Eu Dormi com Joey Ramone

Eu Dormi com Joey Ramone Mickey Leigh...

Resenhas - Eu Dormi com Joey Ramone

Peterson 10/07/2022

O livro do irmão de Joey Ramone.
Não é uma biografia de Joey Ramone e nem ao menos da banda Ramones, trata-se da convivência de Joey com seu irmão Mickey Leigh, sua mãe, familiares e amigos. Assim como a carreira musical e pessoal de Leigh também é retratada, o que é perfeitamente compreensível pois o livro é dele, num é mesmo!?
É claro histórias dos Ramones e a relação conturbada de seus integrantes não teriam como ficar de fora. Mas a proposta de Mickey, ao que parece, é mostrar ao mundo quem era Jeffrey Ross Hyman antes mesmo de ser o vocal de uma das bandas mais influentes da história do Rock.
Quanto a edição, a Editora Belas Letras está mais uma vez de parabéns pelo cuidado apaixonado que editou o livro. A capa é dura e bastante colorida. A diagramação e revisão impecáveis, material de extrema qualidade, enfim mais obra obra de arte colecionável.
Esse é o quarto livro que faz parte da coleção Rock Legends e está disponível exclusivamente para o clube de assinantes Som Na Caixa da Editora Belas Letras . (O box ainda inclui um copo, um marcador e um bloco de anotações personalizados, um par de meias irado e uma fanzine que vira pôster).

Zeka.Sixx 25/05/2023

Emocioonante e imperdível para qualquer fá de Ramones
Esse livro não deixa de ter uma premissa peculiar: não é exatamente uma biografia de Joey Ramone, tampouco dos Ramones - e tampouco de Mickey Leigh, o irmão mais novo de Joey e autor do livro (em parceria com o renomado jornalista Legs McNeil, autor do clássico "Mate-me Por Favor"). Na verdade, é um pouco de tudo isso, mas ainda assim funciona maravilhosamente bem.

Sempre brinco que, quando se trata de biografias de rock, tenho vontade de dar uma pulada naqueles famigerados "capítulos da infância" - que sempre parecem um pouco de encheção de linguiça, quando na verdade o que os fãs querem é chegar logo na parte da "ascensão e queda". Mas, com esta obra especificamente, ocorre justamente o contrário: aqui os "capítulos da infância" são essenciais para entender tudo o que viria a se tornar a lenda Joey Ramone - um cara altamente problemático, dotado de um físico frágil desde o nascimento, e diagnosticado ainda na adolescência com esquizofrenia e um caso severo de transtorno obsessivo-compulsivo.

O livro aborda como as vidas dos dois irmãos, Joey (nascido Jeffrey) e Mickey (nascido Mitchell), estiveram sempre conectadas, para o bem e para o mal. Mickey foi roadie dos Ramones durante os primeiros anos da banda, acompanhando de perto a carreira de Joey e da banda. O livro deixa claro algo que, às vezes, passa despercebido para as pessoas que apenas enxergam a banda como uma simpática caricatura: TODOS os Ramones eram, em maior ou menor grau, grandes 🤬 #$%!& . O único poupado pelo livro é o subestimado e quase sempre esquecido Richie Ramone, que foi baterista da banda durante boa parte dos anos 80 (o ponto mais baixo da carreira da banda).

Trata-se de uma leitura imprescindível para qualquer fã ou simpatizante da banda. A escrita é simpática, sem papas na língua e, em diversos momentos, muito emocionante. Foi um dos raríssimos livros que me fez CHORAR. Até passei a simpatizar mais com o U2, ao descobrir que Joey faleceu escutando uma canção que aforava deles, "In a Little While".

Devo destacar, por fim, a edição luxuosa da Belas-Letras e revisão impecável da minha cunhada, melhor amiga e revisora de 3 dos meus 4 livros, Tanara de Araújo.

GIZ 15/07/2022

Foi interessante saber um pouco mais dos Ramones, principalmente pela visão do Mickey Leigh, irmão de Joey Ramone, que esteve presente desde os primórdios do grupo.
Os Ramones foram importantes para determinadas mudanças em torno do rock, sendo ouvido por muitos até os dias atuais.