Além do cânone

Além do cânone Celso Castro

Resenhas - Além do cânone

Clara 28/01/2023

Livro de gente sensata
Em "Além do Cânone", Celso Castro apresenta uma perspectiva alternativa ao estudo tradicionais das Ciências Sociais, o qual, com sua tríade clássica de fundação: Marx, Weber e Durkhein, se mostra com uma visão excessivamente eurocêntrica. Desse modo, Castro organizou uma coletânea de 16 textos de autoras e autores (a maioria inéditos) no Brasil, de modo a apresentar novas perspectivas à compreensão da realidade social, tornando-as mais abrangentes e diversas.
Aproveitei bastante a minha leitura e considero que este livro foi um marco no meu ano de 2022 por ir além da perpectiva eurocêntrica que me foi ensinada na faculdade, colégio e ensino fundamental. O livro não se define exatamente como decolonial ou pós-colonial mas muitos textos se encaixariam na definição, gerando uma maior diversidade para o meio, visto que a maioria dos textos deste âmbito que tive contato foram publicados em inglês.
Recomendo demais! Essencial para qualquer estudante de Relações Internacionais, Ciências sociais ou apenas pessoas sensatas.

Peterson.Silva 04/04/2023

Fantástico
Excelente coletânea, presença obrigatória na estante de toda/o cientista social.

Textos ótimos: Martineau, Addams, Varga, Maruyama, Srinivas, Mardin

Textos bons: Firmin, Ramabai, Du Bois, [Marianne] Weber, Komarovsky

Textos não tão bons: Gamio (péssimo, não deveria estar aqui, única coisa realmente chata da coletânea), Kuper, Takeuchi, Ahmad