O túnel

O túnel A. B. Yehoshua

Resenhas - O túnel

Nath Mel 17/09/2022

Antidemência
Esse livro explora a memória. Uma memória que guarda uma cultura milenar, como a judaica, mas que conserva conflitos, dores, ressentimentos.

Zvi, um engenheiro de túneis, tem diagnóstico de demência e teme perder sua memória. Com essa perda, acompanhamos sua vida, adentrando na sociedade israelense, suas guerras, seus conflitos e suas mazelas.

Leitura profunda e cultural.

Wolney 09/02/2023

Conhecendo um novo autor
Eu gostei, como primeira experiência com o autor. Personagem principal muito bem desenvolvido, outros personagens muito interessantes, leitura divertida, inteligente, me fez rir várias vezes, me fez entender alguns detalhes da cultura daquela região que eu nunca havia me ligado antes, Eu entendi para onde estava caminhando a história, mas não sei o que aconteceu no final da leitura, se cochilei ou o que, mas acabou assim do nada, e eu não compreendi de fato. Vou ter que reler pelo menos as últimas 50 páginas e ver o que eu perdi. Mas independente disso, valeu cada minuto passado com a leitura.