Contos de Honra e Sangue

Resenhas - Contos de Honra e Sangue

Fábbio @omeninoquele 27/07/2023

Maravilhoso!
#OMeninoResenhando

"Há quanto tempo os dois cavalheiros estão duelando? Há horas. Não restam dúvidas quanto a isso. Como também não restam dúvidas de que ambos já se feriram mortalmente. No entanto, os dois continuam a batalha. E ora jorra sangue de um, ora jorra sangue de outro."

Nos contos desse quadrinho, somos levados a situações onde é retratado essa dupla tão amplamente que, se pautou por muito tempo na ética da sociedade. É por nome da honra que muita injustiça aconteceu e acontece, e é por nome de sangue que reis e ditadores subiram ao poder e transformaram o mundo num lugar ainda pior.

Nessas histórias, nos deparamos com o desenvolver desses dois tópicos, tão inerentes à condição humana. E vemos de forma clara, ácida situações em que a humanidade se baseou em honra e sangue e o quão reflexivo é o que esses contos nos trazem. Afinal a humanidade evoluiu ou insiste em se pautar em erros do passado?

Na primeira história, nos deparamos com a situação de um ditador morto que é levado à outro lugar pelos seus soldados e quando se deparam com os inimigos, tudo que fazem é tentar manter o corpo a salvo, mas com que finalidade? Na história seguinte, o último dragão põe em perigo um pequeno vilarejo, e quando um caçador aparece, prometendo dar fim ao perigo que o dragão representa, os próprios moradores decidem que a espada do caçador vale mais do que suas vidas, numa visão de ambição desmedida. Em "uma questão de honra" temos dois cavalheiros brigando em nome de suas honras e passam o tempo em interminável duelo nos levando a pensar se o ódio e a própria honra vale mais do que a humanidade. Na história a seguir, o que vemos é a história da volta de um herói de guerra, que tenta se encontrar novamente, mas acaba cometendo erros que o colocará em situações complicadas e nos fará pensar que a vida na sociedade pode muito ser pior do que a vida na guerra. E em "Tempestade sobre a montanha" vemos a história de dois caçadores de recompensa, que ao flagrarem um homem, inimigo do governo prestes a morrer, disputam como que farão para receber a recompensa, nos levando a crer que o mundo é mesmo dos mais fortes e de quem é mais esperto.

O livro tem traços bastante bonitos e me deram a cada conto essa experiência tão completa e por vezes que me causou revolta, mas também reflexão acerca da sociedade e do ódio que nos toma diariamente. E certamente esse é uma obra que vale muito a pena ser relida, pois, sempre dá pra se ter uma nova visão a respeito de nossa sociedade, a partir dessas histórias. Eu recomendo muito!!!

#ContosDeHonraESangue #WanderAntunes #UltimatoDoBacon

site: https://www.instagram.com/p/Cu-Ub8fP3aa/?img_index=1

Claudinei 14/04/2022

Não é uma leitura fácil, mas é excelente
Existem gibis fáceis de se ler, que diverte e entretem e você finaliza a leitura rapidamente com um sorriso no rosto, esse aqui não é um deles.
Wander Antunes traz em 68 páginas 5 contos, curtos, completos e complexos pra fazer o leitor ir escavando as camadas dos mesmos e coçar a cabeça na hora de concluir com “isso refere-se a tal situação, mas poderia muito bem se referir aquela outra”, é o tipo de leitura que vem pra te “derrubar da rede” da zona de conforto de leituras mais tranquilas pra te fazer pensar um pouco fora da caixa.
Como falei são contos curtos, não vou ficar resumindo um a um pois acabaria entregando muito pra quem ainda vai ler, mas como o próprio título diz são sobre o tema honra e sangue, carregado de criticas sociais, mas sem puxar floreios pra nenhum lado, mas uma “chacoalhada” bem dada no leitor, onde o que pode significar “honra” para alguns, pode representar para outros, ganancia, vingança, sacrifícios desnecessários , inveja rancor , traição e consequentemente essas sensações negativas vem acompanhadas de derramamento de sangue, ou seja, o titulo casou perfeitamente com os contos aqui reunidos. Não espere nada heróico carregado de atos de coragem, mas algo que o levará a refletir com certeza, obviamente a sua conclusão poderá ser bem diferente da minha, mas acredito que a sensação de inquietação durante a leitura, não.
Graficamente falando a edição está bem caprichada com capa cartonada e miolo em papel couche (se não me engano), com roteiro, arte e cores muito bem feitos por Wander Antunes.
Mais um ponto a favor da Ultimato do Bacon que vem valorizando o trabalho de artistas nacionais entregando aos leitores materiais de ótima qualidade.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

Lisvaldo César 17/06/2023

Inovador
Contos independentes contados de forma inovadora ...Top d+ ..Já li, Já vi, Amei
Vale a pena cada página

Rodrigo.Calza 23/02/2024

Contos curtos tento temos um fio condutor a honra e como muitas vezes elas só são lavadas a base do sangue! E como muitas vezes os homens perdem suas essenciais para a cegueira da honra!