Tristão e Isolda Helena Gomes

Resenhas - Tristão e Isolda

Tisy 19/05/2017

Tristão...
Tristão recebera esse nome porque nasceu em uma época triste para sua mãe, logo após o falecimento de seu pai. A fim de sobrevivesse a sede de poder de seu tio, foi dado como morto ao nascer e enviado para viver com um servo leal de seu pai, que o cria como o filho. Porém, apesar dos medos de seu pai de criação, o destino faz com que Tristão envolva-se em várias aventuras e desventuras, incluindo o amor.
A história se desenvolve de forma dinâmica, com cenas rapidas, envolventes, e resultafos surpreendentes. Não muito detalhada, acaba por se tornar rápida demais, mas seu enredo faz com que o leitor deseje permanecer lendo até o fim.

Marcela 18/10/2018

Uma lenda de amor medieval estilo YA
A primeira vez que tive contato com a história de Tristão e Isolda foi durante a minha pré-adolescência, quando assisti ao filme de 2006, estrelado por James Franco. Lembro que desde aquela época, eu já havia ficado fascinada pelo conto do amor impossível que resultou numa guerra entre reinos. A história dos amantes proibidos pertence a uma tradição de lendas celtas, cujas origens se perdem no tempo, tendo sida contada verbalmente durante séculos e sofrido diversas modificações até finalmente ser escrita. Uma das versões mais famosas dessa lenda foi escrita durante o século XII pelo trovador Béroul Thomas, tendo como principal característica a linguagem rebuscada e demorada, que dão a impressão que os acontecimentos se arrastavam, e o olhar típico do homem medieval. Já na adaptação da autora brasileira Helena Gomes, de 2010, o que vemos é totalmente o oposto.

Apesar de ser baseada nos diversos escritos originais, a versão de Helena Gomes aposta numa linguagem mais dinâmica e jovial, que é capaz de atingir o mesmo público YA consumidor de romances dramáticos como 'A Culpa é das Estrelas', 'Se Eu Ficar' e 'Tudo e Todas as Coisas'. Narrado em terceira pessoa, o livro se propõe a manter a tradição de contar uma história de outras pessoas, tendo por consequência também a imparcialidade em relação aos acontecimentos perante o leitor, que deve tecer suas próprias considerações.

O relato se passa numa Bretanha medieval, num período de constante guerra com a Irlanda. Tristão é um príncipe bretão de 18 anos que vive como plebeu, desempenhando papel de menestrel nas terras de seu tio Mark, para não levantar suspeitas de que é o legítimo herdeiro das terras de seu pai, que fora assassinado por um traidor associado ao reino da Irlanda. O rapaz, forte e corajoso, é conhecido também como o maior guerreiro da Cornualha, alcunha esta que o leva a três momentos cruciais que determinarão o seu destino. Após uma série de eventos típicos de uma jornada de aventura (que vão desde enfrentar gigantes e dragões, a ser dado como morto, ocultar sua identidade e retornar para o seu lar), Tristão é incumbido de levar a linda princesa irlandesa Isolda para casar com seu tio Mark e assim selar a paz entre a Irlanda e a Bretanha. No entanto, o que era para ser um acordo comum entre reinos acaba por se tornar um desafio épico devido à paixão existente entre Tristão e Isolda, intensificada por uma poção do amor que não pode ser dissolvida.

Apesar de ser uma história que se passa num período medieval, onde são famosos os contos de romance e aventura, a presença de elementos como um amor impossível, gigantes, dragões, fadas e poções fazem a narrativa ter um apelo consistente também como obra de romance com fantasia. A narrativa é ágil e objetiva, buscando mostrar mais as consequências das ações dos personagens que o desenvolvimento do amor juvenil em si. No entanto, consegue apresentar também o sofrimento dos protagonistas. O livro traz ainda ilustrações delicadas, que nos fazem conectar mais com o universo da narrativa. Sem dúvidas, uma leitura indispensável para fãs de romance histórico.

Desirre2 14/03/2019

Um dos livros que mais me tirou do sério quando as peripécias aconteciam, e que quando percebi, queria tudo de novo.

Neves 15/08/2021

AAAAA
leiam, apenas leiam, um romace lindo e nem vou falar meus sentimentos no fim, uma leitura de época mas muito fácil.

Luna 22/08/2021

Tristão e Isolda
Um livro que me marcou. Foi um dos primeiros romances que li, e amei de mais! Me apaixonei tanto pela história que já reli no mínimo umas 7 vezes! Recomendo muito!
malfatti 11/01/2022minha estante
oii, vc tem o livro físico? se sim, teria interesse em vende-lo?

santafesz 25/08/2021

novela mexicana com magia
Tristão e Isolda me emocionou e surpreendeu, em um universo cheio de fantasias, reviravoltas, traições e paixão.
O amor dos dois é lindo e ardente, a escrita é envolvente, mas pode ser um pouco massante para alguns, os personagens são carismáticos demais, exceto Isolda, que é a própria boa moça inocente, enfim uma novela mexicana, você começa tanto a temer pelo casal que passa mal em momentos de tensão, e se derrete em partes românticas. Outra adição é sobre as batalhas, que são descritas com uma naturalidade impressionante, esse livro é muito especial em diversos aspectos.

"Um mundo de magia ainda é visível em forma de neblina...
O único lugar onde o menestrel e a rainha ainda poderiam ser livres."

isa 14/02/2022

Mto bom!
Ok, o começo é chato e confuso. A leitura não flui e acontece mta coisa ao mesmo tempo.

Depois do meio vc se acostuma com a escrita, e os acontecimentos. Então a leitura flui mais.

É a história clássica de Romeu e Julieta, mas o final é mto bom, apesar de eu ter ficado um pouco confusa nos últimos capítulos.

thexanny 12/04/2022

Tristão e Isolda
Eu li esse livro quando eu tinha 13 anos, e lembro de que algumas coisas na história foram confusas pra mim, mas eu tinha amado o romance e chorado também. Reler esse livro foi muito bom e reconfortante, mesmo sabendo do final eu acho que a experiência foi ótima. Tenho boas lembranças desse livro e vou continuar tendo, mesmo que livros medievais não sejam a minha zona de conforto eu adorei esse livro, e eu acho que isso é muito importante.

O fundamentalista 07/08/2022

Tristão e isolda
Tristão e Isolda é uma história lendária com final trágico. O amor entre o cavaleiro Tristão, originário da Cornualha, e a princesa irlandesa Isolda. A lenda foi contada e recontada em muitas diferentes versões ao longo dos séculos.

Isabele 23/11/2022

Muito brega
No começo do livro entendi nada, no final só piorou terminei o livro se perguntando no que eu tinha acabado de ler Mano.

Geo 15/01/2023

Uma surpresa!
Comecei a ler sem nenhuma expectativa, não conhecia a história. Um presente do meu namorado, mas depois que comecei não quis mais parar. É muito envolvente, e cheio se fofocas edificantes kkkk As vezes é confuso, porém dá pra se encontrar. Enfim muito bom!!! ??

Duda.SimAes 19/05/2023

Li em 2015. História clássica, contada de várias maneiras. Ô casal q sofreu viu, nossa senhora. Mas é perfeito, amo. Pra falar a verdade é meio chato no do meio pro final, mas depois a história fica otimaaaa, tem um plot. Leiam.

Escrevendo essa resenha só pra contar q meu ficante me deu o livro e disse q escolheu um romance chato, pq sabia q eu ia gostar ?.

Milena1029 07/12/2023

QUE LIVRO TRISTE meu amigo leia essa bomba!, e incrível maravilhoso porém é triste o como é triste essa merda? eu chorei eu chorei muito E MARAVILHOSO UMA OBRA DE ARTE