estado de prestígio e continuam ressoando com leitores séculos depois de seus lançamentos.

Gisele567 12/02/2023

Gênio e Nanquim
A obra " Gênio e Nanquim" é composta de Ensaios Literários publicados de Virgínia Woolf. Com escrita e análise impecável a autora escreve uma brilhante coletânea de críticas literárias sobre grandes nomes da literatura e sobre temas literários, que curiosamente eram publicados anonimamente.

Teo Sales 04/06/2023

São ensaios de grande importância no cenário literário. Virgínia soube dissecar sua experiência enquanto leitora sobre muitos autores, sejam eles clássicos ou contemporâneos, sobre releituras, livros que para mim até então eram desconhecidos. A escrita da autora é densa, mas muito importante para prazer literário. Um leitor ficará agraciado ao se enveredar pelas páginas desses ensaios.

Andrea 27/12/2023

Ensaios literários
A primeira coisa que me encantou foi a edição de Gênio e Nanquim, o cuidado e as cores deixaram a edição da TAG com a Harper Collins belíssima.

A segunda foi a surpresa com a leveza de alguns textos da Virginia Woolf, ao qual só havia lido Rumo ao Farol - hoje chamado Ao Farol - e achei bastante arrastado na época, me afastando de futuras leituras da escritora.

Tanto que demorei um certo tempo para abrir os ensaios literários, mas que ao final me surpreenderam positivamente e me abriram a mente para ler outros livros da autora.

Gostei principalmente dos textos finais, onde ela deixou o lado mais técnico e colocou uma leveza e em alguns casos o próprio coração - como no texto do Thomas Hardy - tornando a leitura muito mais envolvente e despertando em mim a curiosidade em conhecer os livros de alguns dos escritores citados.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2023/11/genio-e-nanquim.html?m=0