Star Wars: Convergence

Star Wars: Convergence Zoraida Córdova

Resenhas - Star Wars: Convergence

Ludmilla Silva 25/07/2023

"You fight to save so many homes for so many beings, yet you have none of your own."
Felizmente o livro acabou me surpreendendo positivamente, gostei mais do que achei que gostaria. Todavia, vale a pena ressaltar que esses livros da segunda fase estão longe de serem tão cativantes e eletrizantes quanto os livros da primeira fase. E Convergence, o primeiro livro adulto dessa fase, apesar de bom, não conseguiu me conquistar tanto quanto o Path of Deceit, o primeiro livro YA dessa fase.

A maior ameaça dessa fase pelo que eu entendo até agora é o Path of the Open Hand diretamente ligado a Mãe e aos futuros e ameaçadores Levelers. Path of Deceit me surpreendeu por trazer uma história diretamente ligada a esse núcleo. Aqui em Convergence, esse grupo e essa personagem são citados, mas não fazem parte diretamente da história, o que está tudo bem também, pois ela planta sementes para histórias que serão desenvolvidas futuramente.

Logo, o foco do livro não é o Path of the Open Hand em si e sim uma guerra e inimizade milenar entre planetas. Eu achei essa escolha de narrativa muito rica, ao conseguir nos transportar para lugares antes esquecidos e negligenciados pela República e pelos Jedis. Aqui temos dois planetas que se odeiam, mas que precisam se unir e trabalhar juntos para construírem uma paz duradora a longo termo. Eu amo esse conceito e amei os protagonistas, principalmente a Xiri A'lbaran e o Phan-tu Zenn que são apresentados, para mim, em um contexto shakespeariano.

Uma coisa muito marcante que venho percebendo nessa primeira fase, mas que ainda não decidi se é algo que amo ou odeio, é o apagamento dos Jedi. Na primeira fase os Jedi são extremamente cativantes, há dezenas deles e praticamente todos recebem um aprofundamento e desenvolvimento de sua história pessoal, assim há personagens para você amar e odiar. No entanto, aqui eu estou percebendo que os jedis estão sendo deixados muito de lado (intencionalmente ou não?). Eu praticamente não lembro o nome deles, eles não têm uma história pessoal forte e quando tem é tão desinteressante que se torna irrelevante diante de outros fatos da narrativa.

Os personagens não-jedi e os personagens secundários acabam tendo bem mais. Aqui a Gella Nattai é uma cavaleira Jedi interessante, mas ela não consegue me conquistar tanto quanto o Axel Greylark, por exemplo, e quando quero saber mais sobre a personagem é porque ela está ali envolvida na dinâmica de outros personagens. Esse desvio de atenção dos jedis, por si próprio, não seria um problema se fosse algo isolado. Há anos vemos a crítica aos Jedis e a República, o mais recente foi a visão da Ashoka, na última temporada de The Clone Wars. Porém, aqui isso me incomoda um pouco, pois a Alta República é a era de ouro dos Jedi, eles conseguiram demonstrar isso muito bem na primeira fase, mas aqui eu não sinto isso, por vezes eles parecem personagens esquecíveis.

De modo geral, estou achando os personagens muito fracos e às histórias dos livros muito desconexas entre si e entre a fase um. Eu sei que há muitos detalhes que ligam todas essas histórias, mas não estou sentindo serem tão claras e amarradas assim. Para finalizar sendo justa e não parecer que odiei o livro, eu digo ser um livro bom, a premissa é interessante, os personagens não-jedis são ótimos e os romances e a química entre os personagens são de outro nível. É um bom ponto de partida para quem quer começar a ler Star Wars.

É um ótimo livro, que na minha visão, acaba sendo prejudicado por estar inserido nesse contexto de The High Republic que cria vários e vários livros e HQs. Então instintivamente se torna meio difícil não comparar e não esperar nada dele. Preciso ler as outras obras dessa segunda fase para saber se minha opinião será consolidada ou transformada, mas até agora elas não estão se saindo tão bem quanto eu esperava.

Fabs 29/11/2023

Conceitos ótimos, execução apenas ok
Um livro muito divertido, a história é bem dinâmica. Tirando o clima divertido que o livro mantém do começo ao fim meu maior problema é com o desenvolvimento dos conceitos.

Acredito que esse livro é recheado de boas ideias, e algumas que deram muito certo. Os personagens principais são muito bons e o rumo que a história toma é até certo ponto surpreendente. Mas ainda são muitos tropeços pelo caminho.

Acho que a trama decide atravessar muitas situações diferentes e nem sempre elas são construídas da melhor forma. Os vilões do livro são muito mal encaixados dentro da história, até os que tem participação mais ativa na trama parecem meio deslocados. Alguns elementos são mal desenvolvidos e parecem recortar algumas etapas de história. E o que me incomoda mais é a falta de lógica nas atitudes do Axel, conforme o livro avança as motivações dele parecem fazer cada vez menos sentido.

Apesar de tantas coisas me incomodarem é um livro que serve entretenimento de forma bem constante, quase não tem barrigas na história e dá pra engajar bastante. Só é uma pena que tenha perdido um potencial ainda maior que tinha

Viccesar 21/01/2023

Um conflito importante para a Orla Exterior
Diferente do livro anterior, Path of Deceit, a história deste acaba não sendo tanto sobre os Jedi ou o Path of The Open Hand, acaba sendo sobre um conflito importante para a Orla Exterior, a guerra entre Eiram e E'ronoh, e a participação dessas duas ordens (e da República) nela.
A história tem um ar de aventura, e o quarteto principal tem uma dinâmica incrível. A relação entre eles, construída perfeitamente desde o início do livro, preenche as brechas tranquilas da história com interações e dúvidas de uns com outros, nos fazendo conhecer e gostar ainda mais dos personagens.
Porém, essa contrução se perde um pouco no último ato do livro. Um personagem em específico toma algumas decisões que, apesar de fazerem sentido com a sua personalidade, suas motivações não ficam claras, o que deixa o desenrolar do livro confuso.
De qualquer forma, o livro ainda tem uma conclusão muito boa e um epílogo mais interessante ainda.

gabcadioli 08/05/2023

O livro foge um pouco do plot principal da alta República apresentado no livro Path of Deceit, isso não é um problema, mas acho que sendo um dos livros principais dessa fase ficou um pouco a desejar em comparação com o Path o Deceit que é o Young Adult.

Mas a história é bem aventura típica de Star Wars, centrada na política e história de uma região específica, os dois planetas são importantes para a Orla Exterior e para a Alta República e a sua cultura foi muito bem desenvolvida e o conflito é muito legal! Esse é o ponto forte do livro.

O final é um pouco confuso e desenvolvido um pouco às pressas.

Mas o livro é muito bom, um pouco abaixo que a primeira fase da Alta República, mas vale a leitura para acompanharmos o desenrolar dessa época.

4/5

Adenir 02/11/2023

O melhor até agora
Aqui tem política, conflito, jedis, uma guerra iminente e um acordo de paz.
É impressionante como nesse livro, eles conseguiram por os personagens mais carismáticos, Gella e Axel já são meus preferidos. Além de uma história com reviravoltas, ainda tem cenas de ação incríveis.

Peterrsm 01/03/2024

Se mantém em uma crescente
No início não estava compreendendo muito bem quem era quem e o que queria, mas no correr do livro fui ficando cada vez mais "enturmado". A experiência dessa leitura foi muito boa e com um belo gancho no final, ainda mais sabendo o tpirulo do próximo livro.