Blanche em Apuros

Blanche em Apuros Barbara Neely

Resenhas - Blanche em apuros

Gu Vaz 11/08/2022

Receio e força
Blanche White é uma trabalhadora doméstica negra que se vê em uma situação inesperada ao ter que lidar com a falta de responsabilidade de patrões brancos. Inserida em um novo ambiente e tendo que ficar escondida das autoridades , torna-se uma espécie de detetive de ocasião, juntando peças de um mistério à medida que tenta resolver a própria situação. O humor ácido de Blanche e a crueza de suas experiências trazem força a uma história que seria apenas comum, além de expor o cinismo e extremo preconceito de pessoas brancas do sul dos Estados Unidos.

gabriella.malta 06/01/2023

Enfadonho
O livro contém falas e passagens interessantes quando denuncia e comenta sobre a sociedade racista do sul dos Estados Unidos, porém os pontos positivos param por aí. Achei o mistério chato, previsível e os personagens unidimensionais e irrealistas.

yasmine 30/07/2022

É um bom livro, provavelmente eu coloquei muita expectativa de que seria sobre uma investigação, mas está mais para o velho disse me disse, onde ela descobre as coisas sem querer. Mais vale a leitura por conter várias críticas socias certeiras.

Andrielle Gomes 15/08/2022

Muito bom, mas...
A representatividade no livro com sua personagem fora dos padrões é incrível e um verdadeiro tapa na cara, porém, achei que o final poderia ter entregado bem mais para se tornar um favorito do gênero.

Bru Fátima 19/08/2022

Diferente de todos os thrillers policiais que já li, Blanche em apuros vai na contramão do tradicional inicio com assa.ssinato.

Primeiro a autora nos apresenta aos personagens, seus traços de personalidade, comportamentos, história de vida, possíveis motivações; tudo isso por meio da narrativa e olhar ironico, singular e humor ácido da protagonista.

Por falar em protagonista, Blanche White, mulher negra, meia idade, pobre, solteira e totalmente subjugada por seus patrões e pela sociedade desde que nascera. Blanche é astuta e inteligente, apesar de não deixar isso transparecer. Sabe o que esperam dela, mas tem a vantagem de saber muito mais que acreditam que um simples serviçal pode compreender.

Na trama Blanche é ousada e para se salvar de uma família sinistra ela vai precisar usar de toda sua sabedoria para desvendar um assas.sinato, este que por sinal é o tempo todo esperado ao longo da leitura, mas como e quando acontece, não.

Me surpreendi com a revelação de quem estava por trás e compreendi totalmente os rumos que o fato levou, a vida infelizmente é assim.

Já Blanche pode ter surpreendido algumas pessoas com suas ultimas decisões, mas eu a achei brilhante e acima de tudo honrada, manteve-se digna mesmo dentro de uma situação imunda e a qual ela poderia ter se beneficiado grandemente.

Arthécia 12/08/2022

Leitura Rápida
A leitura é rápida é um livro curtinho que dá para ler em uma tarde. Minhas impressões: na metade da história eu já estava entendendo para onde a história estava se encaminhando e tinha algumas respostas para os possíveis mistérios... Inclusive quem estava por trás das mortes. O que não curti muito, já que isso me dá sensação de previsibilidade. No fim das contas eu estava certa nas teorias (É legal acertar as algumas coisas mas, quando é de forma demasiada meio que quebra a graça da coisa) minha opinião. Achei a resolução muito rápida e com informações jogadas, como se a autora estivesse com pressa de finalizar o livro em tantos capítulos ou páginas e por isso precisou esclarecer tudo ali de forma ligeira. Isso para mim soou meio negativo já que para um livro de investigação/policial (Eu entendi assim algo meio Agatha Christie) senti que ela poderia ter desenvolvido mais os personagens e encorpado mais as descobertas da Blanche. Enfim, é isso.

Raquel.Euphrasio 10/10/2022

Um policial focado na história dos personagens, nas suas personalidades, nos seus desejos e escolhas, o tipo de narrativa policial que eu gosto de ler.

Natalia.psico.literatura 08/11/2022

Blanche White me cativou
A protagonista deste mistério não é o que normalmente se esperaria: uma empregada fugindo da lei por passar cheques sem fundo.

A mulher no centro deste mistério é Blanche White, e seu patrão não pagou a ela o que devia. Ao escapar do tribunal depois de um momento de confusão, ela decide se esconder da lei assumindo uma nova posição como cozinheira temporária e governanta de uma família.

Ela rapidamente vê que as coisas estão fora de ordem na casa. A tia idosa, Emmeline, é ?alcoólatra?, o marido, Everett e a esposa, Grace, têm problemas, e o sobrinho Mumsfield com Síndrome de Down, é subestimado e maltratado.

As coisas, é claro, dão errado na casa, e sua investigação se inicia?

Queria ter lido esse livro anos atrás, quando ouvi falar sobre ele pela primeira vez! Blanche White é uma personagem fantástica - inteligente e perspicaz, usando habilidades inatas e observações adquiridas de anos trabalhando como cozinheira e governanta para investigar uma série de assassinatos e outros crimes.

Neely combina comentários sociais inteligentes com uma história divertida. Uma geração de escritores de mistério a citam como sua inspiração, com razão. Os fãs do mistério tradicional que ainda não conheceram Blanche devem aproveitar a oportunidade mais cedo ou mais tarde - eu posso ter esperado um pouco, mas você não precisa mais!

Esse é o primeiro livro de uma série, e eu já tô louca pra saber se dona DarkSide publicará o restante dela por aqui.. espero que sim

Leia Preta Leia 03/01/2023

Uma Miss Marple Preta, gorda e feminista
Não me espantaria se você nunca tivesse ouvido falar de BLANCHE WHITE, mas se você for fão de Agatha Christie saiba que ela lembra o jeito investigativo de Miss Marple, mas em um recorte muito diferente. Blanche é uma mulher preta de meia idade que trabalha como faxineira nos estados racistas do Sul norte-americano e usa sua intuição, capacidade de observação e inteligência para investigar (e bisbilhotar) crimes e mistérios na casa de patrões brancos. Blanche aparece pela primeira vez nesse livro "Blanche em Apuros" em 1992, onde Neely nos introduz a esperta e cativante negra retinta que trabalha duro como faxineira para sobreviver e sustentar seus dois filhos (sobrinhos) adotivos. Ela utiliza sua percepção, letramento racial e esperteza para sobreviver e suportar o mal tratamento das madames brancas ricas em um mundo de invisibilidade, racismo e machismo.

Até que um crime acontece e Blanche acaba sendo envolvida em uma trama de assassinato, correndo o risco de se tornar a suspeita principal. Aí, essa mulher extraordinária se lança em um desafio para se salvar e descobrir o real assassino, utilizando sua astúcia e sua aguçada percepção da personalidade dos patrões brancos. Misterioso, investigativo, irônico e ao mesmo tempo crítico ao racismo, Blanche em Apuros consegue misturar uma trama de mistérios digna da Rainha do Crime, com uma obra profunda de letramento racial e crítica afrofeminista. Vale muiiiito a pena ler e conhecer a obra dessa diva ativista dos direitos civis e dos direitos das mulheres, Barbara Neely que faleceu em 2020.

Jéssica 26/04/2024

Esperava algo diferente
Pela sinopse do livro eu esperava uma história bem diferente e bem mais dinâmica do que realmente foi.