Linguagem corporal

Linguagem corporal Vitor Santos

Resenhas - Linguagem corporal

Naty__ 04/06/2022

Difícil você nunca ter ouvido falar no Vitor Santos, o perito facial. Ele é criador do Metaforando, o maior canal de linguagem corporal do mundo.

Em seu trabalho, Vitor mostra o passo a passo para entender melhor as pessoas ao seu redor e identificar incongruências entre expressões emocionais, discurso e comportamento.

Você já teve a sensação de não ir com a cara de alguém sem saber o motivo? Ou quem sabe desconfiou que não gostavam de você, embora não demonstrassem nenhuma inimizade? Costumamos observar os outros, tentando a maneira como se expressam e o modo como se comportam, o que pode gerar esses sentimentos “inexplicáveis”.

O corpo fala, mas será que você consegue entender o que ele diz? Vitor esclarece algo importante, não é porque determinado comportamento representa tal situação significa que em todos os momentos seja isso. Não se pode pegar um fato exclusivo e classificá-lo como absoluto. É preciso pegar o contexto, não apenas um fato isolado.

Além de escrever em tópicos e responder muitas perguntas, Vitor ainda usa fotos para ilustrar e nos faz entender com exemplos do nosso dia a dia. Mas não se enganem, a leitura não é enfadonha. É uma linguagem simples, os termos técnicos não atrapalham a compreensão.

Engraçado que enquanto lia a obra eu só pensava na série “Lie to me” – inclusive, ela é citada no livro. Acredito que vale a pena, mesmo tendo parado na terceira temporada, você dar uma chance para assisti-la. Eu adoro.

Trechos:
"Um estudo feito por Juliane Kaminski em 2017 mostrou que os cachorros tendem a fazer mais expressões faciais quando os humanos estão olhando para eles (especificamente aquela expressão levantando a parte interna das sobrancelhas, gerando a famosa 'carinha de dó'): seria uma forma de manipulação canina para que nós, os donos, ajudássemos com carinho, proteção ou comida."

"Podemos simpatizar com alguém por diversos motivos: nome, profissão, aparência, gostos ou preferências políticas, mas nada é garantia de que ela não vai tentar nos enganar ou nos prejudicar de alguma forma. Precisamos ter isso em mente quando formos observar alguém."

"Estima-se, em média, que durante uma conversa importante uma pessoa pode chegar a contar cerca de três mentiras a cada dez minutos. Imagine então quantos sinais incongruentes passam pelos seus olhos diariamente. Você está atento a eles?"

"Geralmente, quando alguém conta uma mentira, é muito comum que ocorra o afastamento corporal. Isso acontece quando a pessoa que dissimula não sente muita confiança no que está falando e acaba por recuar o corpo ou se afastar após afirmar alguma coisa."

Leonardo1146 16/12/2023

Muito bom em suas explicações sobre como a análise da linguagem corporal funciona de fato, eu não imaginava que existisse tanto esforço acadêmico por trás do assunto. Também, apesar de não ser a única inclinação do livro, é um ótimo manual de como estabelecer um bom rapport.

Martony.Demes 22/08/2022

Bom, é um livro bem legal mas é apenas uma porta de entrada à tematica a qual ela propõe. Não vá com sede imaginando sair um super especialista em linguagem corporal que não será.

Talvez por isso o livro não tenha a nota mais alta! Porém, o livro dá diversos nortes para que direção tomar. Isso é bem importante!

Outro ponto negativo foi o depoimento que ele descreve de um encontro com um cliente que ele percebeu que tinha comportamento incongruente com o interesse! Acho que ele explorou demais isso!

Quem for curioso sobre o assunto para entender de maneira geral, vale a pena! Pra mim servirá para montar personagens!

Em geral, fraco!

Tianna0 05/12/2022

O livro é bem completo e bem organizado. Com uma linha de raciocínio crescente, apresenta conceitos básicos e necessários antes de iniciar assuntos mais complexos. Composto por teoria e exemplos de situações dessa forma facilita o entendimento do que esta sendo tratado no livro.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 10/05/2022

Resenha: Linguagem corporal | Guia prático para analisar e interpretar pessoas | Vitor Santos
Linguagem Corporal Guia prático para analisar e interpretar pessoas é um livro de psicologia, um não-ficção que foi escrito pelo Vitor Santos corresponde a Companhia das Letras do sela da Editora Fontanar, sendo de literatura nacional. Eu li em ebook que adquiri pelo NetGalley em parceria com a editora. Eu conheci o autor pelo canal dele Metaforando , o maior canal no Youtube de Linguagem Corporal do mundo e eu gosto muito de assisti-lo

"Codificação em FACS: AUs: 4 + 7+ 24 = raiva."

Esse livro contém: parte pré-textual, prefácio, introdução, capítulos com seu devido conteúdo, conclusão, notas, bibliografia, créditos das imagens, sobre o autor, créditos e fim. Capista: Eduardo Foresti/ Foresti Desgn, Foto de capa: Vinicius Santos, Preparação Adriane Piscitelli e Fernanda CAstro, Revisão: Renata Lopes Del Nero e Luciane H. Gomide, Versão digital: Rafael Alt.

"aperto de mão de submissão significa inferioridade."

No começo ele deixa claro que esse livro não é para aprender " os sinais para pegar mentirosos" e " os sinais da sedução" mas sim análise de linguagem corporal não verbal. Essa obra é sobre Linguagem Corporal a definição, o que é uma análise de linguagem corporal, analisando emoções da face, as microexpressões faciais, linguagem corporal no cotidiano, confronto verbal, poucas palavras, apertos de mão, análise facial na tomada de decisão e postura correta de apertos de mão. Num parte que me chamou atenção ele fala que uma mãe fala sobre o desaparecimento do filho ela não age normal, age nas entrevistas falando "ele", "o menino" e "ele sumiu" assim descobrem que a culpada foi ela dessa caso.

"aperto de mão de superioridade significa confiança."

Eu gostei muito desse livro, foi uma leitura muito fluída e é muito bem escrito. Possui excelentes bibliografias, eu li na maratona #nacionatona por ser um livro nacional no desafio: um livro com grandes expectativas. Esse livro está disponível na Amazon, no site da editora e em outras lojas virtuais/físicas. Supriu minhas expectativas foi uma incrível experiência de leitura e eu indico.

"aperto de mão de igualdade significa paridade"

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2022/05/resenha-linguagem-corporal-guia-pratico.html

Grueysse 31/07/2023

Como lidar com pessoas
Sabemos que nosso corpo fala muito mais que nossas palavras, e esse livro mostra o básico para saber analisar as pessoas e também como devemos nos comportar.
No desenvolvimento conseguimos entender muito da linguagem corporal, as expressões, aperto de mão, a linguagem verbal em si, comportamentos, aproximações, etc.
Basicamente: se o corpo vai de acordo com o que nossa boca está falando.
Gostei muito do livro, de fácil entendimento e com um ótimo humor. Abriu as portas para mim sobre esse conhecimento e agora só me falta aperfeiçoar e praticar.

bella 03/07/2022

Gostei do livro, comprei por curiosidade e sai dele sentindo que aprendi mesmo, me motivou a ficar mais em alerta com as pessoas e de prestar mais atenção nas suas posturas, movimentos, etc
Foi leve, rápido e fácil, recomendo

Juninho 14/05/2024

Esse livro ensina de forma bem didática sobre a linguagem corporal, com diversas ilustrações e exemplos práticos. Porém, não gostei da forma que o autor descreve suas experiências pessoais e alguns trechos do livro tive a sensação de está lendo um comercial. Além disso, o livro não contém agradecimentos.

Aline Guima 08/01/2023

Interessante

Esse era um livro que eu tinha bastante curiosidade em ler. Finalmente chegou a oportunidade.
O livro é legal, mas bem básico. Muitos dos comportamentos decifrados no livro são instintivamente lidos por qualquer ser humano um pouquinho mais atento

Lucas 29/01/2023

Livro incrível, ensina tudo o que tem que ensinar o Vitor explica muito bem. Um abraço sem proxêmica íntima pra vcs rsrs

Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2023

Neste livro, o youtuber e perito facial Vitor Santos ensina com imagens demonstrativas e exemplos cotidianos a como compreender situações e ler as pessoas. Nestas páginas você aprenderá habilidades de comunicação, interpretação e raciocínio lógico.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788584392520

Luliane.Machado 13/11/2023

Nesse livro o Vitor ensina algumas técnicas para aprender sobre linguagem corporal.
É preciso ler, reler e praticar para conseguir memorizar as técnicas.
Recomendo para todas as pessoas que precisam compreender o outro para desenvolver sua profissão.
Advogados, vendedores, professores. Recomendo.

Hiomel Mel 19/01/2024

Livro bom, princípios básicos
Gosto de ressaltar que no próprio livro, Vitor reitera que sua obra não é uma lista ou manual de expressões faciais. Serve para aprimorarmos nossas percepções básicas de linguagem corporal e expressão facial. Obra boa, em alguns pontos repetitiva, mas recomendaria com facilidade.

Emilly473 17/05/2024

A forma como ele explica a linguagem corporal é bem interessante e esclarecedor, além de dar exemplos onde pode ser aplicado alguns dos conhecimentos passados nos capítulos.
Super recomendo, principalmente, para quem nunca leu nada sobre linguagem corporal, pois comparado com outros livro que li, esse é o que explica de uma forma mais clara como podemos observar essa linguagem no dia-a-dia.