Tristão e Isolda Helena Gomes

Resenhas - Tristão e Isolda

Simonne 27/02/2012

Tristão e Isolda - Helena Gomes
Resumo:
Esta é uma das mais belas histórias de amor e aventura de todos os tempos. Suas origens se perdem no tempo e remontam às narrativas orais dos povos celtas. A história desse amor intenso e proibido entrou definitivamente para a literatura quando, no século XII, foi escrita em forma de poesia. Diversos autores a trataram: Thomas, Béroul, Gottfried de Estrasburgo, Bédier, entre outros. Helena Gomes nos apresenta aqui sua versão criteriosa, contemporânea e instigante, feita a partir dos textos originais.

A nossa primeira dica de leitura, já começando os trabalhos em 2012, é a adaptação de Helena Gomes (com ilustrações de Renato Alarcão) do romance Tristão e Isolda. Mantendo-se fiel ao texto original, encontramos dois jovens de reinos inimigos que se apaixonam, por ironia do destino, após a doce princesa Isolda salvar o príncipe Tristão dos braços da morte, pensando ser ele apenas um menestrel, e não o grande inimigo do seu reino. Por segurança, pelo fato de ter usado magia sem autorização de sua mãe - a temível feiticeira Isolda - preferiu escondê-lo na floresta, criando a oportunidade de uma convivência livre das conveniências do reino. E, a partir daí, os laços foram nascendo, dando início a uma das mais belas histórias de amor já conhecida. Mas, o que a diferencia das outras versões?

Logo em sua apresentação, a escritora faz um apanhado histórico sobre as origens da narrativa dos dois amantes, bem como a origem dos contos celtas, a cultura daquele povo (mesmo que breve e sem pretensão de ser fiel aos fatos históricos, nos dá uma ideia sobre como as coisas se davam) e nos garante um bom estudo acerca do que envolve não só a teoria literária, mas também a todo um repertório de conhecimentos que envolve qualquer criação.

Todo o projeto é muito bem elaborado. Desde as ilustrações, o papel utilizado, a forma como a história foi dividida, os resgates e cortes, e mesmo as explicações dadas na apresentação, nos deixam cientes de todo o cuidado que envolveu a obra.

Alguns trechos, extremamente importantes para a compreensão do estudo realizado, apontam o trovadorismo como explicação para as várias versões adquiridas ao longo do tempo: "... Tristão e Isolda vem de uma tradição de se contar histórias oralmente, através de poetas e músicos, como os trovadores, numa época em que eram raras as pessoas que sabiam ler e escrever. Isto explica porque se encontram tantas versões da história".

A partir do conhecimento sobre a cultura dos celtas, as guerras, as invasões e tudo que aparece na narrativa, é possível perceber a intertextualidade com a lenda do Rei Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda, até mesmo porque Tristão foi colocado como um deles.

Ponto bastante interessante é que a autora deixa bem claro as modificações apresentadas na sua adaptação, apontando as inserções necessárias e todas as informações que precisaram ser mantidas para a apresentação do enredo e as personalidades dos personagens (apontado como grande diferencial). Sempre com uma linguagem envolvente, prática, e repleta de aventuras - o que confirma o direcionamento ao público juvenil - o leitor é instigado a seguir adiante, a fim de tentar descobrir o que está por vir.

Envolvente e com uma leitura que flui facilmente, a obra nos leva por caminhos de aventuras e romance de maneira muito suave. E, embora a linguagem esteja voltada ao público infanto-juvenil, com certeza encanta e envolve até mesmo os mais rigorosos, justamente por trazer elementos que remontam a estudos mais apurados.

Abaixo, o link de uma entrevista com a autora, que nos ajuda a compreender um pouco mais o processo de criação/produção.

Entrevista com Helena Gomes

Boa leitura!
À bientôt.

Resenha também publicada em:
www.nucleoliterario.blogspot.com
www.lilianpoesiablogs.blogspot.com

Bruno 26/02/2012

personagens:
Isolda:Linda, fada, verdadeira, rainha e ao mesmo tempo princesa.
Tristão:Forte, principe, ousado.
Ambiente:
Dentro da Bretanha Maior
No reino de Tintagel na Cornualha
No reino da Irlanda do Norte

karen koli 29/11/2012

uma linda historia de amor
tristao e isolda,demonstra o amor puro em sua essencia,sao varias historias,que comovem,mostram o que realmente significa a palavra sacrificio...

sentilivros 14/02/2011

resenha de Tristão e Isolda
Desde que li a resenha da Nanie, no Nanie's World, queria ler o livro.
Confesso que antes disso, nunca tinha lido nada à respeito dessa história. E vamos combinar Helena Gomes é Helena Gomes (sem querer ser puxa-saco, mas é o que penso...).
A história flui. Em dois dias (de trabalho, casa, marido, filhos e só dentro do ônibus), consegui ler o livro, sem nem me cansar.
O amor dos dois, é como o amor deve ser (acredito eu), incondicional, sem egoísmos.Atentos as suas responsabilidades, eles passam por muitos obstáculos e, tanto quando se entendem, como quando se desentendem, não precisam de palavras para compreenderem um ao outro. E foi isso que eu mais amei nesse casal. A cumplicidade, o conhecimento um do outro. Não há cobranças frente as "obrigações". Enfrentam seus destinos dignamente, sem a mocinha "estar"precisando ser salva a todo instante eo mocinho "estar" a sua disposição.
Um livro que todos devem ler, independente da idade.
Entrou para os meus favoritos, apesar e pelo final (contraditório né?). Um livro lindo, além de conter fatos que amo como a magia, brumas Avalon, Arthur ( o rei de quem meu filho é xará, devido a minha fascinação pelas histórias de Camelot)...rsrsrs...
Achei graciosas essas passagens...

"... - A senhora não deve ser propriedade de ninguém. É uma fada, deve ser livre..." pg. 57
"...É justo meu senhor, que a Irlanda devolva parte dos tributos que cobrou de modo tão injusto - disse a rainha - entregando seu tesouro ao rei - Não quero que meu povo passe fome..." pg. 120

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2011/02/tristao-e-isolda-helena-gomes.html

Literatura 14/02/2012

Mais que uma história de amor
Uma história bem conhecida, adaptada por Helena Gomes e com ilustrações de Renato Alarcão. Quando alisamos nossos dedos e acariciamos nossos olhos nas primeiras páginas, encontramos uma apresentação com um resgate histórico/literário magnífico. UAU! Quem acha que sabe tudo sobre Tristão e Isolda terá uma gostosa surpresa... E, lógico que não vou dizer!

Após uma deliciosa relação histórica a autora nos apresenta a Tristão e a sua incrível habilidade de se envolver em confusões. Apesar de tudo, ele tem um espírito aventureiro e corajoso, um verdadeiro nobre. Um jovem ousado e capaz de dar a própria vida pelo amor a justiça e a honra!
Tristão perdeu os pais muito cedo e passou a ser criado por Rohalt, um amigo da família, que devotou ao nosso protagonista o mesmo amor que tinha aos filhos de sangue. Gorvenal, seu mestre, o ensinou a ser um cavalheiro e tornou-se seu amigo de grandes aventuras.

“Gorvenal, atrás do garoto, bateu de leve na perna dele com a ponta da bota.” Cale a boca ou o rei vai matá-lo! Parecia avisar, aflito...”

Adulto, Tristão segue mundo a fora, experimentando grandes aventuras e encrencas. E nessas experiências arriscadas conhece “A bela dos cabelos de ouro”, uma linda fada disposta a mudar o mundo, Isolda, a loura. Nasce uma história de amor, marcada por batalhas, magia, traições, inveja e acasos do destino.

“A princípio, os marinheiros acharam que havia um cadáver apodrecendo no bote, pois o cheiro era terrível. Mesmo assim, por insistência de Isolda, trouxeram-no a bordo, com sua harpa. Surpresa, ela descobriu que o infeliz respirava. Fora covardemente surrado. O cheiro vinha de um ferimento no ombro que, pelo jeito, não queria cicatrizar. “Veneno”, deduziu a jovem. “E é um dos venenos que somente minha mãe sabe preparar.”

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

santafesz 25/08/2021

novela mexicana com magia
Tristão e Isolda me emocionou e surpreendeu, em um universo cheio de fantasias, reviravoltas, traições e paixão.
O amor dos dois é lindo e ardente, a escrita é envolvente, mas pode ser um pouco massante para alguns, os personagens são carismáticos demais, exceto Isolda, que é a própria boa moça inocente, enfim uma novela mexicana, você começa tanto a temer pelo casal que passa mal em momentos de tensão, e se derrete em partes românticas. Outra adição é sobre as batalhas, que são descritas com uma naturalidade impressionante, esse livro é muito especial em diversos aspectos.

"Um mundo de magia ainda é visível em forma de neblina...
O único lugar onde o menestrel e a rainha ainda poderiam ser livres."

Luna 22/08/2021

Tristão e Isolda
Um livro que me marcou. Foi um dos primeiros romances que li, e amei de mais! Me apaixonei tanto pela história que já reli no mínimo umas 7 vezes! Recomendo muito!
malfatti 11/01/2022minha estante
oii, vc tem o livro físico? se sim, teria interesse em vende-lo?

Neves 15/08/2021

AAAAA
leiam, apenas leiam, um romace lindo e nem vou falar meus sentimentos no fim, uma leitura de época mas muito fácil.

Gustavo 24/04/2013

Triste.

A autora conta-nos esta história fácil e resumidamente. Isso poderia ser tido como positivo, porém não é a maneira como penso.
Helena Gomes nos entrega a história "de mão beijada" e, assim, cria um texto bastante escasso de detalhes. O mito de Tristão e Isolda é bom, mas não gostei do modo como a autora o desenvolveu. O final 'quase' salva a obra.
É também inegável que a trama é atraente, fácil e rápida de ler, o que ajuda um pouco na opinião que poderíamos ter do livro.
Diversos autores, como Bernard Cornwell, já fizeram adaptações melhores de mitos da Idade das Trevas, portanto não recomendo a leitura desta obra em especial; "foi mal".
Obs: sim, 'triste' refere-se ao modo como a história é desenvolvida e ao desfecho em si.

Mariana 06/06/2013

Um menestrel e uma rainha
Nada mais que Romeu e Julieta na Irlanda! Realmente encantador. Esse conto nos proporciona voltar no tempo, reviver as batalhas e as guerras da época medieval, nos encantar com as místicas/reais criaturas como gigantes, fadas,dragões,reis, princesas,etc, sem citar o puro e verdadeiro amor da loura Isolda e Tam! E apesar de ser uma lenda irlandesa, não passar de um folclore, eu realmente acredito que isso aconteceu, e Tristão e Isolda, nos mostra naquela época, o que deveríamos valorizar hoje, o amor verdadeiro, puro e ingênuo nascido de repente, que em meio a luta de reis em busca do maior poder, de uma forma, conseguem se libertar e ficar juntos em um lugar onde um menestrel e uma rainha poderão ser eternamente livres e felizes. Me emocionei do começo ao fim! Boa Leitura.

Vanessa 25/02/2014

O verdadeiro amor,
O verdadeiro amor é aquele que em meio a tantas dificuldades não abre mão do seu grande amor. Enfrenta a família, a morte, o perigo, a desconfiança... O grande amor sobrevive a todas as dificuldades que aparecem em seu caminho. Gigantes, rivais, os inimigos e até o sobrenatural, mas em meio a tudo isso, sobrevive, pois o que carrega em seu peito é maior que tudo.
O amor.
É por isso e outros motivos que esse livro se tornou um dos meus favoritos. Tristão, um cavalheiro, que em meio a tantas aventuras, sabe como enfrentar o seu destino de forma conformada mais ao mesmo tempo de forma batalhadora em busca de sua felicidade.
Isolda, uma jovem encantadora, cheia de qualidades, muito cobiçada, sabe como conquistar qualquer homem.
Um livro maravilhoso, que recomendo demais. Você ri, chora, fica aflito, sente o gosto do suspense e da aventura, consegue ver os personagens, sentir o que eles sentem e passar pelo o que eles passam. Esse livro te prende à todo instante (li em menos de dois dias), e você se vê dentro de uma história medieval, cheia de guerras e aventuras. Um ótimo romance, um dos meus favoritos. Verdadeiro, encantador, apaixonante; está integralmente baseado em como o grande amor pode passar por qualquer prova espontaneamente.

Rose_Asano 18/06/2014

Uma linda e triste história de amor
Uma leitura agradável, fácil...
Bom para tomar gosto pela leitura.

Desirre2 14/03/2019

Um dos livros que mais me tirou do sério quando as peripécias aconteciam, e que quando percebi, queria tudo de novo.