Sonho manifesto

Sonho manifesto Sidarta Ribeiro

Resenhas -

Yara 09/11/2022

Sonho manifesto
Primeiro livro que leio do Sidarta. Gostei muito da leveza com que ele narra fatos, traz referências e perspectivas. Linguagem acessível e bem elaborada.

Dênis 28/11/2022

Alento em meio ao caos
Este é o segundo livro de Sidarta que tive acesso. Confesso que gostei mais por dois motivos. Pela linguagem acessível e por trabalhar pontos que interferem consideravelmente em nossa vida cotidiana, especialmente com tudo que vivemos e continuamos a vivenciar em razão da pandemia de covid-19. A mudança é urgente e necessária. Fiquei com a inquietação: Por hoje, como posso mudar algo no meu mundo e no mundo!?

Felipe863 02/08/2022

Um Manifesto Para Ontem
O livro aborda o que está explícito no subtítulo: "Dez exercícios urgentes de otimismo apocalíptico", uma leitura para a mente e o corpo, nos faz refletir sobre o passado da humanidade e o que podemos fazer para melhorar o futuro ambiental e ecológico para o bem estar das futuras gerações, não somente dos seres humanos, mas também de todos os seres sencientes da Terra.

Aldenir.Ferreira 25/05/2023

Dez exercícios urgentes de otimismo apocalíptico
Finalizando a leitura desse livro, me veio à lembrança do dia em que participei do lançamento, logo me dou conta da absoluta imaturidade que eu tinha para entender os 10 exercícios urgentes de otimismo apocalíptico. Esse livro trás de uma forma muito sensível e otimista a urgência de encontramos novas possibilidades de existência atrelada a valorização do conhecimento dos que vierem antes de nós. É preciso destruir a cultura da felicidade acumulativa de bens materiais e buscar prazer na vida coletiva de quisermos continuar existindo esse planeta.
July 26/05/2023minha estante
???

GiArgia.Gschwendtner 29/12/2022

Manifesto cultural
É um livro envolvente e que mostra a evolução da cultura e da sociedade, apresentando uma ponta de esperança sobre o mundo que estamos criando. Distopia ou Utopia? Esse livro quer nos mostrar como podemos ir além, sem determinismo sobre o passado, porém reconhecendo a necessidade de mudar para continuar a gerar vida aos seres humanos e não-humanos que habitam o Planeta Terra.

Luma 23/01/2023

Ganhei de presente e acabei colocando na frente da minha lista por curiosidade de ler algo do neurocientista Sidarta Ribeiro. O livro busca criar conexões entre a história da humanidade e os rumos do presente, abordando diversas questões pertinentes nesse momento pós (ou ainda de) pandemia.

Concomitantemente, ele apresenta sua visão sobre como aproveitar as oportunidades que temos hoje e buscar soluções para resolver grandes problemas que nos assombram.

Rodolfo 20/01/2023

Não curti !!
O livro traz diversas reflexões sobre muios temas sociais e importantes, porém eles parecem ideiais soltas e que não se conecatam quase nunca.

Kaju 31/12/2022

Comprei esse livro pela capa e pelo autor. Nunca tinha ouvido falar dele, mas achei muito interessante a proposta da temática. O Sidarta traz uma reflexão sobre nossa ancestralidade e como ela nos trouxe até aqui, mencionando bastante Yuval Harari (eu amo). Daí pra frente, ele cria um link com as consequências trazidas pelo COVID 19 e o poder dos nossos sonhos e manifestações para o futuro da humanidade.
Facinho de ler, simples e cheio de esperança!

Matheus Guirra 13/04/2023

Fui apresentado ao Sidarta através do Podcast Mano a Mano e a partir disso fui buscar outros materiais que me possibilitassem um contato maior com seu trabalho e a sua obra.
A leitura foi fácil e fluída e acredito que a partir dela emergiram muitas reflexões importantes principalmente sobre o amanhã e o que podemos esperar dele. Ou melhor, sobre aquilo que devemos sonhar e praticar para construirmos um amanhã melhor.
Apesar disso, finalizei o livro um tanto decepcionado mas acredito que seja fruto das expectativas criadas por mim. Eu estava em busca de entender um pouco mais do trabalho científico do Sidarta, em especial sobre o sonho em um sentido mais literal. Não que tenha faltado base científica na leitura, mas ela tem um tom muito pessoal e subjetivo das reflexões construídas pelo autor.
Apesar de não ser o que eu esperava ler naquele momento, o livro me surpreendeu e serviu como um farol nos tempos sombrios em que vivemos e que, em muitos momentos, somos impelidos a descartar a possibilidade de sonhar com amanhãs melhores.

gabs pina 15/01/2023

sonho manifesto traz em si um sopro de esperança, acompanhado de muita ancestralidade e conhecimento. é um ótimo livro!

Biblioteca Álvaro Guerra 03/08/2023

Mantido o rumo atual da vida na Terra, o futuro é impossível. Em seu novo livro, o autor de O oráculo da noite compartilha conhecimentos de cientistas, pajés, xamãs, mestras e mestres de saber popular, artistas e inventores que nos lembram da importância de sonhar coletivamente com o futuro do planeta.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559212132

Sol Belchior 20/11/2022

Recomendo!
"Não podemos seguir vivendo como se nossos atos não tivessem consequências. Não podemos seguir sonhando sem intenção de transformação nem intencionar uma transformação insuficiente que não resolva verdadeiramente nossos problemas. A única intenção responsável neste momento é uma revolução educacional planetária ligada à ética do cuidado."

(Um livro cheio de referências que leva a gente a buscar ainda mais informações. #amo).

#SidartaRibeiro

Sabrina.Natalini 14/01/2023

Esse livro é do tipo que quando a gente acaba, quer convencer todo mundo a ler. Importantíssimas reflexões sobre a sociedade atual, nossas ações e as possibilidades de futuro.

Lud 21/12/2023

Reflexões muito necessárias neste momento em que estamos vivendo. Se não mudarmos nosso estilo de vida, nosso padrão como sociedade, não teremos futuro. O autor aponta alguns caminhos que temos, porém não temos muito tempo pra mudar.

Elis Andoli 12/01/2024

Por que sonhar;
Cheguei a esse livro por indicação de um amigo que havia lido e lembrou das conversas que tivemos tendo como ponto inicial uma conversa entre Sidarta Ribeiro e Ailton Krenak no Ciclo de estudos sobre a vida/SELVAGEM.

Particularmente gosto muito das ideias e proposições apontadas no livro, esse que é de fácil assimilação e de fluidez agradável.