O BEM CRUEL

O BEM CRUEL GRAZIELLA MORAES

Resenhas - O BEM CRUEL

Anna Clara e Clarissa 13/04/2022

Hello, pessoal!!! Estamos muito felizes em vir aqui apresentar para vocês o mais novo lançamento da Grazi, autora que nos conquistou de imediato quando lançou o livro ?Tutatis?. E quem tem talento, não pode guardar só pra si! Dessa vez Graziela vem nos impactar com ?O bem cruel? uma obra pra lá de instigante, com muitas críticas sociais, com uma pitada de romance e muita agitação na vida de Giovana. Ficou curioso? Vem saber mais!!!

(Aviso de gatilho: abuso sexual, violência doméstica)

Tutatis já foi um baita livro que devoramos e absorvemos muitos aprendizados. ?O bem cruel? não fica para trás! Com ele nos deparamos com a história de Giovana, namorada do Ike, lembra dele laaaa de Tutatis?! Ele mesmo! Os dois vivem um romance mas nosso menino é convocado a partir rumo à Europa em busca de seu sonho. E Giovana fica no Brasil. Mas se engana quem pensa que nossa Gi ficaria sozinha. Ela tem Maria, nossa Tutatis, considerada uma amiga/mãe/confidente/irmã. Giovana também tem ao seu lado Paty, Seu Antero, Camile, Denise e Inês, pessoas boníssimas para estar juntamente com nossa protagonista!

Mas como nem tudo são flores, Giovana, sendo mulher, jovem, pobre e moradora de uma comunidade, tem que passar por muitas coisas e em muitos momentos se sente impotente. O livro se passa em um período de pandemia e como isso é retratado na história ficou demais. Inexplicável! Giovana mora com a mãe, Rosa, que tem um relacionamento com o pastor Benevides, que espalha fake news, é negacionista, genocida e extremamente conservador. Ele usa da religião como desculpas para as coisas erradas que faz. Esse relacionamento não é nada saudável e Rosa se torna submissa a ele. E o pastor não deixa Giovana em paz.. depois de tudo citado acima, não choca ninguém, né?! Da vontade de entrar no livro e dar um abraço bem apertado na nossa protagonista! Vocês vão ter que ler para entender esse sentimento?

A segregação social retratada é forte e dolorida. É mostrado também como as autoridades se portam quando a minoria quer falar. Graziela criou um grupo de resistência chamado ?Resistência-Estrela? com o intuito de resistir, fazer campanhas para a vacinação do COVID e o uso de máscaras. A crítica social é necessária e a autora faz isso de uma forma sem titubear. A obra traz muitas reflexões sobre nosso atual Brasil, governo, minorias? gente, que livro!!!!

?A coragem é realmente a melhor das vestimentas.?

E cabe ressaltar que há inúmeras referências de músicas na obra! A autora caprichou e colocou Chico Buarque, Cartola, Caetano Veloso, Rita Lee e muitos outros.

Esperamos muito que vocês tenham gostado! Não deixem de seguir a autora!

Marcia 29/11/2022

Minhas impressões sobre o livro
Primeiro livro da escritora que leio e gostei demais!! Um livro que tem fantasia e junto aborda temas importantíssimos como pandemia Covid, uso de máscaras, vacina, negacionismo,  abuso de poder,  estupro, amizade, compaixão e romance. Sim, temos o amor junto e nos emociona em vários momentos. Com todos esses elementos o livro ainda nos mostra um pouco da vida numa favela pois a história se ambienta numa favela. Que história boa e cativante. E tem magia, a feitiçaria que traz uma leveza e nos agrada.

O livro começa nos contando sobre "Giovana, que tem sua primeira história de amor interrompida pela partida de seu namorado para a Inglaterra". E a partir desse momento vamos sendo apresentados aos demais personagens, personagens fortes,  suas vidas, dificuldades e lutas. A Giovana tem um dom, ela faz lindos desenhos de animais inspirados nas pessoas e fará uma exposição desses desenhos. Mas no decorrer da história ela enfrenta uma situação muito difícil que gera um trauma e somando a saudade do namorado ela tem seu dom bloqueado. Vamos acompanhando a história e torcendo para ela resolver, superar e voltar a desenhar.
Livro lindo que recomendo a todos!
Valeu!!!

Maria.Cecilia 26/07/2022

Fantástico!
Terminei de ler uma obra que me impressionou. Escrito pela minha querida Graziella Moraes, O Bem Cruel é um texto realista e ao mesmo tempo fantástico.

As agruras das comunidades dos morros cariocas são apresentadas com maestria e a crítica social permeia toda a trama. Negacionismo, crueldade, ignorância, intolerância e doutrinação estão presentes e tentam ser derrubados pelas várias heroínas e heróis da história.

Giovana, a protagonista, é uma menina de 15 anos, apaixonada por seu namorado, um jogador de futebol que viajou para a Inglaterra. Ela sofre um estupro de quem menos imagina, o pastor que mora em sua casa, com sua mãe.

Outros personagens estão presentes e atuando a seu favor, como Maria sua mentora, que por ser feiticeira pode se transformar em uma galga e acudir nossa heroína. Muitos amigos a auxiliam e a confortam, enquanto tentam colocar o Cruel na cadeia.

O tráfico está presente na figura do poderoso Bambu, e a luta pelo espaço em um Galpão para o uso dos jovens ávidos por saber, espaço esse imprescindível para se tomar a vacina da Covid, mesmo com represálias.

Será que a doce Giovana vai conseguir se livrar dessa dor que a dilacera?

Será que vão impedir o Bem Cruel de continuar a perseguir e maltratar outras jovens?

Será que nossa protagonista, que tem magia no cerne, conseguirá se transformar em algum belo animal?

Leia e confira essa história incrível!

Parabéns, Graziella Moraes!

Paula823 23/01/2024

Resenha do livro "O Bem Cruel" da Autora Graziella Moraes.

Giovana é uma jovem de quinze anos, uma artista nata, que ao desenhar as pessoas, as representa como animais. Porém, vê seu mundo ruir, quando o namorado vai para Inglaterra em busca da carreira de jogador de futebol, e como se não bastasse a distância de seu grande amor, o seu padrasto, um pastor local, lhe 4bu$a $exu4lm3nt3. Sem voz, e sem acreditarem nela, terá de buscar o auxílio de Maria e recorrer a magia, para se ver livre de tanto mal.

Um livro que mescla o real do cotidiano com a magia, unindo tais aspectos de maneira harmoniosa e perfeita.
O enredo é forte, trabalha com assuntos polêmicos como: 3stupr0; descaso com a vítima; negacionismo em meio a pandemia; uso 4bus1v0 da fé; 4b0rt0; negócios 1lic1tos e desonestidade p0l1ci4l.
Entre tantos elementos, questionamos o modo que vivemos em meio a um mundo caótico e cheio de maldades. Todavia, nem tudo é cruel, sempre existem pessoas boas, dispostas a ajudar e correrem atrás de justiça.
A trama possui uma escrita simples e uma leitura rápida, que vem acompanhado de um desfecho sensacional. Enfim, uma belíssima história, que não só nos prende, como também é digna dos cinemas.

Disponível Amazon: Livro Físico e Kindle Unlimited

site: https://listlink.bio/vivifrrz

Eliane-Lita 27/01/2024

Num céu azul escandaloso.
Então, "O Bem Cruel" saiu da letra de uma música para encaixar como luva neste enredo. Quão cruel é viver, se ler já é de destroçar a alma violentada, violentada pela maldade infame. Infame, não insana, insana nos leva a crer que é doença e, por assim dizer, ter que cuidar, do malfeitor que destrói sem dó, sonhos e ritmos, de vidas muitas vezes dificultadas pela escassez de quase tudo. Quase tudo, porque neste livro contam-se com a amizade, a empatia, bondade e, até mesmo, magia. Com a magia, suaviza as situações estridentes num enredo que aborda um realismo dolorido em que muitas de nós, temos que passar em silêncio, por não termos o devido apoio e compreensão de uma sociedade dogmática que, em suma, menospreza o feminino.
Uma escrita que me confunde entre o lindo e o triste. A apreciação e a angústia. O que posso dizer?! Neste mundo tridimensional a dualidade impera. O escuro não existe sem a luz, ou é a luz que não existe sem a noite?!
Impactante, real, mágico em muito. E principalmente brasileiro em sua raiz.
Amei, mexeu no cerne, impossível não amar.
Obrigada Autora!❤️🌺🍃