Lições sobre amar e viver

Lições sobre amar e viver Morrie Schwartz

Resenhas - Lições sobre amar e viver

Monica 21/04/2021

Grandes lições
A uns anos atrás vi uma recomendação desse livro, mas nunca encontrei para comprar.
O livro caiu como de paraquedas na minha mão esse ano, e eu devorei suas páginas logo logo.
Realmente foi uma indicação que valeu a pena.
Leitura fácil, escrita leve e objetiva. Traz muitos ensinamentos para os leitores, de como aproveitar etapas da vida, entender o que nos cerca, e principalmente saber valorizar momentos.
Ainda não pratiquei o maior ensinamento, que é meditar, mas pretendo.
É um Livro que eu também recomendo, e vai ser daqueles que eu acredito que sempre é valida a releitura.

Poli 01/10/2015

Amar e Viver
Ele conta a historia de um daqueles professores que marcam especialmente a vida de seus alunos. Seu nome Morris Schwartz. " Morrie para os íntimos". Essa historia emocionante foi registrada por Mitch Albom , um de seus ex-alunos .
Aos 78 anos de idade , Morrie descobriu que estava morrendo de uma doença degenerativa conhecida como ( ELA) ou doença de Lou Gehrig .Ele resolveu dá uma entrevista em um famoso programa de televisão com o intuito de ajudar as pessoas a falar abertamente sobre doenças , deterioração , e arrancar a morte do seu esconderijo, afinal esse é o fim que todos teremos.
o livro é uma especie de testamento definitivo de Morrie , de como viver apaixonadamente mantendo a serenidade ate o final.

Esse livro tornou-se o um clássico da psicologia social , tendo influenciado toda uma geração de terapeutas . Agora nós leitores temos o privilegio de aprender com esse incrível professor que a persistência é o que importa e que o esforço é um exercício que nos fortalece.

Clarissa 31/05/2020

Lições
Ótima leitura pra quem está com alguma doença incurável e necessita de auxílio no seu estado terminal. Também muito bom para os familiares. Além de tudo, grandes lições pra aproveitar a vida com paz e serenidade, aceitando que todos temos o destino em comum!

Ana 19/02/2018

Morrie Schwartz é um daqueles professores que marcam a vida de seus alunos. Ao descobrir que tem uma doença terminal (ELA - esclerose lateral amiotrófica), ele se cerca de parentes e amigos, para compartilhar todas as lições que aprendeu durante a vida.

Para quem já leu "A última grande lição" e se interessou pelo professor Morrie e seus aforismos, ao ler este livro você encontrá mais aforismos com comentários e explicações de acordo com as experiências do professor.

O livro nos mostra como se sente uma pessoa com ELA, como aceitar que se está doente e lidar com suas novas limitações.
Gostei do livro, ele trás reflexões incríveis e é narrado de forma super rápida.

Anna1252 17/06/2023

Leitura essencial para quem deseja e busca auxílio nas experiências de vidas de quem já viveu situações difíceis que possam nos inspirar em momentos de vidas conturbados! No livro encontrará ensinamentos e insights de vida muito valiosos para guiá-lo na sua jornada pessoal!

Alelorencastro 13/01/2024

Aprenda a viver e saberá morrer... Aprenda a morrer e saberá viver...
O livro traz uma série de reflexões que Morrie Schwartz fez durante seu último ano de vida, quando sua doença terminal avançava e ele de alguma forma se preparava para a morte. O autor foi o professor que inspirou Mitch Albom, que retratou seu relacionamento com ele nesse mesmo período no livro "A última grande lição". Seguem algumas passagens que mais me tocaram durante a leitura.

"Saiba que as coisas serão inacessíveis, irrealizáveis, inatingíveis. Quando elas se tornarem assim, não sinta muita frustração nem raiva. Se sentir, que seja por pouco tempo".

"Quando você estiver totalmente frustrado ou furioso, expresse esses sentimentos. Não é preciso ser simpático o tempo todo, só a maior parte do tempo".

"Lamente-se e chore por si mesmo, não uma vez ou duas vezes, mas repetidamente. Lamentar-se é uma catarse enorme, além de ser um consolo e um meio de se manter a serenidade".

"Aceite o passado como passado, sem negá-lo ou descartá-lo. Tenha suas lembranças, mas não viva no passado. Aprenda com ele, mas não se castigue a respeito dele nem lamente o tempo todo sua passagem. Não fique atolado no passado".

"Aprenda a se perdoar e a perdoar os outros. Peça perdão aos outros. O perdão enternece o coração, esgota o rancor e dissolve a culpa".

"Procure ocupar-se ou concentrar a atenção em questões que sejam do seu interesse, que lhe sejam importantes e lhe digam respeito. Mantenha um envolvimento apaixonado com elas".

"Seja qual for sua atividade, dedique-se a ela com cuidado, consideração e conscientização. Se nos concentrarmos em fazer o melhor possível em qualquer circunstância, sem ficarmos nervosos ou ansiosos a respeito, talvez descubramos que o que estamos fazendo passa a ser uma fonte de fruição e prazer, em vez de apenas uma obrigação".

"Mantenha seu coração o mais aberto possível, pelo maior tempo possível, para os outros e especialmente para você mesmo. Aja com generosidade, integridade e carinho".

"É muito importante sermos generosos e carinhosos com nós mesmos. Você é o único "eu" de que dispõe, por assim dizer. Dê-se apoio da mesma forma como age com delicadeza e compreensão em relação aos outros. Se você conseguir lamentar-se, aceitar-se e perdoar-se, estará dando o primeiro passo nessa direção. (...) Cada vez que você pensar em algo negativo a seu respeito, pense também em algo positivo. Pense em algo bom. Pense em modos de agir com mais delicadeza e atenção com o seu próprio eu".

"... Ele disse: "Aqui é Deus falando e Ele está dizendo 'você não estaria procurando se já não tivesse me encontrado'. Essa é uma afirmação profunda. O fato de você estar procurando significa que você já estabeleceu uma ligação espiritual. Você não estaria procurando alguma coisa se não acreditasse que ela existisse para ser encontrada. A fé consiste essencialmente em acreditar".

"É nisso que eu também acredito. Não sou uma onda, sou parte de toda a humanidade. Vou morrer, mas também vou continuar vivo. De alguma outra forma? Quem sabe? Mas acredito que faço parte de um todo maior".