Retirantes - O Legado das Sombras

Retirantes - O Legado das Sombras Daniel Pedrosa

Resenhas - Retirantes

Nato 23/07/2022

Distopia de qualidade
Além de ter uma ótima história, este livro tem algo que me agrada muito ... ele se passa no Brasil.
A trama é muito interessante, os personagens são cativantes e as cenas de ação deixam a leitura ainda mais atrativa.
Recomendo muito !!!

Kiarmy 07/05/2023

Necessito de Retirantes 2 ?
Esse livro foi uma surpresa muito boa. Já está com ele na minha estante a algum tempo e acabei pegando ele para ler na madrugada de hoje e finalizei no mesmo dia.

A escrita foi muito fluída para mim e o ritmo também foi satisfatório. Gostei de conhecer o mundo pós apocalíptico e a causa disso.

Gostei muito do personagem Central, O Joaquim. E achei maravilhoso o fato do autor explorar o mundo através de outros personagens em diferentes núcleos.

A única ressalva que tenho, e causa de não ter fechado 5 estrelas e o final. Achei que foi meio corrido em alguns aspectos e eu realmente imaginei que acompanharia a jornada do grupo em busca de informações. Mas ainda tenho esperanças que tem ou terá um segundo livro que eu definitivamente irei ler.
Maria6708 05/08/2023minha estante
Carrego a mesma opinião que você, achei o final bem corrido, mas acho que o interesse é na possível continuação (já estou ansiosa, sedenta).

Kiarmy 05/08/2023minha estante
A continuação já foi confirmada e eu estou no mesmo barco que você, estou sedenta pra continuar essa historia!!

Kau 19/07/2022

??????????
Fui na editora da Novo Século na bienal do livro e o autor me apresentou essa obra. O livro me surpreendeu demais, se não fosse as obrigações da vida eu teria lido em 1 dia.
Para quem busca uma distopia esse livro é perfeito e ainda se passa por um cenário nacional!

Pechi 22/09/2022

Uma distopia sertaneja
Pra começar, o livro é de um brasileiro e se passa na Brasil! Gostei muito disso.

A história é bem interessante e envolvente, você fica querendo saber o que vai acontecer a cada capítulo.

Me lembrou de leve uma mistura de "I am Legend" com "Mad Max"!

Muito do que tem no livro são as iterações sociais de um povo que está num mundo muito muito muito estragado. E, na minha opinião, essas iterações são de longe o melhor que o livro tem.

Qual a melhor forma de agir quando todos tem fome, mas a comida é escassa? Ou quando há um perigo iminente e não dá tempo de salvar todo mundo?

Alguns personagens que julguei que seriam relevantes não fizeram nada de especial ainda. E gostaria de ter visto um aprofundamento maior de algumas cenas... Tipo a primeira conversa ente Joaquim e Jaqueline, como Deejay ficou nos dias após o regresso e os últimos pensamentos de Renan...

Seja como for, quero muito saber o que acontecerá com essa nova expedição! E o que o time dos coriscos fará em seguida!

Estou muito ansioso pela segunda parte!

Felipe 14/02/2023

Uma história apocalíptica
Eu gosto de histórias assim, quem nunca assistiu Mad Max, Eu sou a Lenda, Walking Dead, entre outros. O que mais gosto nessas histórias é o lado psicológico, num mundo devastado, várias regras ou condutas são aceitas ou não. E é engraçado que sempre surge um lado autoritário.
Retirantes é uma boa história, personagens trabalhados, principalmente o Joaquim que tem um drama emocional interessante, chamar ele de "Quim" é ruim demais, quem chama um Joaquim de Quim?!. Tem um suspense relevante, apesar de não gostar do nome que os seres receberam "biômatos", coisa esquisita. E o desenvolvimento da cidade paralela a Colônia é interessante também, uma pegada Mad Max.
Agora o que eu não senti nem de perto foi a trama se passar no Nordeste Brasileiro, moro aqui e se me dissessem que o livro se passava na Austrália, acreditaria sem contestar. O ambiente menciona poucas vezes coisas do Nordeste, até o jeito de falar dos personagens não trazem o nosso sotaque ou aspectos peculiares da região nordestina, parece que os diálogos e o ambiente é de Maze Runner. Nem a capa do livro traz elemento nordestino.

Recomendo aos amantes de ficção cientifica e mundo pós-apocalíptico.

Rauecker 16/06/2023

Retirantes
A história se passa no nordeste brasileiro em um mundo distópico pós apocalíptico (isso já me chamou muito a atenção kkkk)

A proposta do livro é ótima, os personagens são em sua maioria legais e carismáticos e o desenrolar tem um potencial tremendo, estou curioso para a continuação (e já deixo avisado que o final desse livro acaba com o gancho para uma continuação)

Daniel trabalha política, filosofia e diversas questões humanitária nesse mundo devastado por uma praga que devora tudo o que possui vida, nos deixa curiosos para saber quem começou com tudo e também para como os sobreviventes irão lidar com as próximas situações.

Recomendo muito, não apenas pela narrativa excelente, mas também por dar uma chance a nossa querida literatura brasileira!

Citação preferida:

?Era como se o céu e o inferno coexistissem a poucos passos de distância, e, neles, pessoas levavam vidas completamente diferentes apenas por conta de oportunidades.?

Gisele @li_trelando 17/03/2023

O Brasil também tem ótimas histórias
Foi uma agradável surpresa descobrir esse livro, a sinopse me fez comprar e começar a ler no dia seguinte. Foi maravilhoso ler sobre um possível apoca?ipse sob a ótica nacional e principalmente nordestina. História bem contada e planejada, infelizmente senti estranhamento pelos nomes familiares como Joaquim, Tadeu, etc e isso porque consumimos apenas produto de fora com seus johnny, william, etc. Obrigada por me fazer ler sobre minha terra.

Lais Souza 18/12/2022

Uma surpresa, gostei muito da premissa da história, uma distopia que se passa no nordeste brasileiro, uma ideia interessantíssima, no entanto faltou um pouco de desenvolvimento, a melhor parte do livro é o personagem principal fugindo com os filhos, gostaria de ver mais dessa relação, o final aberto da margem para continuações, espero que sejam feitas, as vezes lemos várias besteiras que vem dos estados unidos e não damos chances a autores brasileiros, gostei de ter achado esse, se não fosse pela bienal eu nunca teria comprado, gostei de ter lido, a história tem muito potencial.

Bianca 17/01/2024

Distopia nacional
Uma distopia que se passa no Brasil, mais especificamente no nordeste, e é um dos melhores que já li
Conta como é um lugar onde as sombras dominaram e levaram praticamente tudo, como é isso e ainda sendo no extremo calor e seca, como as pessoas quando são levadas ao extremo para poder sobreviver perdem a própria humanidade se submetendo a violência grotesca e ao canibalismo por poder em um lugar em escassez.
É uma leitura que flui bastante, quem tem estômago fraco tem algumas cenas consideradas fortes, mas são bem poucas e não são tão pesadas.
Hiper recomendo

Mari @conectadacomlivros 12/03/2024

Que livro incrivel!!
Vou começar falando o quanto a leitura fluiu para mim, a escrita do autor é tão boa que eu me pegava lendo várias páginas sem ficar cansativo, foi uma história que me prendeu do início ao fim, e que a ambientação é tão bem construída, os cenários, o clima, é tudo tão bem-feito que eu consegui imaginar perfeitamente cada lugar que era descrito e sentir a tensão e o desespero dos personagens ao tentar sobreviver em uma situação como aquela.
“Retirantes” é um livro de ficção pós-apocalíptica, ambientada no nordeste brasileiro e que traz uma história surpreendente e envolvente, com um enredo bem desenvolvido e personagens que fizeram eu passar por um turbilhão de emoções e é um livro que me conquistou completamente.
O final da história deixou abertura para uma continuação e eu estou mega ansiosa para quando o autor lançar o próximo livro, que irei ler sem pensar duas vezes!!
É um livro que eu super recomendo e se você é fã do gênero e ainda não conhecia, vem ler porque não vai se arrepender, esse livro é maravilhoso!!

opinião postada no meu instagram literário também: @conectadacomlivros.

site: https://www.instagram.com/p/C2sXX_6gDa_/

Mariza47 25/01/2024