Tristão e Isolda

Tristão e Isolda Helena Gomes

Resenhas - Tristão e Isolda

Carol 27/05/2021

Me surpreendeu
Uma história clássica que foi contada muitas vezes de diversas maneiras. Até a metade do livro tudo parecia bem chato e sem sentido algum. Porém, a curiosidade vence e valeu a pena continuar até o fim. A história me surpreende positivamente, foi bem bonito e verdadeiro no final das contas.

Gabriel1994 11/05/2022

Tristonho e Osvalda
Apesar de toda essa melosidade que afeta meu ranço, gostei muito do livro!

Essa coisa que os livros românticos tem de construir um heroi fodaum e mata-lo por conta de um amor inconcebível ou não correspondido dá uma raiva kkkkk.

Mas é aquela raiva que faz parte da leitura, até porque se tratando da leitura e do livro em si, fora uma história formidável, com personagens cativantes e envolventes, com uma ambientação bem fotográfica (dado também pelas ilustrações que alimentam ainda mais a imaginação).

Tristão é um personagem que se encaixaria muito bem em um livro de fantasia maior e com mais ações, fiquei curioso imaginando este jovem guerreiro lutando ao lado de Arthur. Poderia ter uma história alternativa na qual ele opta por passar algumas temporadas na Távola Redonda lutando ao lado de grandes guerreiros em grandes batalhas? Acho que facilmente sim!

Vale ressaltar o formato diferente do livro "quadradão" a folha diferente que dificilmente amassa ou mancha com o tempo e a diagramação confortável e que contribui total para a fluidez.

Uma leitura leve, formidável, rápida e muito cativante que merece minha recomendação e avaliação com digníssimas 4 estrelas!!

*Este livro harmoniza bem com musica de fundo, de preferência celta, haha*
Thais645 11/05/2022minha estante
Quando eu era adolescente, cismei com músicas celtas, comprava trocentos CDs e ficava ouvindo o dia todo, trancada no quarto, e acendia incenso. Meu pai cismou que eu tinha virado maconheira por conta desse evento kkkkkkk mas era bom demais ouvir, até hoje curto.

Gabriel1994 11/05/2022minha estante
Kkkkkkkkk coisa de rippie fz isso

Thais645 11/05/2022minha estante
Ahajahahah total

naniedias 17/09/2010

Tristão e Isolda, de Helena Gomes
A história de Tristão e Isolda já foi contada e recontada muitas vezes. A autoria da história é desconhecida, sabe-se apenas que foi recontadas por muitos, muitas vezes.
E agora a lenda é recontada pela brasileira Helena Gomes.
Tristão não conheceu os pais. O pai havia sido morto por um usurpador do trono, e a mãe morreu logo após conceber o menino. Para protegê-lo, um dos antigos súditos de seu pai, tomou como filho e colocou outra criança morte em seu lugar.
Mas o sangue real está nas veias do menino, que ao crescer vai se tornando um excelente guerreiro e um magistral menestrel. Até que um dia, ele resolve ir às terras da Cornualha, onde mora Mark, irmão de sua mãe. Lá, ele começa a demonstrar quem realmente é.
E quando um meio gigante da Irlanda vem ameaçar o povo de sua terra, Tristão não pensa duas vezes antes de atacá-lo.
E com toda sua coragem, ele consegue vencê-lo. Mas antes de morrer, o gigante feriu Tristão e, na lança que trespassou o ombro do guerreiro, havia um veneno mortal feito pelas Fadas.
Dias se passam sem que Tristão consiga se curar. Até que ele resolve ir até as névoas - o último recanto da magia - que sempre clamam por ele. É lá que ele irá conhecerr Isolda, a mulher pela qual ele irá se apaixonar perdidamente e que também será responsável por curá-lo.

O que eu achei do livro:
O livro é maravilhoso - a história de um amor ao mesmo tempo impossível, verdadeiro, ingênuo e inocente. Acompanhar a trajetória de Tristão e Isolda é uma delícia! Helena Gomes contou a história trágica desse casal apaixonado de maneira magistral.
No início do livro, a própria autora diz que em muitas versões, os personagens são incoerentes nos diversos capítulos. Isso não acontece nessa versão: Tristão é sempre o mesmo guerreiro corajoso, mas que é tímido em muitos momentos e que carrega muitas dúvidas consigo e Isolda é uma mulher de bom coração e de fortes convicções.
Os personagens são muito bem retratados, embora, principalmente no caso dos dois protagonistas, sejam um pouco "irreais", devido aos poucos defeitos. Mas como é uma história de amor, uma lenda medieval, isso torna a história ainda mais romântica.
A presença da magia no livro é um bônus, além das descrições das terras e dos costumes britânicos. Ler esse livro é realmente uma viagem ao passado. Apesar de algumas diferenças, ele retrata a época de uma maneira muito parecida com a qual eu já havia lido em outros livros, o que deixou a leitura ainda mais especial! O tempo todo eu fiquei lembrando do livro "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley, por exemplo. Principalmente porque também cita que a magia estava deixando a bretanha e que seu último refúgio era na névoa.
Entretanto, o livro não é só de amor, também traz muitas aventuras, lutas, intrigas... Em um estilo leve e gostoso de escrever, Helena Gomes traz essa história recontada de uma maneira que instiga a leitura!
A edição é primorosa, em uma folha especial (do tipo que é usada em livros de artes, que é meio plastificada) e com muitas ilustrações. Leitura super recomendada!

Nota: 9
Dificuldade de leitura: 7

Leia mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com/
Aline 18/02/2021minha estante
Um clássico da literatura prevalecendo a personagem Isolda descente de fadas e modo angelical. Adoro os costumes britânicos e a lenda medieval só deixa tudo mais encantador.

Pittel 21/04/2024

Tristão e Isolda
Livro muito bom, personagens interessantes e belos locais.
Porém os assuntos são trocados facilmente, e o final decepciona um pouco.

Livia 24/08/2012

Awesome
Eu ganhei esse livro da escola, e no começo não fiquei com muita vontade de ler, mais depois de comecei a ler não me arrependi nem por um segundo. O livro conta uma história fascinante que prender o leitor em seu mundo mágico, você fica com raiva, dó, felicidade e vontade de chorar. Tem uma escrita fácil de ser entendida e surpreendente.

Beatriz 15/11/2021

UM FARDO!
??TEM SPOILER???MAS É UM CLÁSSICO GLR!?

Ora, lamentei me de escrever lhes estas palavras mas: -QUE MERDA!

Tive que ler por causa da escola, amo ler, mas quando a escola pede dá uma vontade de ir pra Nárnia....(na real nem preciso da escola pra isso kkkk, alô Edmund?)

Zueira, o livro nem é tão ruim assim, mas a escrita é antiga, esse é um clássico e tem uma escrita muito densa.

Basicamente fala sobre um cara chamado Tristão que era um príncipe e vira órfão aí umas pessoas o abrigam por um tempo, porém dps eles acham melhor o próprio tio cuidar dele ( rei Marcos da Cornualha), mas aí ele fala que não quer q saibam que ele é sobrinho do rei pra não ter favoritismo e blá blá blá...

Então ele conquista o povo quando ele derrota um gigante, porém ele fica muito ferido pq na lança tinha veneno. Praticamente em decomposição resolve dar uma de Moana e ir pro mar só com comida e a harpa dele:

Tristão:"- mó paz"?????

Aí DO NADA ele vai parar na Irlanda inventa uma história de que foi raptado por piratas e o povo simpatiza com ele. Aí a rainha (q era irmã do gigante que ele matou, e ela mesma tinha feito o veneno) dá a cura pra ele, e fala para a princesa cuidar dele ( a Isolda).

Que por acaso tem 12 anos, vou repetir-lhes, DOZE ANOSSSSS!!! E o marmanjo vinte e poucos! Ok, entendo que tem contexto histórico e na época as mulheres casavam cedo, mas eu não posso simplesmente ignorar esse fato sem antes comentar.

Blz, aí ele volta pra terra Cornualha :

Rei: Como você tá se sentindo??

Tristão: Eu estou me sentindo ?AdOrÁvEl??

O povo começa a fazer pressão no rei falando q ele tava véio e tinha que casar, ele se faz de sonso, e um dia dois passarinhos aparecem na janela do rei com um fio de cabelo louro que parecia um fio de ouro e ele entra na brisa que quer se casar com a dona do fio de cabelo, logo o Tristão reconhece q era de Isolda e parte para a Irlanda pra buscar ela pra se casar com o tio.

No dia seguinte q ele chega lá ele descobre q tem um dragão ameaçando o povo, então ele mata o dragão e consegue a benção do rei de levar a Isolda. No caminho eles ficam com sede e bebem da poção do amor (q tava misturado em um vinho que a rainha tinha feito pra Isolda beber na noite de núpcias)...

Tristão:"- Aqui eu posso parecer feio, mas na Irlanda do norte eu sou ídolo"???

ACHO QUE DEU PRA ENTENDER NÉ? FIZ UM RESUMO BEEM RESUMIDO MSM.

Achei chato, cansativo, desgastante...talvez tenha sido pq tive q ler obrigada?...sim...mas também não é o tipo de livro que eu gosto msm, então estou feliz que terminei aleluias senhor!!!!?

Nika 24/05/2022

Vamos lá...
Vejo esta história muito parecida com outra extremamente famosa, que a maioria conhece, Romeu e Julieta, percebi poucos fatores diferentes entre as duas historias

Kevin.Souza 10/06/2020

Foi meu primeiro livro. E a releituradessa historia, após 7 anos, me cativou da mesma forma incrível como se fosse a primeira vez. É lindo como os acontecimentos e os personagens se conectam fazendo com que o leitor nao pare de ler nunca!!!

essicristina 01/05/2023

?? meu filho, você nasceu em um momento de muita tristeza ? sussurrara a rainha. Aquelas se tornariam suas últimas palavras.? Por isso vai se chame Tristão.

Claro que o menino detestava o nome. ?Bem, podia ser pior?, costumava pensar, ?melhor Tristão do que Tristonho!? Além disso, com seus doze anos, já sabia o que evitar: que um grande amor também lhe roubasse a possibilidade de ter um futuro??

Sempre que eu gosto muito de alguém, ou de alguma coisa, acabo me deparando com um poço profundo em meu interior, onde me vejo necessitada de palavras para descrever verdadeiramente a imensidão. E geralmente, não gosto dessa sensação, da falta de palavras para me expressar, ou a dificuldade em dizer o que realmente estou sentindo.

Ler Tristão e Isolda me colocou mais uma vez diante desse poço. E mesmo me faltando as palavras necessárias para descrever o quanto amei essa história, não fiquei frustrada dessa vez. Pois entendi que não tem como eu explicar algo que precisa ser sentido, ou nesse caso, lido, compreendido.

Esse livro carrega tudo o que eu amo em uma história: aventura, romance, magia, reviravoltas, conflitos, e profundas reflexões sobre a vida, o ser humano, e o mudo dominado pela descrença dos homens. Além de Tristão se nomear cristão durante a história, e ter uma cena ? nada tira isso da minha cabeça ? que foi baseada na história bíblica do rei Davi.

Enfim, apenas leiam, se vocês tiverem a oportunidade. Acredito muito que não vão se arrepender.

Juju 05/03/2022

Eu amei demais!
Governal vc eh tudo, entenda ???
Já devia esperar que o final seria de certa forma trágico mas confesso que esperei um "felizes para sempre".. o que talvez possa até ser dito que aconteceu.

Prosasuzana 02/03/2012

Esse foi o livro que marcou a minha vida. O livro mais bonito que á li. Julguei pelo nome e capa como todo mundo na escola fez. Mas depois do conselho da minha professora de português eu comecei a ler o livro. Por mais que a história atravessou décadas, teimei em pensar que seria como qualquer outro romance, com o final feliz para sempre e etc. Mas eu estava errada e quanto mais eu lia, mais eu ansiava para virar as páginas. Li ele todo em dois dias! E mesmo achando ridículo da minha parte, não hesitei ao ver meus olhos transbordando de emoção, no fim. Esse livro acendeu meus sonhos, aumentou meu prazer pela leitura. Eu não consigo explicar a quão bonita a história é. Só posso dizer que todos deviam ler.
Vanessa 25/02/2014minha estante
Marcou a minha vida também. Livro ótimo, fácil leitura, e com um valor enorme, por ser uma história antiga, mas que traz muito bom conteúdo, de romance e guerras.

Luciely 25/05/2022

Ao livro quee trouxe ao mundo do romance
Esse foi o primeiro livro que eu li e me apaixonei pelos personagens, tenho um apego enorme pela história apesar de se assemelhar com outras, eu li achando que seria muito fofo e saí surpreendida, enfim é meu xodó da infância e me orgulho de dizer que esse livro tem uma trama legal, personagens incríveis e um final de passar raiva, enfim 5 estrelas

Mari 13/04/2021

Até que gostei da história. Gostei que sempre estava acontecendo alguma coisa e não foi muito enrolada. Mas eu não estou muito aconstumada com esse tipo de leitura e como ela é escrita, então foi um pouco mais difícil de entender algumas partes e alguns acontecimentos.

@jaquepoesia 26/01/2022

De origem medieval essa lenda foi contata e recontada em diferentes versões ao longo dos séculos, e por isso é comum que em cada novo livro a história sofra algumas mudanças.
O início da origem da lenda teria vindo dos povos celtas, mas é possível ver Tristão até mesmo como cavaleiro da távola redonda da corte do Rei Artur em uma das conjunções feita por alguns autores.

Tristão é um cavaleiro a prestar serviços para seu tio o rei Marcos da Cornualha. Fica incubido de trazer Isolda para se casar com seu tio, mas ao voltar para Grã-Bretanha os dois bebem uma poção de amor e se apaixonam, indo contra seus fortes desejos os dois lutam para não ficarem juntos, mas... 📖
O que eu mais gosto nessa lenda é a dúvida que fica, será que iriam se apaixonar mesmo sem a poção, ou a poção foi só um empurrão do destino pois eles tinham que ser um casal?

Questões familiares, dragões, amor proíbido, magia, traição, sofrimento, desejo, ...seja qual for a versão eu amo essa lenda❤️
Se ainda não leu deixo a recomendação, dessa história que até hoje inspira escritores, poetas, pintores...