Lilies_. 15/11/2023
"Todo dia é todo dia."
Não comece pela novel, aqui tem muitos termos e conceitos que você não vai entender e logo vai querer lixar toda a narrativa. É melhor buscar por algo gráfico/ visual, seja pelo mahnwa, anime, dorama e o mangá que está para sair. Assim irá ficar um pouco mais fácil de entender o que é cada coisa e do que eles estão se referindo. Uma coisa que para alguns é um pesadelo, o tempo não linear, ou seja, sempre que estiver no ápice de uma descoberta vai acontecer a "quebra" de tempo e essa ida e volta do passado para o presente.
A política dessa novel é incrível, começa com todo mundo feliz com a morte de um cara chamado Wei Wuxian, e você se pergunta o porquê de Deus e o mundo odiarem tanto esse tal Wei Wuxian e o que ele fez de tão cruel. Mas assim que ele volta das suas férias de pós-vida, a história vai tomando um rumo que você desconhece. Tudo é um quebra-cabeça e você tem que ir encaixando as peças, pessoas ditas boas fazem coisas absurdas, pessoas ditas más fazem as coisas semelhantes, porém com um motivo, esse é o gatilho, a partir daí que você se questiona sobre quem está do lado do bem e do mal. E a melhor parte, pelo menos para mim, é saber que grande parte da história é direcionada a isso.
Para um novel com mais de mil páginas, esperava bem mais do desenvolvimento de certos aspectos, gostaria muito que a autora tivesse explorado outra parte de seus personagens, como por exemplo, o fato do Wei Wuxian ser o fundador do cultivo demoníaco e não ter nada sobre como ele consegue fazer isso, não só ele, mas aqueles que seguem por esse caminho. Ele ficou um mês na Cultura da Sepultura e não informa nada sobre como ele conseguiu sair de lá, qual a relação da flauta com os cadáveres, de onde surgiu a flauta. São coisas que ficam debaixo dos papéis e você tem que preencher as lacunas com que achar que é, uma jogada e tanto da autora.
Outro ponto é que, depois que o Wei Wuxian aceitou e entendeu seus sentimentos pelo Lan Zhan, deu a entender que ele seria a "mulher" a partir dali, agindo de um jeito um pouco submisso. Mas acho que isso não é um problema, a novel é chinesa e o tempo da história não é muito condizente com aspectos ligados aos relacionamentos homoafetivos, seria, talvez, uma crítica da autora.
Um que é compreensível não ter mais detalhes, mas que eu gostaria que tivesse tratado com profundidade: a morte do Wei Wuxian. Como de fato ele morreu? Sua alma estava selada durante esses 13 anos? Alguém matou ele ou foi um auto sacrifício? Os cadáveres ambulantes devoraram seu corpo? Como disse, é compreensível a autora não ter abordado esse tópico em específico porque talvez seja algo que até o próprio Wei Wuxian gostaria de esquecer. Essa justificativa também pode ser aplicada ao primeiro ponto, tudo que ele teve que passar é muito doloroso de se lembrar, o que prova isso é, sempre que alguém pergunta sobre essa sua "conquista", o Wei Wuxian tenta escapar da pergunta.
Por outro lado, amei a escrita da Mo Xiang Tong Xiu e como ela desenvolve seus personagens, de longe para mim, o Jiang Cheng, foi uma jogada maravilhosa, não sabia que poderia odiar tanto um personagem, mesmo entendendo toda sua história, não concordo com suas atitudes.
A história da seita Wen com foco no Wen Ning, é a melhor possível. Sou defensora número um dos refugiados da seita Wen, que leva a explicação do meu grande amor pelo Wei Wuxian. O que falar do Lan Zhan? O homem tem um desenvolvimento incrível, basta você conseguir entender as entrelinhas e saber o porquê ele tem medo de se tornar alguém como o pai.
Gostaria de falar sobre a interpretação das pessoas que leem ou já leram mdzs. A Mo Xiang Tong Xiu sabia muito bem o que estava escrevendo, tanto que ela faz diversos paralelos, que talvez você não acabe pegando de primeira, mas tem cenas que foram colocadas na obra justamente para serem criticadas, como a cena do beijo. Mo Xiang Tong Xiu trabalha clichês problematizando eles, como por exemplo, a forma como o Jiang Cheng é, o seu passado traumático não justifica as coisas que ele fez. Por isso, uma releitura da obra é essencial, você vai pegar pontos que não percebeu antes, seu senso crítico pode mudar também.
Dei três estrelas no início, pelos motivos citados anteriormente e porque não tenho nenhuma outra novel para comparar, mas parei para analisar e, é impossível não ser cinco estrelas e ainda por cima ter se tornado meu favorito. Mdzs é uma história muito boa e viciante de se ler. Ela é tão complexa, poderia ficar horas falando sobre o quão genial é tudo que a Mo Xiang Tong Xiu escreveu. Tenho apego emocional aos personagens, uma história que dificilmente eu vou esquecer.