Bandeira Branca

Bandeira Branca Monique Machado

Resenhas - Bandeira Branca

Gisele (@enquantoissoleio) 02/08/2022

Um excelente drama familiar nacional
Em um sábado comum Luísa decide ir à padaria e, após uma situação dramática, reencontra Júlio César, seu primeiro e grande amor. A partir desse acontecimento, vamos retornar junto com nossa protagonista e narradora para o último ano deles no ensino médio e entender como esse namoro começou e quais foram as consequências do término na vida de ambos.

Com esse salto temporal na narrativa acompanhamos o nascimento desse namoro juvenil, com toda intensidade que só o primeiro amor carrega. A escrita em primeira pessoa nos conecta rapidamente com a Luísa e passamos a conhecer mais sua vida e seus pensamentos. Desde a vergonha de morar em um puxadinho no condomínio onde o pai é porteiro, até as aventuras de frequentar um bar badalado com amigos da escola em que é bolsista. Enquanto isso, os capítulos no tempo atual são preenchidos por mágoas e arrependimentos.

A protagonista é uma mulher não branca que tem seus dilemas pessoais e acaba envolvendo todos a sua volta em uma rede de mentiras. Há um aviso da autora para os gatilhos do livro e gostaria de deixar claro aqui também que nele há representação de um relacionamento abusivo, racismo, automutilação e aborto.

Fiquei extremamente feliz em encontrar esse livro nacional dentro do gênero que mais gosto de ler e que funcionou super bem comigo, só me desconectei dos personagens em alguns poucos momentos em que considerei as explicações desnecessárias e sinto que isso poderia ter sido incluído no enredo de forma mais natural.

Em resumo, recomendo demais para quem curte drama familiar ?
DANILÃO1505 01/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

GabyLC 24/12/2022

Tem um olho na minha lágrima
Que livro bom, eu sofri e amei esse livro na mesma intensidade, odiei a personagem mas de certa forma entendi que ela errou em busca do amor, se foi certo em procurar a terapia, ela deveria ter feito o mesmo, mas acredito que ela não tinha condição ou meios pra procurar ajuda, talvez nem soubesse que precisava, mas a forma como o livro acaba, me confortou e me matou ao mesmo tempo, é um livro pra repensar e chorar, eu recomendo demais, geralmente não é o estilo que eu leio, mas eu com certeza recomendo.

Jess_ 24/07/2022

Forte, intenso e perfeito.
Luísa, uma menina forte, que tem uma vergonha de suas origens, mas lá no fundo é uma boa pessoa. Doida para que seu aniversário de 18 anos chegue logo para que possa comemorar com muito empolgação.

Júlio Cesar, um menino determinado, estudioso e muito firme nas coisas que quer e deseja, sempre sendo muito bondoso e inclusivo com as pessoas.

Próximo ao aniversario de Luísa, ela e sua amiga vão a um Bar chamado Vulgar, e se encontram com dois colegas de sala, um deles é Júlio Cesar, que assim que a viu a parabenizou e logo os quatro se entrosaram em uma conversa leve e divertida. Júlio e Luísa, ficaram bem envolvidos e acabaram se beijando no calor do momento. Devido a atração dos dois e o amor que começou a se desenvolver, decidiram firmar as coisas e começaram a namorar, mas não foi fácil, tinha o preconceito da mãe de Júlio com Luiza, e pior as mentiras que Luísa começou a nutrir em seu relacionamento com Júlio.

Devido a um acontecimento acalorado os dois terminaram, e não se viram mais. Anos depois, acabaram se encontrando em um acidente de carro, que sem nem perceber Luísa vê que tem a chance de poder dizer a seu ex-namorado tudo aquilo que não disse antes.

Uma obra intensa e forte, temos dois tempos na obra, o período em que o casal era jovem e estava na escola ainda se conhecendo, e quando mais velhos, em que ocorreu o acidente. Você sente as coisas ficando mais intensas a cada passar de páginas, a forma como Luísa cria uma pirâmide de mentiras, a forma como Júlio cai em todas elas e a cada dia mais pode sair perdido da situação. A instabilidade emocional de Luísa e tudo mais, só deixam a obra ainda mais intrigante.

Aprendi inúmeras coisas com essa obra, é uma delas é que precisamos falar as coisas quando ainda temos a chance, a vida é imprevisível em um segundo você está ali rindo e curtindo, mas no outro pode ser que tudo mude em um estalar de dedos e você irá perder essa chance, seja de fazer algo ou de falar algo importante para alguém. O quanto precisamos ser gratos pelo momento que estamos vivendo e aproveitar essa chance.

O quanto perdemos tempo fingindo ser quem não somos, para agradar outra pessoa, e as vezes essa pessoa ia gostar muito mais do nosso verdadeiro eu. O tempo que perdemos fingindo ser quem não somos para alguém que demonstra o tempo todo que podemos ser verdadeiros, como o próprio livro diz ''tentando impressionar quem não precisa ser impressionado''

Uma obra que te mostra o quanto a vida é curta, que te ensina a correr atrás do que você quer, a importância do perdão, um livro intenso que a autora te guia para um lugar feliz e depois do nada ela muda o caminho das coisas e arranca aquilo de você kkk. Mas ela já estava tirando, só que a escrita é tão envolvente que você mal percebe isso. Digo que a obra vai ensinar muito mais do que eu escrevi aqui, mas nunca vou conseguir escrever tudo o que a obra pode te fazer te sentir, sei que a cada momento que eu pensar nesse livro vou conseguir pensar em algo novo.

Indico muito esse livro, deveria ser uma leitura obrigatória.

Meias de Abelha 05/08/2022

Uma história surpreendente
A história começa com o presente em um terrível acidente com Luísa. E o causador? Seu ex.

Passado:
Luísa é uma adolescente que sofre com preconceitos por ser negra. E seu pior momento foi quando conheceu sua sogra, que não esconde seu preconceito.
Foi então que Luísa começou com suas intermináveis mentiras por vergonha de seu pai ser porteiro, de sua mãe que a abandonou quando ainda era pequena, do local onde mora e claro, para mostrar para sua sogra que ela tem as mesmas condições.

Júlio Cesar seu namorado é atencioso, amoroso e faz tudo por ela, sem desconfiar de todas as mentiras, já que ela tinha resposta para todos seus questionamentos. O namoro deles parecia um sonho, ambos faziam planos para o futuro, porém com a chegada da faculdade tudo começou a mudar. Luísa fica possessa de ciúmes e imaginando em vários momentos Júlio a traindo e com isso as mentiras foram aumentando para trazer ele para mais perto dela.
Mas chega o momento em que a vida de Júlio desaba ao descobrir toda a verdade. Luísa foi capaz de contar a pior mentira, aquela que por pouco não acabou com a vida de Júlio e dos tios dela Rosana e Gilberto, que sempre a tratavam como filha. Luísa não mediu a consequência de suas mentiras, afastando todos que a amavam.

Presente:
O desespero de Luísa, que vê diante de seus olhos o amor de sua vida e o perdão que tanto desejou. Tantas coisas a serem explicadas depois de anos sem vê-lo e agora não consegue pronunciar uma palavra. Será que o destino vai uni-los novamente? Acompanhamos o que Júlio passou depois de todas as mentiras reveladas, de todo o seu tratamento com terapeuta para se reerguer e dar uma chance ao seu coração. Sabemos que no momento do acidente, Júlio está bem e pronto para seguir sua vida.

Gente, que história!!! Meu primeiro contato com a autora e me vi devorando o livro... confesso que estava tão bom, que dava umas enroladas para não terminar rápido ??

Siga o Meias no Instagram e fique por dentro de muitas novidades no mundo literário.

Monique.Machado 12/02/2023

Bandeira Branca é um livro repleto de emoção que mostra a força do amor e a possibilidade de superar obstáculos.

Luísa e Júlio César têm um relacionamento conturbado que termina há quinze anos, mas eles se reencontram em um trágico acidente de carro.

Luísa tem uma chance de se redimir com o grande amor da sua vida, enquanto Júlio luta contra sentimentos guardados durante os últimos anos.

O livro traz à tona mágoas, ressentimentos, traições e arrependimento, e é capaz de transformar a experiência de um relacionamento abusivo em um grande e inesquecível aprendizado.

É uma narrativa que mostra como o amor pode ser mais forte que qualquer outra força e como é possível recomeçar, apesar de tudo.

Priscílla 04/08/2022

QUE LIVRO INCRIVEL
: Estou tentando encontrar palavras para descrever esse livro..
A autora consegue te envolver muito em uma escrita completamente fluida, e conseguiu abordar temas pesados em um modo que não me incomodou (cuidado se você é sensivel).
A escrita alterna entre passado e presente, sendo a Laura a principal narradora da estória.
Fiquei completamente envolvida com tudo e principalmente chocada com o final, NÃO ESTAVA PREPARADA PARA AQUELE FINAL, e digo mais, O LIVRO É INCRIVEL.

bibliotecadamalu 16/09/2022

Inesquecível!!!
Luísa e Júlio César se conheceram no ensino médio e se apaixonaram perdidamente um pelo outro, um relacionamento que surpreendeu a todos, já que além das diferenças sociais, eles eram assombrados pelas raciais.

Esse namoro que poderia ter sido perfeito, foi marcado por mentiras, mágoas e traições. Uma relação tão linda que se tornou abusiva até o momento de sua destruição.

Quinze anos depois, este ex-casal se reencontra em um acidente de carro e todos os sentimentos voltam com tudo. Seria este o momento de perdoar e esquecer as mágoas do passado? E eles teram tempo para isso?

O livro é intercalado entre o passado onde nós conhecemos o início da história de Luísa e do Júlio e o momento atual após o acidente de carro que resultou no reencontro deste antigo casal.

?? Este livro é diferente de tudo que eu já havia lido, comecei essa leitura com a expectativa de que fosse um clichê de reencontro como tantos outros que vemos diariamente pelo bookstagram, mas fui completamente surpreendida.

?? A escrita da autora me encantou, desde o primeiro capítulo eu me vi presa a está narrativa e ansiosa pelos próximos acontecimentos. E as atitudes dos personagens foram inusitadas para mim, foge do clichê. Este livro marcou a minha vida no mundo dos livros.

GlauciaK 20/04/2023

Incrível demais essa história !!
Me surpreendi demais com este livro. A autora trouxe uma história de amor construída em cima de muitas mentiras e um relacionamento abusivo , que levou a destruição de um amor tão lindo que podia ter durado pra toda vida .
Muito mais que uma história de amor , com reencontro e final feliz , a autora traz perdão e redenção . Foi emocionante conhecer essa obra e fiquei muito satisfeita com o desfecho da história. Recomendo muito essa leitura.

Deia tá lendo 12/04/2022

Que livro! Que história!
Bandeira Branca?
?Autora: @moniquemm18
?Págs.: 334
?Luísa é uma jovem que tem vergonha das suas origens. Na escola ela tem apenas uma amiga, quando Luísa completa dezoito anos ela e a amiga vão ao Vulgar comemorar, lá as meninas encontram com mais dois colegas de classe.
?Algum tempo depois Luísa e Júlio César começam um relacionamento que é alvo de vários comentários preconceituosos. Mas Júlio não esperava que isso viria também de sua mãe.
?O tempo foi passando e Luísa foi construindo um castelo de areia sem ao menos Júlio perceber e além disso, envolvendo várias pessoas.
Anos depois o reencontro acontece de forma inesperada e abrupta.
?O que o destino reserva a Júlio César e Luísa?
?Quote
"As pessoas eram preconceituosas e o preconceito na maioria das vezes surgia de onde a gente menos esperava."
?Minha opinião.
Alerta de gatilho.
Uma nova definição de relacionamento tóxico foi ativada!
O enredo tem vários temas e um deles é o preconceito.
O que achei super interessante foi ver as consequências que esse relacionamento teve para os dois.
A leitura foi muito fluída e rapidamente finalizei a história.
Os personagens são bem construídos e a história muito envolvente. Super indico!
?Você encontra o livro diretamente com a autora @Moniquemm18

L. H. Lourenço 31/05/2023

Incrível!
Um enredo muito bem alinhado entre o passado e o presente das personagens. Tive empatia com a protagonista, Luísa, de imediato. Muito interessante a relação feita pela autora entre o sofrimento físico e o emocional. Toda a história de Luísa e Júlio Cesar revivida, entremeando o passado e o presente nos capítulos. Final impactante. Parabéns, autora. Super recomendo a leitura.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 06/02/2023

Resenha: Bandeira Branca | Monique Machado
Bandeira Branca é um romance escrito pela autora Monique Machado, fui publicado de forma independente, eu recebi esse livro em formato físico em parceria publi da escritora. eu a conheci pelo podcas dela De livro não me livro quando ela entrevistou a Ana Claudia, a seguir ela me entrevistou em podcast e em live no Instagram para divulgar meu livro.

"Nos beijamos, entramos no carro e seguimos para nossa merecida festa de formatura." p.133

Alerta de gatilho para relacionamento abusiv0, aut0mutilaçã0, ab0rt0 e contém cenas de s3x0. Aborda a temática de preconceito. Esse livro é sobre a Luísa e o Júlio César, primeiro somos apresentados a Luísa que ela no começo ocorre um acidente trágico com ela e ela é atropelada mas por quem Júlio César vai ver e a reconhece pois eles namoraram por anos, atualmente ele se tornou agente federal. E o livro depois disso leva ao passado deles.

"Júlio parecia satisfeito com as explicações, até porque tudo indicava que o que eu dizia era verdade." p.95

O siginificado do título do livro também remete a um nome de música, Luísa fez o relacionamento ter ficado tóxico de acordo com as mentiras que ela contava. Júlio César é um bom rapaz e apaixonado e ela é obececada. Eu imaginava que seria ao contrário, será que Júlio César descobrirá os segredos da Luísa? Como será que acabará esse romance?

"O fato é que isso não me incomodava, mas eu sempre soube que seria diferente de todos aqueles que me rodeavam." p.39

Eu gostei muito desse livro, primeiramente me surpeeendeu pela escrita quando eu estava lendo dava curiosidade de ler cada vez mais a cada página, para saber o que acontece a seguir. Segundo vou entrevistar a escritora em live em Março no instagram vocês saberão mais sobre essa obra e terceiro meu personagem favorito é o Júlio César gostei dele. Pretendo ler mais obras da Monique futuramente se tiver oportunidade. Portanto gostei de ler essa obra nacional independente e eu indico.

"Aquele ser humano, que assim como eu, estava em choque, era César... Júlio César, como o grande Imperador." p.20

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2023/02/resenha-bandeira-branca-monique-machado.html

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 06/02/2023

Resenha: Bandeira Branca | Monique Machado

Alana.Michele 20/03/2023

Uma leitura intensa e cheia de ensinamentos
Luísa é uma jovem que tenta sobreviver aos dramas da adolescência e do colegial, tendo uma única e fiel amiga, Renata. Sendo bolsista em um colégio de alta classe sofre bullying constantemente, principalmente por ser uma das poucas alunas negras do colégio.

No dia do seu aniversário, ao sair com Renata para comemorar em um bar local, ela acaba conhecendo Júlio Cesar, que apesar de estudarem na mesma sala, nunca tiveram contato. A partir daí eles vivem uma história de amor forte e intensa, até que mentiras começam a ser inseridas no seu relacionamento.

Anos depois ele se reencontram no pior cenário possível: quando Luísa acaba sendo atropelada por ninguém menos que o seu amado, Júlio Cesar. E é aí que ela tem uma oportunidade para tentar se redimir com o seu grande amor.

É um romance intenso e carregado de sentimentos que faz o leitor refletir. O livro aborda sobre preconceito, racismo, classe social, relacionamento abusivo e dependência emocional. É uma leitura totalmente envolvente, fluida e rápida. Tem um Plot Twist muito bom. Já é o quarto livro que eu leio da autora e a cada obra me surpreendo mais com a sua escrita.

O livro intercala as passagens de tempo entre o passado (contando a história do casal) e o presente. Luisa é aquele tipo de personagem que tem umas atitudes que a gente pensa ?só acredito vendo? e mesmo a gente vendo a gente não acredita. Por ter sido abandonada pela mãe e não ter a atenção do pai ela cresceu carente de afeto, então quando ela finalmente recebeu atenção que sempre quis, queria mais. Para conquistar Júlio César e chamar a sua atenção, o que começou com uma mentira leve acabou se transformando em uma bola de neve. Luisa se tornar cada vez mais possessiva no seu relacionamento, começa a monopolizar a atenção do seu namorado e a manipular os seus sentimentos. Ela via que a cada fraqueza dele isso os aproximava mais e usava isso ao seu favor.

É um romance totalmente diferente do que eu estou acostumada a ler, mas que me surpreendeu bastante. É um livro cheio de ensinamentos e que faz o leitor abrir os olhos para os problemas que os rodeiam.

Gabi 17/05/2023

Intenso
? Luiza foi abandonada pela mãe ainda criança, criada pelo pai, ela não teve uma infância e adolescência fácil, sofreu todo tipo de preconceit0 por causa de sua cor e status social.

? Julio César é um homem protetor, sempre teve tudo o que queria, mas nunca se importou com o status social de sua família.

? Os dois se conheceram na escola, mas nunca tiveram contato, até que um amigo em comum convida Júlio César para ir com ele, comemorar o aniversário de Luíza, entre bebidas e conversas, os dois se aproximaram, e tempos de depois se envolveram.

? Tudo ia bem entre eles, até o caminho dos dois se separam na faculdade, cada um seguiu pra um destino, mas mantiveram o relacionamento, mesmo que o tempo juntos tenha diminuindo, porém as inseguranças de Luíza surgem, e ela começou a criar uma rede de mentiras e manipulações para que não perdesse Júlio César.

? Quando suas mentiras vieram a tona, Júlio César foi embora sem olhar para trás. E Luíza cansada das brigas com sua família, saiu de casa se afundando no alcoolismo.

? Anos depois um acidente, os colocou frente a frente, mas será que Luíza terá tempo de pedir perdão ao homem que sempre amou?

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da autora, e me surpreendi. O livro traz uma história intensa, que nos envolve nos dramas da protagonista, e nos faz refletir sobre como o abandono pode mexer com a saúde mental.