Revolução Francesa

Revolução Francesa Daniel Gomes de Carvalho

Resenhas - Revolução Francesa

Naty 30/08/2022

Narra os eventos da Revolução passo a passo. Apesar de não ser uma obra longa, é muito proveitosa e traz muitas informações sobre o período abordado. Além disso, o escritor se basea em diferentes estudiosos da área, trazendo pontos de vistas diversos. Sendo parte de uma historiografia recente, o autor busca romper alguns mitos sobre esse processo.

É um ótimo livro para quem quer começar a estudar revolução francesa, pois apresenta um panorama geral de forma bem escrita e bem detalhada.

Leonardo.Broinizi 24/08/2022

Ótima síntese!
Um livro introdutório muito bem escrito. É claro, aborda diversas linhas teóricas, traz um panonarama dessa revolução que tanto influenciou os rumos da contemporaneidade. Apesar de curto consegue cumprir muito bem com seu propósito.

Indico pra todos que gostam de história e querem começar a entender a Revolução Francesa.

Marcos.Alexsander 08/10/2022

Livro ótimo para estudantes e professores
O Daniel Gomes conseguiu, através de uma narrativa rica em detalhes, fatos e múltiplas interpretações apresentar uma síntese nada superficial sobre a Revolução Francesa. Melhor livro lido do ano, seja pela estrutura discursiva da obra, seja pra abrangência conceitual. Recomendo!

Tiago 14/09/2022

Panorama sobre a Revolução Francesa
O livro de Daniel Gomes de Carvalho não é um longo tratado sobre a Revolução Francesa. E esse é um dos pontos positivos da obra. Com uma linguagem acessível, o autor desenha um panorama desse grande acontecimento histórico.

Por se tratar de um evento complexo, o autor apresenta algumas chaves de interpretação da Revolução sem encerrá-la nesse ou naquele estereótipo. Vai além de um percurso puramente cronológico, como é comum encontrar em obras sobre o tema, para abordar os desdobramentos da Revolução na França e no mundo.

Vale a leitura para quem quer conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Thales 20/10/2023

As muitas revoluções
Sempre tive um fascínio pela revolução francesa, porém de uns anos pra cá tenho lido e visto muito material sobre história com uma perspectiva bem diferente da liberal que consumia até então, e como desmontou a maneira idealista e irrealista que via a revolução francesa, como esse livro, por exemplo
E sou muito grato a isso.

EduardoCDias 26/02/2024

Leitura rápida e sucinta
Apesar da visão esquerdista do autor, esse livro esclarece muitos pontos sobre a Revolução Francesa, desmistificando muitos fatos polêmicos. Mas dá uma visão muito boa para quem quer uma leitura mais superficial e rápida sobre o tema.

comprido 15/10/2022

Perfeito, resumoi
Um livro otimo, e um resumo da Revolução francesa, a revolução Francesa teve varios momentos, esse livro narra esses momentos. Muito bom.

brenin 26/04/2024

ótimo
Para professores e estudantes! muito bem escrito e completo (sem ser pedante)! queria um sobre o período napoleônico.

Rafael1885 02/02/2024

O livro conta os principais acontecimentos durante o período considerado revolucionário (1789-1799) de maneira concisa. Também aborda bastante diversas questões pouco comentadas sobre a Revolução além de apontar os principais pontos equivocados que são disseminados popularmente. Apesar de notar certas parcialidades sutis em determinados momentos, o autor não deixa de apontar diversas visões sobre os diversos debates e diversas questões que ocorreram na revolução francesa além da própria revolução em si, o que mostra uma honestidade intelectual do autor e passa a noção de ser uma fonte mais crível.
No geral gostei bastante e indico a leitura para quem quer saber um pouco mais sobre esse período histórico que, gostemos ou não, mudou a história do mundo.