Breve história das artistas mulheres

Breve história das artistas mulheres Susie Hodge

Resenhas - Breve história das artistas mulheres

Ana Julia 18/02/2023

Todos deviam ler
Esse livro é mas que necessário, ele mostra todas as contribuições que as mulheres trouxeram e trazem para a arte. A divisão em 4 partes é perfeita.
As duas primeiras trazem a luz as obras e as artistas mulheres que são muito pouco faladas, não pela falta de talento ou contribuição, mas sim como um reflexo da sociedade que vivemos.
As duas outras trazem o porque essas artistas e suas obras são tão importantes e porque elas deveriam ser mais conhecidas.
É um livro, como o título trás, breve e de estudo, mas que me deu muita vontade de aprofundar muito mais no tema.

Cah 12/04/2024

A história não pode ser apagada
É doloroso imaginar a vida dessas mulheres artistas que tiveram de lutar para serem reconhecidas e que muitas vezes tiveram seus nomes apagados das suas próprias obras. Ainda sim fizeram história e se destacaram, muitas delas sustentando a família numerosa.

L.Fortuna 30/05/2024

Livro extremamente necessário para mostrar que sim, tem mulher na arte, tem mulher na arte há muito tempo!

Não se vê as mulheres artistas dos séculos passados sendo tão aclamadas como seus contemporâneos masculinos, do mesmo modo que, nem sequer vemos muitas obras dessas mulheres em museus. Porém, elas tinham talento, entretanto a sociedade da época não as proporcionava uma liberdade igualitária, sendo assim, não eram instruídas a ler e escrever, não podiam estudar matemática e ciência, nem ingressar em escolas de pintura? a mulher foi restringida por muito tempo.
Nota-se uma mudança a partir do renascimento, muito longe do ideal, pois ainda existiam vários tabus em torno do gênero feminino.
Atualmente, se percebe um certo equilíbrio entre ambos os gêneros, apesar da luta pela igualdade ainda se fazer presente no século XXI.

abibliotecadamica 13/03/2023

Ótimo.
Susie Hodge é historiadora da arte, com mestrado pela University of London, escritora e artista, e já escreveu mais de 80 livros e incontáveis artigos sobre arte, história e design.
Breve historia das Artistas Mulheres é uma excelente introdução acerca do papel das mulheres na história da arte. Embora seja bem resumido, é bastante organizado e foge do óbvio, misturando Artemisia Gentileschi, Berthe Morisot, Frida, Amrita Sher-Gil e Mona Hatoum, entre outras artistas mais ou menos conhecidas. Em 224 páginas, Hodge nos apresenta o quase desconhecido universo das mulheres artistas, do Renascimento ao século 21 através de 60 obras-primas. Acessível, conciso e ricamente ilustrado, o livro revela as conexões entre diferentes períodos, artistas e estilos, dando aos leitores uma compreensão completa das conquistas femininas.