Todos os nossos ontens

Todos os nossos ontens Natalia Ginzburg

Resenhas - Todos os Nossos Ontens

Ana Carolina 07/06/2020

Todos nossos ontens
Em algum momento da vida é preciso ler esse livro maravilhoso.

Renata Barreto 04/10/2020

Achei a narrativa meio lenta e isso criou todo um clima para perceber o passar dos dias de pessoas que viveram a Italia facista. Amei acompanhar com a playlist.

Vitória Dias 20/06/2020

Este, sem dúvidas, é um livro contado.
É como se a autora, Natália Ginzburg, sentasse ao teu lado e te contasse como a família de Anna passa pelo regime fascista de Mussolini. Mas atenção: o centro da história é a família, as relações interpessoais, as injustiças, as faltas que cada personagem sente. O regime, a decadência familiar, a pobreza do sul da Itália, a Segunda Guerra são apenas paisagens de uma vida difícil e cheia de perdas.
Não é um livro que aconchega. Ele incomoda, instiga, te faz querer ligar os pontos e saber exatamente em que ponto da história do mundo a Anna está vivendo. Os personagens não são montados de forma complexa e é justamente isso que me fez sentir o vazio de cada um deles. Me senti representada pelo estilo da escrita da autora, aliás. É cheio de "E"s, sem muitos conectivos. Não foi um ponto negativo pra mim, mas sei que pra outros pode ser que seja.
Leia, talvez não exatamente esse livro, isso não é uma dica, só uma registro. De qualquer forma leia alguma coisa, sempre vale a pena.

site: https://www.instagram.com/v.itdias/

Rodolfo Vilar 25/06/2020

Profundo
Contando sobre um bom período do movimento fascista na Itália da segunda guerra mundial, Natália Ginzburg consegue mesclar laços familiares com a historicidade que os rodeia. Esse é um livro sobre laços, sobre o humano, sobre a transformação de cada indivíduo. https://t.co/5rGKlg2aw9

brendkarla 05/07/2020

Um livro envolvente e necessário
O que dizer sobre esse livro que comecei meio desanimada e terminei considerando-o um dos meus favoritos? Que experiência incrível!
Por meio de uma narrativa sutil e, ao mesmo tempo, complexa, Ginzburg conseguiu me envolver e me sensibilizar a cada página, a cada capítulo. Não é uma leitura muito fácil, pelo contrário, ela exige muita atenção e cuidado, até porque um livro narrado sempre em terceira pessoa não costuma ser tão envolvente assim, isso é um desafio (pelo menos foi para mim).
Vi que muitos aqui desistiram e desanimaram, mas digo que vale a pena a persistência! Você acaba esse livro com um misto de tristeza e vazio, porque você quer mais dele. E também com raiva, raiva dos alemães nazistas, raiva dos fascistas, raiva de tudo que aconteceu enquanto a Segunda Guerra rolava.
É angustiante observar como essas ideologias chegam de fininho, vai conquistando pessoas aos poucos, e quando você vê, é tão difícil de resistir. O medo de subverter o sistema toma conta, mas mesmo assim existe a esperança, que é o que mantém as pessoas lutando e acreditando por dias melhores. Um livro escrito em um ano tão distante, mas com uma realidade tão próxima, não é mesmo?

Obs: muito raramente leio posfácio de algum livro, mas desse vale muito a pena!

Simon.Xavier 01/09/2020

Diferentemente incrível
A escrita de Natalia é incrível. A narrativa, em terceira pessoa e sem diálogos, além de única, faz com que se sinta como se fosse tu mesmo que estivesse a narrar a trajetória da vida das duas famílias nas quais a história é centrada. A partir de uma narrativa que se aprofunda nas crenças e vivências das pessoas e sem nunca expor nada que não seja por meio dos olhos dos personagens, somos capazes de ter uma empatia que dói, um compartilhamento da angústia, trsiteza e medo que foi viver numa época de guerra, sem certezas do amanhã. Sensacional e importantíssimo, Natalia critica sem expor opiniões, sem enviesamentos de fatos, nos fazendo entender melhor o impacto não só da guerra como do próprio fascismo.

Adilana 08/07/2020

Uma obra que merece ser lida, seja pela estória que se passa durante a segunda guerra e retrata duas famílias italianas lidando com o fascismo e a adesão a guerra pela Itália, seja apenas para ter contato no estilo de escrita, que eu ainda não tinha me deparado... é como se fosse contada em fôlego só.
Uma surpresa para mim. Já quero ler mais obras da autora.

Selennie 03/09/2020

A guerra no dia-a-dia
A guerra como personagem de um dia-a-dia comum....
Já li bastante sobre a 2a guerra e fascismo de Mussolini, foi muito legal ver tudo do ponto de vista comum, de uma pessoa ridiculamente insignificante. Ainda que dolorosamente insignificante em sua própria história...

day t 19/07/2020

Muito bom!
Terminei o livro apaixonada! História incrível sobre duas famílias que vivem no cenário da Itália fascista e no desenrolar da 2a guerra. Tramas cotidianos, simples mas envolventes, escrito de uma forma muito particular (senti como se pudesse ouvir os personagens - falando alto, gesticulando, discutindo, rs). Talvez pela velocidade do livro (tudo acontece sem plot twists, de forma muito "vagarosa") muitas pessoas não curtam tanto, mas adorei! Traz várias reflexões sobre classe, revolução, gênero também. Achei lindo como a autora conseguiu tratar coisas tão corriqueiras de forma tão profunda.

Kelly.Cris 26/07/2020

Estória com enredo bem escrito, mas que foi prejudicado pela escrita morosa e entediante. O livro só fica bom mesmo no último quarto da estória.
Renata Firmino Wanderley 13/08/2020minha estante
Oi! Se tiver interesse em desapegar me envia mensagem tá?

Kelly.Cris 16/08/2020minha estante
Oi, Renata! Por enquanto, eu gostaria de manter minha coleção. Desculpa! ??

Renata Firmino Wanderley 16/08/2020minha estante
Nadaaa, Kelly! Super entendo! Eu já consegui o livro também ?

Débora 22/05/2021

Morno.
A história se passa num período antes e durante a segunda guerra mundial. Narra situações várias que ocorrem com os personagens e com a Itália durante esse período. No entanto, a escrita da autora foi um pouco cansativa pra mim. Demorei muito pra concluir porque por muitas vezes achei chato e cansativo. O final é mais envolvente. Recomendo.