Login

Resenhas
Mais Gostaram

naniedias 17/09/2010

Tristão e Isolda, de Helena Gomes
A história de Tristão e Isolda já foi contada e recontada muitas vezes. A autoria da história é desconhecida, sabe-se apenas que foi recontadas por muitos, muitas vezes.
E agora a lenda é recontada pela brasileira Helena Gomes.
Tristão não conheceu os pais. O pai havia sido morto por um usurpador do trono, e a mãe morreu logo após conceber o menino. Para protegê-lo, um dos antigos súditos de seu pai, tomou como filho e colocou outra criança morte em seu lugar.
Mas o sangue real está nas veias do menino, que ao crescer vai se tornando um excelente guerreiro e um magistral menestrel. Até que um dia, ele resolve ir às terras da Cornualha, onde mora Mark, irmão de sua mãe. Lá, ele começa a demonstrar quem realmente é.
E quando um meio gigante da Irlanda vem ameaçar o povo de sua terra, Tristão não pensa duas vezes antes de atacá-lo.
E com toda sua coragem, ele consegue vencê-lo. Mas antes de morrer, o gigante feriu Tristão e, na lança que trespassou o ombro do guerreiro, havia um veneno mortal feito pelas Fadas.
Dias se passam sem que Tristão consiga se curar. Até que ele resolve ir até as névoas - o último recanto da magia - que sempre clamam por ele. É lá que ele irá conhecerr Isolda, a mulher pela qual ele irá se apaixonar perdidamente e que também será responsável por curá-lo.

O que eu achei do livro:
O livro é maravilhoso - a história de um amor ao mesmo tempo impossível, verdadeiro, ingênuo e inocente. Acompanhar a trajetória de Tristão e Isolda é uma delícia! Helena Gomes contou a história trágica desse casal apaixonado de maneira magistral.
No início do livro, a própria autora diz que em muitas versões, os personagens são incoerentes nos diversos capítulos. Isso não acontece nessa versão: Tristão é sempre o mesmo guerreiro corajoso, mas que é tímido em muitos momentos e que carrega muitas dúvidas consigo e Isolda é uma mulher de bom coração e de fortes convicções.
Os personagens são muito bem retratados, embora, principalmente no caso dos dois protagonistas, sejam um pouco "irreais", devido aos poucos defeitos. Mas como é uma história de amor, uma lenda medieval, isso torna a história ainda mais romântica.
A presença da magia no livro é um bônus, além das descrições das terras e dos costumes britânicos. Ler esse livro é realmente uma viagem ao passado. Apesar de algumas diferenças, ele retrata a época de uma maneira muito parecida com a qual eu já havia lido em outros livros, o que deixou a leitura ainda mais especial! O tempo todo eu fiquei lembrando do livro "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley, por exemplo. Principalmente porque também cita que a magia estava deixando a bretanha e que seu último refúgio era na névoa.
Entretanto, o livro não é só de amor, também traz muitas aventuras, lutas, intrigas... Em um estilo leve e gostoso de escrever, Helena Gomes traz essa história recontada de uma maneira que instiga a leitura!
A edição é primorosa, em uma folha especial (do tipo que é usada em livros de artes, que é meio plastificada) e com muitas ilustrações. Leitura super recomendada!

Nota: 9
Dificuldade de leitura: 7

Leia mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com/

Livia 24/08/2012

Awesome
Eu ganhei esse livro da escola, e no começo não fiquei com muita vontade de ler, mais depois de comecei a ler não me arrependi nem por um segundo. O livro conta uma história fascinante que prender o leitor em seu mundo mágico, você fica com raiva, dó, felicidade e vontade de chorar. Tem uma escrita fácil de ser entendida e surpreendente.

Suzana 02/03/2012

Esse foi o livro que marcou a minha vida. O livro mais bonito que á li. Julguei pelo nome e capa como todo mundo na escola fez. Mas depois do conselho da minha professora de português eu comecei a ler o livro. Por mais que a história atravessou décadas, teimei em pensar que seria como qualquer outro romance, com o final feliz para sempre e etc. Mas eu estava errada e quanto mais eu lia, mais eu ansiava para virar as páginas. Li ele todo em dois dias! E mesmo achando ridículo da minha parte, não hesitei ao ver meus olhos transbordando de emoção, no fim. Esse livro acendeu meus sonhos, aumentou meu prazer pela leitura. Eu não consigo explicar a quão bonita a história é. Só posso dizer que todos deviam ler.
Vanessa 25/02/2014minha estante
Marcou a minha vida também. Livro ótimo, fácil leitura, e com um valor enorme, por ser uma história antiga, mas que traz muito bom conteúdo, de romance e guerras.

Thalía ! 10/02/2014

Perfeito ..
Um amor verdadeiro que sobreviveu além do último suspiro e que mesmo com todo sofrimento continuou forte.
E um final muito triste para uma história tão sofrida de amor. Esse Livro é a prova de que um amor verdadeiro NUNCA ACABA.
Esse vai ser o livro que com certeza esse será um dos que eu vou ter sempre em mente e quando estiver triste , vou lembrar do amor deles , qe me tocou profundamente. ♥

Jhon 28/01/2012

Tristão e Isolda - Recomendo
Pessoas, nao costumo fazer resenhas, mais passo aqui só para dizer que "superecomendo" este livro.
Um dos melhores que já li, uma mistura de romance, aventura, suspense....
para quem gosta de clássicos e também de emoção, este é o livro..
e o melhor além de ser curtinho te prende e envolve de uma certa forma q em menos de uma semana tenho certeza que irá ler.
Fica a Dica!!
Vanessa 25/02/2014minha estante
Você tem razão, o livro é ótimo, super recomendado para quem gosta de um romance cheio de aventuras e intrigas!

Publicidade

logo skoob beta
"Uma ferramenta como essa pode certamente ser usada por professores para incentivar a leitura"

Jornal do Brasil