Arsène Lupin: A Agulha Oca

Arsène Lupin: A Agulha Oca Maurice Leblanc

Resenhas - Arsène Lupin: A Agulha Oca

Sem estante 27/12/2022

Genial
Esse é o primeiro livro do autor que eu leio e estou encantada com a forma de escrever, o nível de inteligência necessário para escrever uma história tão rebuscada deve ser altíssimo. Apesar de ter amado a história e os personagens, a nota se deve em boa parte às palavras estrangeiras no livro, isso atrasa muito a MINHA leitura e particularmente me incomoda bastante.

Exceto por essa razão achei realmente muito bacana todo o enredo e o desfecho apesar de meio clichê foi bastante inesperado.

jbueno2023 03/11/2023

Lupin
Achei bem interessante a história do Lupin, é o primeiro livro da série que eu lí. Não achei fluída a leitura, embora o livro tenha poucas páginas, demorei vários dias para engrenar na trama. Recomendo.

07/11/2022

Códigos secretos, Maria Antonieta e Geografia
Os códigos sempre são algo muito interessante, mas além disso ter também uma conexão entre todos os eventos e locais reais da França que aparecem durante os livros da coleção inteira, mais acontecimentos da história do país... Muito bom, fizeram uma relação realmente interessante.
Um final bem "bonito" também, só fiquei um pouco confusa com a ambientação, porque era um lugar que não conheço e o autor não se prolonga muito descrevendo paisagens.
Além disso, a apresentação de alguns personagens durante a história, sem um papel realmente importante, acaba tomando umas ou outras partes (na maioria até que breve), mas que dá sono.

Capeleti 12/08/2023

Magnífico detalhes
Arsène Lupin A Agulha oca é um livro inteligentemente emocionante. Com uma narrativa leve.

Sobre os personagens do livro, são maravilhosos. Principalmente Beautrelet, que evoluí a cada problema disposto, ele resolve de maneira genial. Mesmo sempre Isadore estando atrás do gênio Lupin, não se descarta sua inteligência. Além do seu sentimento de admiração que tem pelo adversário

Quando a narrativa e os mistérios, são bons. Trazendo consigo um ar de suspense e, também, quebra de expectativa sempre descobrimos a verdade sobre os fatos.

Enfim é uma leitura muito boa, recomendo para passar o tempo, o livro é genial nos detalhes e tem uma bela evolução de personagem, além de ser emocionante é um livro muito inteligente!

Sosofhi0 01/04/2023

Já tinha lido outro livro da coleção de Arsene Lupin, mas não era tão ruim como este. Muito chato.

Vinicius39 04/03/2024

Um gênio
Difícil compreender Lupin, ao mesmo tempo que ele é um gênio, é uma pessoa com um ego enorme. Em certos momentos do livro tento entender se Lupin é verdadeiro ou não. Com certeza um livro cheio de suspense e revelações.

ac_rodrigos 01/04/2024

O Clássico é sempre Clássico
Eu fico muito encantada como os casos se desenrolam numa riqueza de detalhes absurdas e como sempre tudo acaba certo, sem pontas soltas!

Bianca2110 08/04/2024

A Aventura e o Mistério da Agulha Oca
Terminando meu box de Arsène Lupin, vem A Agulha Oca.

Nesse livro temos como protagonista Isadore Beautrelet, um jovem de 17 anos que se mostrou um prodígio na investigação. Assim, o garoto ganha fama com as deduções a cerca dos casos de Arsène Lupin, despertando o interesse do mesmo.

O mistério e caso principal é da Agulha Oca, que possui várias reviravoltas e ainda tem mensagem criptografada, algo que gosto bastante em mistérios.

Gosto bastante da personalidade do Beautrelet, me lembrando um pouco o Akechi de Persona 5 Royal. Gosto muito das aparições do Arsène Lupin, apesar dele não ter tanta presença.

Infelizmente fiquei um pouco confusa com a quantidade de lugar citado, as vezes me confundia ou não entendia bem como era a localização em si. Mas isso é uma dificuldade que tenho de modo geral.

Eu gostei bastante do livro, foi divertido de ler e o final foi inesperado, apesar de eu ter achando um pouco rápido demais.

Roberta Jornalista 23/04/2024

🪡
"Tudo começa com o roubo de valiosos objetos em um castelo francês. Surge um intrincado enigma, que envolve figuras geométricas e números, que conduzem a um segredo histórico, o Segredo da Agulha Oca. Segue-se um quebra-cabeça com reviravoltas e surpresas, bem no estilo de Maurice Leblanc quando se trata de Arsène Lupin." (trecho da introdução)

Meu 1° contato com este clássico da literatura européia. Romance policial francês; trama bem engenhosa. Presença de personagens verdadeiros da história, tais como Maria Antonieta, Luís XIV, Luís XVI, etc. Acostumada ao estilo Agatha Christie, esta história é diferente do que já li.

O estudante de retórica Isidore Beautrelet tenta solucionar o roubo de peças do castelo de Ambrumésy, pertencente ao Conde de Gesvres. Ainda aos 17 anos de idade, Isidore apresenta-se mais esperto que o inspetor Ganimard e que o juiz sr. Filleul na apuração dos fatos e elucidação da morte de Jean Daval, secretário do Conde há 20 anos. É claro que tudo termina em Arsène Lupin, o ladrão mais famoso da história.

Arsène Lupin, o ladrão de casaca, nasceu em 1905 para competir com os romances policiais do inglês Arthur Conan Doyle e seu Sherlock Holmes (cuja alusão se torna nítida no inspetor Herlock Sholmes). A partir de 1907 houve dedicação exclusiva do escritor ao A.L.N. durante 30 anos. Leitura que prende e instiga a curiosidade do leitor. Mistério com pontas bem amarradas. Acontecem reviravoltas a toda hora. Quando pensa que já aconteceram absurdos, aparecem outros (absurdos interessantes, que deixa o leitor aturdido). Ânimo para ler os demais!

Análise técnica:
Constata-se alguns parágrafos começando com travessão sem ser início de fala de personagem. Outros trechos faltando travessão para finalizar a descrição da cena, destarte misturando a fala do personagem com a pausa explicativa. Pontuação horrível. Falas de diferentes personagens num único parágrafo. Tem que ir deduzindo que mudou o locutor para conseguir entender.
Livro muito detalhado, demandando maior concentração nas informações. Se se perder nos detalhes, acaba ficando confusa a sequência. Deste modo, considero a leitura razoavelmente difícil, porque são muitas cenas e personagens que tem que ficar imaginando e acompanhando. Ademais as mudanças dinâmicas de cenário, o que impacta na fluidez. Abuso de metonímia (seria este o motivo da complexidade?). Ou seria por ser literatura francesa? Ou devido à tradução da editora Camelot? (1ª vez que eu leio). Verificando no site 'www.reclameaqui.com.br' há 9 reclamações contra a editora (inclusive de livro soltando tinta). 😲
Conclusão: Certos trechos são um enigma, tal qual o existente no livro. 🤭

ℑornalista ℜoberta 📚🕵🏼‍♂️🐉

#dia🌍doLivro