Os Tons da Alma

Os Tons da Alma Antônio Ferreira

Resenhas - Os Tons da Alma

Italo Bernardo | @wesleyliterario 30/12/2022

Ótimos poemas e boas reflexões
"Aprendo a ser grato por mais um dia
por mais uma chance
de aprender e ensinar
de errar e não voltar a falhar."

Nesse compilado poético do autor premiado no V Concurso Nacional de Literatura da Editora Travassos, encontramos textos que dialogam com diversos momentos de nossas vidas, assim como nos apresenta um série de sentimentos em suas páginas.

É notável como os poemas carregam uma intensidade e revelam aquilo que sai diretamente do íntimo do eu-lírico e consegue nos alcançar com bastante simplicidade e força. Foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e adorei a maneira cheia de emoção com a qual ele escreve.

"Chegará o dia, eu creio que tudo vai se concretizar realizando-me em todos os meus anseios e verdades guardaas em meu peito."

Em determinados poemas o teor social me surpreendeu bastante, por não ser esperado por mim e por tocar em questões que precisam ser mais discutidas, como o envelhecimento. Isso me conquistou, pois é precioso estarmos atentos a tais temáticas.

Em "Os Tons da Alma" o leitor encontrará poemas que refletem os vários sentimentos que permeiam nossa existência: amor, raiva, felicidade, gratidão, revolta, e talvez por isso a obra acabe se tornando tão familiar, tão próxima a todos aqueles que conhecem-na.

"Um passarinho precisa de liberdade, precisa sentir saudade, precisa escolher seu destino
e conhcer seu desatino, a solidão, a frustação, a decepção
só não esperome a mesma gaiola à disposição"

PS: A paginação em e-book é diferente da impressa.

Anne.Presmanes 11/02/2022

O livro me ganhou!!
Em menos de 80 páginas, o autor e poeta Antônio Ferreira apresentou a obra "Os Tons da Alma", reunindo poemas que misturam maldade, guerra e os sentimentos mais profundos do ser humano, o autor me ganhou com sua sensibilidade e sabedoria ao utilizar poucas palavras para esboçar o que necessitava dizer em "grandes discursos".

" ? A rua me aceita como sou
Aceita minha pobre riqueza
Minhas dores ludibriadas pelo álcool
E meu risonho semblante de tristeza.

Outro ponto que me ganhou nessa obra foi como mencionado na descrição do livro, o autor não busca retratar verdades absolutas, e sim uma identificação pessoal conforme a experiência de cada pessoa. A liberdade que o autor dá para que o leitor interprete os seus textos de maneira única é um dos maiores pontos positivos desse livro, pois você se sente cômodo, em casa, convidado a participar de algo onde sua opinião e interpretação será respeitada.

Antônio Ferreira novamente me agradou positivamente com o seu trabalho. Dono de uma escrita sensível, fluida e regada de sentimentos, ele logrou a deixar o seu DNA nessa obra e deixá-la completamente diferente de qualquer poesia que já li. Dá orgulho me deparar com pessoas tão talentosas na literatura nacional.

Lari Guglielmoni 15/04/2022

Esse livro me tocou!

Os Tons da Alma é um livro de poesias que me tocou demais, com seus 63 poemas, e suas 41 páginas, iremos acompanhar poesias que tem todos sentimentos possíveis, poesias que tocam qualquer leitor e que trazem um grande aprofundamento.

Sem dúvidas eu amei toda escrita do autor que é envolvente, cativante, verdadeira, e única, aprendi diversas coisas lendo, assim como tive diversas emoções ao ler os poemas presentes neste livro.

Dentre todos poemas, tive três preferidos, Chorando na Chuva, que traz exatamente a questão das Lágrimas nas chuvas, lágrimas que são escondidas, Momentos que mostrou realmente que o amanhã só terá lembranças, arrependimentos do que não vivemos, e Aprendendo com os animais que realmente mostra todos aprendizados, principalmente de gratidão.

E ainda de acordo com a própria sinopse/prefácio do livro ? Os poemas retratam verdades não absolutas, mas subjetivas de acordo com a experiência de cada um, sem no entanto, tirar a verdade do outro(a) ?, só isso já é incrível demais.

Realmente esse livro mexeu comigo e me tocou, pra quem curte uma obra recheada de poemas que são incríveis e escritos de forma bela, vai se apaixonar por esse livro nacional, que aliás merece todo destaque.

Entrelivros_efilho 13/01/2023

“Mundo sem sentido
sem nexo
pessoas que amam o ódi0
e odei4m o amor.”

Confesso que acho difícil resenhar um livro de poemas porque para mim poesia é sentimento, é reflexão, é identificação, é se conectar não só com seus sentimentos, mas com os sentimentos de quem escreveu, e aqui, nesse compilado de poemas, o autor nos entrega textos com os mais variados sentimentos e situações, o que torna impossível não se identificar com algum momento que já vivemos em nossa vida.

“Forçar situações
forçar as naturezas
as suas e as minhas
pode machucar nossos corações
o coração precisa de tempo
o amor precisa de alento
a nossa alma precisa viver.”

É o segundo livro que leio do autor e mais uma vez fui cativada por sua escrita fluida, objetiva, sensível, carregada de sentimento e com mensagens inspiradoras, porque ler sobre coisas que muitos de nós já passamos ou está passando torna mais fácil entender o que sentiu ou está sentindo, e se precisar, é um ânimo a mais para seguir em frente.

“Um passarinho precisa de liberdade, precisa sentir saudade, precisa escolher seu destino
e conhecer seu desatino, a solidão, a frustação, a decepção
só não espere a mesma gaiola à disposição.”

Cada poema me fez refletir sobre algo ou me trouxe lembranças de pessoas ou de alguns momentos do passado, mas o meu favorito foi o No automático – que me fez refletir e me trouxe uma grande identificação porque a vida anda em uma correria tão louca que vivemos dia após dia no automático e com isso muitas vezes, olhamos, mas não enxergamos de fato o que acontece ou quem está ao nosso redor.

“Onde a vida é efêmera
a ignorância é constante
e o medo saltitante.”

Maldade, guerra, gratidão, felicidade, raiva, paixão e amor, são alguns dos sentimentos abordados nos poemas e que no final vai te deixar leve e com o coração quentinho por alguém ter conseguido colocar no papel situações que vivemos e que às vezes afligiram o pensamento naquele momento e nos consumiu por dentro por não colocar para fora.

“Relutei em acreditar que o amor é natural
não faz sofrer
nem aos poucos morrer
o amor não é egoísta
o amor é intimista.”

Se gosta de poemas leves, rápidos e reflexivos, Os Tons da Alma é uma ótima companhia.

Monique.Machado 19/02/2023

Leitura Finalizada

Livro: Os Tons da Alma
Autor: Antônio Ferreira

Com uma capa belíssima, o livro é simplesmente maravilhoso e vem ganhando destaque no mundo literário.

Os poemas retratam sentimentos variados desde o amor até a depressão, e refletem os diferentes semblantes da vida, nos mostrando que a verdade é subjetiva e depende da experiência de cada um.

Eles nos inspiram a apreciar a beleza, e nos encorajam a ter uma visão poética de tudo o que nos rodeia.

Se você procura um livro para ler e se deliciar com versos poéticos, então Os Tons da Alma é a opção certa.

O livro está a venda no si te da amazon e vc pode le-lo pelo KU