Pulp à Brasiliana

Pulp à Brasiliana Yvis Tomazini

Resenhas - Pulp à Brasiliana

Wagner Fernandes 15/11/2023

Uma caça ao tesouro de tirar o fôlego!
Embarcamos numa nova aventura.
O livro começa na Amazônia, em 1981. E já temos cenas de terror e sangue para todo lado. Alguma criatura atacou um grupo de pessoas na selva (traficantes?). Elas procuravam alguma coisa. O livro corta a cena e entramos o capítulo seguinte nos dias atuais.
Uma história ao estilo "Tudo por uma esmeralda", "Indiana Jones" ou "Allan Quartermain e as Minas do Rei Salomão".
A protagonista é uma escritora, assim como Joan Wilder (de "A Joia do Nilo" e "Tudo por uma esmeralda", filmes sensacionais. Aventura pura!). JOAN WILDER é uma personagem maravilhosa!
Enfim, a proposta é esse clima.
Ouvi falar bem do livro, e "Pulp à brasiliana" foi o primeiro título nacional da meta de 2023, do autor Yvis Tomazini, que escreve muito bem e me agradou a leitura.

Algo assustador aconteceu em 1981 na selva amazônica. Agora, em 2017, um trambiqueiro atrapalhado chamado Rafael Perso recebeu uma proposta irrecusável. Ele e dois parceiros chegaram da fronteira trazendo mercadoria ilegal para seu cliente, um vereador corrupto de Itu, mas aconteceram uns probleminhas...

Agora vai ser apresentada a segunda protagonista, SABRINA BARLAVENTO, uma escritora/jornalista ao estilo Joan Wilder, sonhadora e inocente, seu caminho irá se cruzar com o de Rafael...
"Sabrina Barlavento, 30 e poucos anos, solteirona..." Gostei de apresentação dela na história e sua ligação com Rafael Perso, o vigarista que ela conheceu tempos atrás e que bloqueou o número dele do seu celular... Mas ele conseguiu ligar pra ela de novo, e então... (foi um trecho divertido. O autor escreve bem.)
Sabrina é uma escritora em crise. Precisa de uma história na qual trabalhar. E o que uma escritora não faz por uma boa história!
É aqui que a trama fica boa.
Sabrina acreditou numa história estranha sobre um tesouro perdido contada por Rafael Perso e voou com ele mais de 2.000 km até o Amapá em busca de um cemitério nazista e enfrentou calor e mosquitos. Perso se fez passar por outra pessoa, um piloto do narcotráfico que deveria buscar uma carga para traficantes peruanos. Os dois chegaram ao tal cemitério depois de uma viagem de canoa pelo rio... Mas quem será aquele estranho alto que estava escondido, segurando uma pá e vestido como Indiana Jones (sem o chapéu)?
Humor, aventura, drama, perigo, mistério, uma boa dose de violência - violência mesmo! Tem tudo nessa história. Menos momentos de tédio. É ação e tensão do início ao fim. Um dos melhores livros que li este ano. Adrenalina pura. Tem algumas cenas de terror que são chocantes. Até agora não me conformo com algo que aconteceu.
Bem, em suma, o livro trata de uns caras que vão até os confins do Acre tentar enganar um magnata peruano do tráfico para descobrir as coordenadas de uma pista de pouso clandestina onde supostamente encontrarão pistas de um "tesouro". Rafael Perso, Sabrina, Ícaro (um playboy aventureiro filho de outro magnata do crime) e um senhorzinho guia que os acompanha até o chefe peruano. Mas o traficante (que mora numa mansão chiquérrima no meio da floresta e vive rodeado de seguranças) desconfia das intenções do grupo e daí... Bem, daí ficamos pensando: "Como vocês sairão vivos dessa encrenca?" Será que existe mesmo tal tesouro dos antigos Incas? Ícaro está confiante, Sabrina está empolgada e Rafael... bem... o "tesouro" que ele quer é bem diferente. Um certo avião desaparecido com uma carga de narcóticos.

Vale a leitura de "PULP À BRASILIANA"? Vale. E muito.
Uma aventura cinematográfica cheia de ação e surpresas. E reviravoltas. Deveria ter os direitos comprados por algum estúdio para virar filme.
Ah, Tomazini fez uma incrível pesquisa sobre nazistas no Brasil que é uma aula de história.
Recomendo.
Nota 5,0

Maria.Manuele 06/07/2022

Excelente livro. ?
Bom, eu nunca tinha lido um livro do gênero thriller, esse foi o meu primeiro contato, e juro, adorei o que li. A história é muito bem contada. Não tem pontas soltas, tudo é bem finalizado. A história em si é rica de detalhes que te fazem ir no Google pesquisar sobre tal assunto, então não é uma simplesmente uma leitura, é uma leitura e uma aula de cultura de certa forma. Sim, eu recomendo a leitura desse livro.

Tempo de leitura 04/05/2022

Sabrina Barlavento é uma renomada escritora e já teve até uma obra adaptada para os cinemas, mas após receber uma crítica negativa chamando seu trabalho de ?ficção de polpa?, ela quer escrever algo que surpreenda as críticas. Do nada surge Rafael Perso, um homem que ela conheceu em um aplicativo de relacionamento e tinha sumido do mapa, mas ele vem com uma proposta um tanto inusitada. O vigarista Rafael precisa que ela patrocine sua viagem para o norte do país, prometendo a ela um material incrível para seu próximo livro, como ?Caçadores de tesouro?, ?Cemitério Nazista?, e ?Segredos da Ditadura?. Sabrina como uma boa aventureira está sedenta por desbravar todos os mistérios e escrever uma história sensacional, mas o que ela não imagina é que Rafael só está buscando encontrar o local da queda de um avião do narcotráfico.
Uma certeza é que Sabrina nunca mais será a mesma após esta aventura, no meio de vigaristas, traficantes, trapaças, segredos e muitos perigos.

Uau, que livro incrível!
Uma leitura fluída e com personagens bem construídos. A trama é de tirar o fôlego, me senti dentro de um filme de aventura, sorri, me emocionei e senti medo junto com Sabrina em meio a tantos perigos e trapaças.
Adorei viver essa aventura pela Floresta Amazônica juntos com os personagens, e é notável que o autor pesquisou muito sobre as regiões que foram citadas e seus contextos históricos, a história é rica em conhecimento e torna a leitura ainda mais especial.
Não posso deixar de falar que me diverti com alguns personagens pois mesmo em meio ao perigo não perderam o bom humor e até me gostei de alguns vilões e o final é sensacional.
Convido você a arrumar suas malas e se aventurar nesta viagem maluca junto com a Sabrina.

?? Tentou se acalmar lembrando que tinha aprendido de uma vez por todas que a vida real era um tanto diferente da ficção.??

??Ele era realmente uma piada.Era a única explicação para um sujeito se enfiar na floresta atrás de um carregamento de drogas que jamais venderia, na companhia de uma mulher que não merecia, para provar um ponto que nem ele próprio compreendia.??

Wellington 02/03/2023

Novidade para mim.
Apesar de ter alguns na minha lista, propriamente não havia lido uma aventura. Gostei da história, o local onde se passa, bastante enriquecedor.
Talvez minha falta de experiência com este tipo de história tenha pesado um pouco sobre a nota, mas é fluida, tem ótimo contexto. Recomendo, bem diferente do que costumo ler.

Maíra Marques | @literamai 14/05/2022

? PREPARADOS PARA VIVER UMA GRANDE AVENTURA?
"Pulp à Brasiliana" é mais do que um simples livro de "aventura na selva", é uma história repleta de detalhes, conhecimento histórico e personagens com personalidades únicas.
??
É bem claro desde o primeiro capítulo que Yvis Tomazini realizou uma extensa pesquisa ao escrever esse enredo. O livro irá contar a história de Sabrina Barlavento, uma escritora que aceita viver uma arriscada aventura com Rafael Perso, um vigarista nada confiável.
??
Perso convence Barlavento com histórias sobre cemitério nazista, mistérios da ditadura e tesouros perdidos, mas na verdade ele está atrás de um avião narcotráfico. Em meio a todo esse mistério, eles irão conhecer diversas pessoas e lugares, suas vidas correrão perigo e muita conversa e ação BOA estão garantidos!
Comecei sem grandes expectativas (estava curiosa, mas não animada) e me surpreendi com a narrativa do autor! Diálogos inteligentes que nos aproximam dos personagens, descrições de lugares e acontecimentos que nos fazem visualizar com êxito o que o autor queria transmitir e uma escrita maravilhosa, surpreendente e convidativa! Impossível não ficar envolvido com Sabrina e Rafael e todas as confusões em que se envolvem.
??
Um livro com diversas referências cinematográficas, musicais e literárias, um nacional de muita qualidade e que com certeza merece muito reconhecimento! Disponível no kindle unlimited. ?

Phany 13/05/2022

O melhor livro de aventura nacional!!!!
? Uau! Acho que essa palavrinha descreve bem como eu ficava a cada página desse livro. O autor construiu uma narrativa extremamente bem detalhada,  que mistura a realidade com a fantasia - de uma forma, que se ele falasse para mim no final do livro que tudo aquilo era real, eu não hesitaria em acreditar de maneira nenhuma.

? Apesar de a história ter sido bem detalhada, não foi uma leitura chata. Muito pelo contrário, foi um livro que me fez em rir em diversos momentos!! E o que eu mais amei nesse livro é o modo como a história foi narrada, pois me deu a impressão de que todo esse livro é real e aconteceu, sabe? Loucura minha? Talvez, mas tenho certeza que se vocês lerem vão ter a mesma impressão e vão ficar encantados com a escrita desse autor.???

@loop.literario 14/05/2022

Resenha do Loop
Sabrina é uma escritora premiada e que inclusive teve sua obra adaptada aos cinemas, mas uma unica critica negativa foi capaz de derrubar seu castelo de cartas. Nessa critica, seu trabalho foi classificado como ficção de polpa, o que deixou ela realmente bem chateada.

Ainda pensando nisso, ela aceita a proposta de um ex-crush, Rafael Perso, de fazer uma aventura pela Amazonia em busca de encontrar um cemitério nazista escondida na floresta. Ela vê na viagem a sua chance de entrar de cabeça numa nova história, e ele, vigaista consagrado, precisa de patrocinio para a viagem, onde procurará uma carga valiosa (avião carregado de drogas)

A escrita do Yvis é envolvente demais, e num enredo recheado de aventuras nossas emoções ficam em constante estado de alerta. Facilmente criamos conexão com os personagens, inclusive os de caracter duvidoso (meu ponto fraco).

Outro ponto muito positivo da obra é que essa é uma aventura em solo brasileiro, onde facilmente se percebe a dedicação do autor nas suas pesquisas, trazendo além da aventura, um enredo histórico sólido e muito interessante.

Mesclando intrigas, aventura, suspense, história e uma grande pitada de referencias culturais, Pulp à brasiliana é uma excelente opção para quem ama uma aventura.

Léa Diógenes 20/05/2022

Deixará saudades
Fazia muito tempo que eu não embarcava em um thriller tão bem elaborado como esse, Pulp à brasiliana é uma história que prende atenção do leitor do início ao fim, principalmente se o ledor for como eu, que ama um enredo que mistura o real com o imaginário. Yvis Tomazini merece um prêmio por inserir em sua narrativa dados Históricos de uma forma natural e não forçada. Amo muito quando um livro além de entreter, educa, mas para isso o autor tem que saber fazer, porque senão, o texto ficará visível e o leitor se desconecta da história e adeus ao mundo maravilhoso da imaginação.

Aprendi tanta coisa lendo essa aventura, exemplo: da de onde vem a expressão o quinto dos infernos? Você sabia que Machu Picchu ficou escondida por muitos anos sendo redescoberta há 111 anos? E a história do acre ter sido comprada? Gente, Pulp à brasiliana é uma aula de História e ainda possui várias referências da cultura pop, quem pensa que é apenas mais uma historiazinha, tá muito enganado!

??Olá! Leitores tudo bem com vocês?

Se você fosse um escritor, até onde iria para conseguir uma boa história? Seria capaz de explorar a floresta amazônica ou encarar traficantes internacionais? Bom, se você respondeu que não, a heroína desse thriller brasileiro conseguiu tudo isso e um pouco mais. Quando comentei um pouco mais, é porque Sabrina Barlavento simplesmente se jogou numa aventura, proposto por Rafael Perso, um vigarista de quinta categoria ? e ainda envolvido com o narcotráfico.

Sabem qual era proposta?
Visitar um cemitério nazista abandonado no sul do Amapá. A bonita da Sabrina Barlavento louca por uma história, simplesmente aceitou, mesmo sabendo que o tal do Rafael não era de confiança. O que ela não sabia era que o vigarista estava apenas a usando?, ou melhor, usando o dinheiro que ela tinha para conseguir pôr as mãos em uma carga de cocaína.

??Adorei esse livro não só pela aventura, mas pela, a qualidade da escrita do texto que é espontâneo, ritmado e muito claro. Também gostei do tom misterioso e tenso que o primeiro capítulo possui, aguçou muito a minha curiosidade para saber os acontecimentos futuros. Sobre a diagramação não tenho nada de negativo. Pulp deixará saudade!

Alê | @adagaliteraria 10/05/2022

Sabrina Barlavento é uma escritora que foi por muito tempo desacreditada pela família, até ganhar um prêmio pelo seu livro. Ainda assim, recebia críticas de todos os lados, ela sentia o desejo de algo inovador, de desafiar a sua escrita e a si mesma.

Perso, ruivo, Rafa, entre tantos outros nomes, é um golpista que se envolveu com pessoas erradas e no momento de um trabalho perdeu uma grande quantidade de drogas.

Eles já haviam se conhecido e todo mundo conhecia a sua fama, ele precisava a enganar para conseguir dinheiro para recuperar o material e ela precisava de uma história que mudaria a sua vida.

Pulp: à brasiliana é um livro com temas fortes, mas as partes que mais gostei foram da retratação da cultura indígena, apesar de em alguns momentos ter sido usado o termo ?índio?. A escrita do autor é criativa assim como as suas histórias e uma coisa é certa, é impossível você ficar entediado.

Entre tantos plots e reviravoltas, vamos conhecer personagens fantásticos como o Bodoque, pois sem ele, jamais haveria alguma aventura, sendo que ele conhecia sobre os mistérios do local, e a última das suas preocupações seria a droga.

Raptos, furtos, acidentes, mortes, perigos e aventuras compõem o livro, fiquei presa a ele de início ao fim.

Agradeça à LC que me escolheu para essa leitura e ao autor por ter escrito esse livro fantástico.

As versões físicas, digitais e KU estão disponíveis na Amazon!!!

Letti28 15/05/2023

Top
Uma dos melhores nacionais que eu já li. Me surpreendeu muito, principalmente por ser um gênero que eu não leio tanto. História empolgante, divertida, cheia de fatos históricos envolvidos, personagens malucos, vale demais a leitura.

Larissa.@estantedalari22 02/05/2022

Me siga no insta @estantedalari22 ?
? UMA AVENTURA NACIONAL ESTILO INDIANA JONES!

??Qualquer mapa para o inferno levaria direto aos porões da alma humana.?

Sabrina Barvalento é uma escritora que recebeu um importante prêmio por sua obra e também viu ela sendo adaptada, porém como nem tudo são flores a escritora viu sua obra ser massacrada pelas críticas negativas, e isso passou a assombrá-la.

Certo dia ela recebe uma proposta um tanto inusitado de Rafael Perso, um sujeito que ela conheceu em um aplicativo de relacionamentos, mas Rafael não busca por s3x0 casual, pelo contrário o vigarista pretende apenas convencer Sabrina a patrocinar sua aventura para o norte do país.
Vendo o mundo de uma forma romântica a escritora aceita, e assim vê a oportunidade para buscar inspiração para uma nova obra. O que ela não imagina é que na verdade Rafael está atrás de um avião de narcotráfico que possui uma carga valiosa de dr0g4s.

E é em meio a playboys inconsequentes, traficantes internacionais e golpistas misteriosos que Sabrina embarcará em uma aventura de tirar o fôlego, e verá que a vida real pode ser muito mais sombria e dolorosa.

E é embarcando nessa aventura que conhecemos personagens com personalidades fortes e muito marcantes. Com um enredo bem construído nós conseguimos notar várias referências históricas, o que eu achei o máximo, amo livros que trás informações enriquecedoras e importantes, ainda mais se for falado de forma descontraída como foi.

Também não posso deixar de destacar as cenas de tirar o fôlego (literalmente), o autor não nos deixou respirar em nenhum minuto,todas as cenas de ação são bem elaboradas e faz com que a gente se sinta realmente fazendo parte de tudo o que está acontecendo.

??A Amazônia talvez fosse realmente o próprio tesouro e feri-la à procura de algo que estivesse por trás de seu escudo de mistério, seria como apagar o arco-íris em busca do pote de ouro.?

A ambientação também está impressionante, se você é fã de Idiana Jones pode ter uma noção do que estou dizendo, o livro se passa na Floresta Amazônica que trás toda a sua beleza para a história, também há casas abadonas, rios, passagens secretas muitas outras coisas que em uma aventura se tem direito.

Enfim não quero me estender muito, apenas quero que vocês leiam essa preciosidade, esse livro merece ser muito hypado!  Se você se interessou ele esta disponível na Amazon Kindle e Kimdle Unlimited, corre lá e adquira já ?.

?Gostaram ? Já conheciam o livro?

#PulpàBrasiliana #LeituraColetiva #LCAgencia #LCPulpàBrasiliana #YvisTomazini

Camila 05/11/2023

“Aquela era a prova de que, quem procura acha, e, quem não acha, inventa.”
Mesmo depois de vencer um prêmio literário relevante e ter sua obra adaptada para os cinemas, Sabrina Barlavento se assombra com a única crítica negativa de seu livro. Em um certo dia, o cara que ela conheceu em um app de relacionamento (que deu o toco nela), volta com uma proposta irrecusável: viajar para o norte do país no estilo “caçadores de tesouro” e isso lhe dará uma ótima história para escrever. Mal sabe ela que Rafael Perso está em busca do local da queda de um avião do narcotráfico.😳

Sabrina aceitou a viagem e nos leva junto para uma aventura repleta de perigos, ensinamentos, surpresas e com uma ótima história para contar, no nosso caso, para ler.

🏞️Escrito na terceira pessoa, o livro nos apresenta vários personagens, e cada um deles tem algo a agregar na história. Ao passar das páginas, eu me sentia uma integrante daquele grupo, queria puxar a orelha de alguns, defender e proteger outros haha

🏞️Uma das coisas que eu mais amo em livros nacionais, é que voltamos os olhos para a nossa cultura. Em Pulp À Brasiliana, conhecemos mais a região norte, o autor recheia o livro com várias curiosidades, fatos históricos, além de colocar um holofote nas ilegalidades que acontecem na região amazônica. Ah, e pra quem ama plot twist (igual eu) vocês irão ficar de queixo caído com as páginas finais haha.

👉Para você que gosta de: Indiana Jones; aventura na floresta; protagonista forte e determinada.

site: https://www.instagram.com/p/CdhGXypLDuH/