Room

Room Emma Donoghue

Resenhas - Room

francis31 28/06/2021

especial e delicado
acho que a minha experiência com o áudio-livro foi incomparável ao que teria sido lendo 'room' de qualquer outra maneira e isso apenas adiciona ao que senti lendo.

o livro é narrado por garotinho de cinco anos chamado jack e ouvir a voz desse mesmo garotinho deu uma sensação incrível de realidade a história e a maneira como a autora narra tudo numa perspectiva infantil perfeita deixa tudo ainda melhor e mais tocante e delicado.

obviamente não é um livro para todo mundo e, em certos pontos, é bastante sensível mas ele divide-se em dois ao ser tão real quanto impossível e necessário.

um dos meus melhores livros (e áudiolivros) do ano, sem dúvida.

Marina 04/05/2011

Room conta a estória de uma mulher que vive com seu filho Jack, de 5 anos, em um quarto. Logo no início nos damos conta que eles vivem ali enclausurados pq são mantidos em um cativeiro por um sequestrador. Jack nasceu neste cubículo, e o quarto é tudo o que ele conhece do mundo. Na verdade, para ele, o quarto é o mundo, nada mais existe.
Dentro do cativeiro há uma TV, mas a mãe de Jack o faz acreditar que todas aquelas imagens são fantasias, e que o universo se resume ao quarto. Isso é para poupá-lo do sofrimento de que estão presos, e que há um mundo muito melhor lá fora.

O livro é contado sob a narrativa de Jack, que apesar de ser muito inteligente para sua idade, possui uma inocência cativante. É surpreendente o tipo de resposta que ele dá a determinados tipos de situações, e isso faz com que a escrita de Emma Donoghue seja extremamente perspicaz e inteligente, ela realmente soube captar a essência e imaginação de uma criança que nada conhece da vida real. É bem impressionante, e foi esse fato que me fez dar 4 estrelas ao livro.

O ponto negativo é que o livro atinge seu clímax exatamente na metade, então, por mais que o restante seja bem escrito, o ritmo da leitura anda mais lentamente.

De qualquer maneira é livro recomendadíssimo.

lena 04/05/2022

ROOM
Estou sem palavras. O livro é angustiante e ao mesmo tempo necessário. E um choque ler um tipo de experiência que ninguém para pra pensar que realmente acontece no mundo a nossa volta. Recomendo muito mas ao mesmo tempo ele gatilha MUITO. Se você for ler se prepare ainda mais se for alguém sensível a alguns tópicos abordado nele.

Gabriela 18/08/2010

Recomendo a recomendação
Comprei o livro a partir de recomendação da Amazon. A história é interessante, contada sob a ótica de um menino de 5 anos de idade, ainda descobrindo detalhes sobre como funciona o mundo. Apesar de relativamente longo, a leitura é fácil e rápida, quase não há palavras complicadas e difíceis, até pelo fato de que a história é contada pelo menino.

Nicholas 05/12/2012

Room!
Tenho que reconhecer que a principio fiquei um pouco inseguro em comprar esse livro, já que a narrativa é feita por uma criança de 5 anos, achei que seria uma leitura um pouco simples e infantil, porém a autora conseguiu muito bem guiar toda a história centralizada sessa criança (Jack) e manter o sentido na narrativa. Bem vamos para o enredo:
Como já foi dito, toda a narrativa é feita através do ponto de vista do pequeno Jack, um personagem que você vai aprender a gostar ao longo da história (Algumas vezes se mostrando uma criança irritante), o que é bem legal é tentar interpretar o que realmente esta acontecendo, pois toda a informação que temos é como Jack vê os fatos, da forma como sua imaginação e inocência permitem . A história é inspirada em um evento de real no qual uma mulher criou seu filho aprisionada no porão na casa por anos. Iremos acompanhar o dia-a-dia de Jack e sua mãe dentro dessa "sala" na qual são mantidos presos por um homem, o que torna o fato da autora ter conseguido manter a atenção do leitor um grande feito!
Ótimo livro e entrou na minha lista dos melhores, pra quem sabe inglês fica a dica de comprar a versão original, já que acredito que algumas coisas, principalmente as falas do Jack que ficaram bem difícil e serem traduzidas fielmente para o português! A versão em inglês pode ser encontrada na Amazon por US$15 e chega até que rápido!

Abraço

sonia 09/02/2012

fraco
o tema é atual, horrível e verídico, porém a abordagem do tema é fraca; colocando como personagem principal uma criança pequena, o autor acabou por tornar sua linguagem infantil.
O fim é previsível, bem como o desenrolar do cotidiano da personagem, fica sem maiores elaborações a motivação do crime perpetrado, bem como a caracterização da personalidade do criminoso e da sua vítima principal.

Maria Clara 16/04/2013

Jack tem cinco anos, e tudo o que ele conhece do mundo é o que existe dentro do Quarto onde mora com sua Mãe - ou o que existe na TV, embora ele acredite que tudo o que aparece na tela é uma fantasia. Todo dia ele brinca e lê histórias, e toda noite ele se esconde no Guarda-Roupa enquanto espera que o Velho Nick venha trazer comida e fazer a Cama ranger.

Essa é a história que a irlandesa Emma Donoghue conta em "Quarto". Com a delicadeza típica de uma criança de cinco anos, a escritora mostra a criatividade da mãe de Jack e seu desespero para fugir do cativeiro com o filho (não é preciso pensar muito para entender que ela foi sequestrada e violentada, e que o menino nasceu ali). Como a história é narrada por Jack, erros de concordância verbal e de vocabulário aparecem durante toda a narrativa.

O diferencial de "Quarto" é que a liberdade não é imediatamente encarada como o final feliz. Donoghue lança um questionamento mais profundo: Jack estava acostumado com a situação, e se assusta com as novidades que existem no mundo. Qual o impacto que uma mudança tão drástica pode ter em uma criança?

Interessante e envolvente, é um livro imperdível, nos trazendo um ponto de vista completamente novo sobre os sequestros que, infelizmente, já nos acostumamos a ver nos jornais.

Resenha publicada no blog resgatedeideias.blogspot.com

Julio.Cesar 18/05/2016

Angústia.
É um livro angustiante, principalmente por histórias como essa não serem atípicas no nosso mundo, considero uma leitura obrigatória, pois acrescenta mais um despertar em relação a nossa visão de valores. Triste e marcante, porém essencial.