Irmão Jacob

Irmão Jacob George Eliot

Resenhas - Irmão Jacob - edição numerada

Nado 29/07/2022

Apesar de ser uma obra de ficção, a autora e a sua incrível leitura, mostram como uma pessoa pode ser cruel com o seu semelhante. Terem o mesmo sangue ou serem irmãos, não impedem que o coração mais perverso faça maldades em nome do dinheiro.

Marto 18/08/2022

Leitura rápida e agradável
Primeiro contato com essa autora conhecida, gostei muito da sua escrita e do ritmo que tem a obra. Me lembrou muito o estilo de Charles Dickens em ?Um conto de natal?. Sem dúvida irei ler mais livros da escritora

Stella F.. 05/09/2022

Ambição
Irmão Jacob – George Eliot – Literatura Descoberta (e Pinard) - 2022

Gostei de conhecer essa autora, Mary Ann Evans que escrevia sob pseudônimo masculino.
Muito interessante o relato sobre um irmão ambicioso, David Faux, e seu irmão mais novo, Jacob, chamado de ingênuo, escrito em 1860.

David trama roubar os guinéus da sua mãe, mas tem muita dificuldade em fazê-lo da maneira que programou. Em parte, porque seu irmão Jacob vê os seus movimentos suspeitos e fica sempre ao seu lado, o atrapalhando. Ele tenta enganá-lo com balas em troca de cada guinéu que Jacob devolver a ele depois de encontrar a caixa enterrada em um buraco. As balas, que seriam uma saída, acabam dificultando mais ainda a fuga de David. O ingênuo fica cada vez mais grudado no irmão, o seguindo por toda parte, e achando que o irmão o ama, e não que o odeia, como sabemos por todas as maquinações que pretende para se livrar dele e de toda a família, a qual não tem nenhum apreço.

David parte para as Índias e ao retornar da viagem que foi insatisfatória, onde nada do que pensava foi realizado, se instala em uma cidadezinha, Grimworth, onde abre um comércio, como confeiteiro. A princípio, nessa nova cidade, todos desconfiam dele. Para que precisam de uma pessoa fazendo o que todas as mulheres já fazem: bolos e comidas? Quem iria comprar? “O Natal estava chegando, mas que dona de casa em Grimworth não sentiria vergonha de encher sua mesa com artigos que não haviam sido feitos em casa?” (posição 302)

Até que um dia, uma delas ao fazer um prato que ficou muito ruim, resolve experimentar os pratos do confeiteiro. E para surpresa de todos, começam a gostar da novidade. Então, com isso, o confeiteiro entra para a sociedade, e fica noivo de uma menina de uma família respeitada na cidade, a senhorita Penelope Palfrey. Até que alguém de sua cidade natal o vê e o reconhece como aquele David que fugiu e sumiu no mundo. Essa pessoa conta na cidade que o ingrato está vivendo bem em outra cidade e, seu irmão mais velho e seu irmão Jacob, o bobo e ingênuo, vão procurá-lo e todo seu plano de se casar e continuar vivendo ali, cai por terra. Ele tenta enganar a todos, como tem feito ao viver com outro nome, Edward Freely, ao contar muitas mentiras sobre sua origem e falar de um tio fictício do qual herdará uma herança, e a cidade inteira se junta contra ele, alguns dizendo que já sabiam que ele não era boa coisa, outros ficando tristes e dizendo com preconceito mais uma vez que não deveriam confiar em recém-chegados. “Os comerciantes de Grimworth não eram, de forma alguma, unânimes quanto às vantagens desta perspectiva no aumento da população e dos negócios, sendo eles homens importantes que gostavam de fazer um comércio discreto, no qual tinham certeza quanto aos seus clientes e podiam calcular os ganhos com exatidão.” (posição 273)

A autora descreve algumas cenas com bastante ironia, com alguns detalhes entre parênteses, que são como uma conversa com o leitor, reforçando algum detalhe que possa ter escapado, como por exemplo, (Já dei a entender que ele teve algum contato com literaturas criativas e, sendo prático como era, ele, como você pode perceber, aplicou até mesmo essa forma de conhecimento aos propósitos práticos).” (posição 602)

Vemos nesse pequeno “conto” como uma pessoa é capaz de fazer qualquer coisa quando deseja muito algo, e só pensa em si mesma, no que almeja, mesmo que à custa dos outros, passando por cima de todos e até de sua família, da qual tem vergonha de ter feito parte, de ter nascido.

Vale tudo quando a ambição é o componente principal de uma pessoa? Uma pergunta que fica como reflexão para todos.

Sena 15/02/2024

Segundo contato que tenho com a Mary Ann Evans. Ela vai nos envolvendo aos poucos na narrativa e nos contando com ironias e comentários perspicazes de seus personagens da época vitoriana.

Essa noveleta conta a história de um irmão ambicioso que rouba a própria mãe numa tentativa de crescer na vida. Entretanto seu irmão ingênuo (esse é o nome escolhido pela escritora ao se refirir ao irmão Jacob que tem problemas de deficiência intelectual) atrapalha seus planos.

Dri 15/12/2022

Irmão Jacob
Minha segunda leitura de George Eliot. A primeira foi Middlemarch. Novamente tive a sensação de não conseguir absorver toda a filosofia por trás de sua escrita. Neste conto, um irmão ambicioso e desonesto precisa lidar com seu irmão, Jacob, que inocentemente atrapalha seus planos. Muito bom, vale para quem quer conhecer a escrita desta grande escritora vitoriana.

CAcera3 08/02/2023

Eliot capta a natureza humana até em um simples conto.
Jacob é um rapaz que tem deficiência intelectual (na história a autora utiliza o termo ?ingênuo? para designa-lo) e ele vive com sua família em uma zona rural da Inglaterra. Apesar de ter o nome no título, Jacob não é o personagem principal da história, mas sim David, um de seus dois irmãos.
David é um rapaz ambicioso que tem um grande talento para cozinha, principalmente doces, e sonha em ser bem sucedido e ter riqueza. Ele decide então que vai viajar para fazer um curso e tentar a vida, porém ele precisa de dinheiro e resolve pegar as economias de uma pessoa da família. A partir dessa decisão muita coisa vai acontecer e Jacob, seu irmão ingênuo, vai ter um papel bem importante para o rumo da história.
Como é típico das obras da George Eliot, ela retrata aqui uma parte da sociedade e da natureza humana e isso contando uma simples e rápida história que nos mostrará o que uma pessoa é capaz de fazer para atingir seus interesses pessoais e a maldade que cada um pode exercer sobre a vida do outro e suas consequências.
Um conto (ou novela) muito bom que me deu a certeza de que preciso partir agora para o grandes romances da autora.