Nós Somos Inevitáveis

Nós Somos Inevitáveis Gayle Forman

Resenhas - Nós Somos Inevitáveis

Aila - @livrosue 16/11/2023

É...
Então, o livro tinha de tudo para ser bom! Mas não foi bem desenvolvido, os personagens não tem conexão entre si, são chatos, única que salva um pouco é a Hannah. Diálogos bem aleatórios e nada a ver, a história parece que não avança... enfim, não gostei
kakaxns 19/11/2023minha estante
Concordo totalmente

Gabriela 22/03/2023

Nós somos inevitáveis
Esperava bem mais, não tem nem o que falar. Não alcançou minhas expectativas, a história tem um péssimo desenvolvimento e não me deixou tão interessada.
Ainda tinha esperanças de que ia melhorar mas só piorava kkkkkkk não recomendo.
Fora que repete muitas vezes frases que têm a palavra "inevitável" pra fazer referência ao título mas fica péssimo, gosto quando tem uma frase refente ao título que cause impacto.

Renata.Mieko 02/09/2022

Que livro gostoso de ler... Comecei e terminei tudo de uma vez só! Uma história que aquece o coração!!!

Samara 19/07/2023

Inevitável...
Inevitável é o meu amor por Gayle Forman! Sou suspeita para falar dos livros dessa mulher, sou fã do trabalho dela, meu favorito da vida nasceu de sua mente romântica, sabe?

Enfim, neste livro temos uma chuva de reflexões lindíssimas, não esperava menos. Aaron administra com o pai o sebo falido da família. Depois da partida da mãe e do irmão, a vida de todos se transformou, e agora o garoto tanto perdeu o gosto pela leitura quanto não acredita mais na recuperação da livraria. Então, a oportunidade de vender a loja chega junto da aproximação com outras pessoas da cidade, especialmente um colega da escola com quem Aaron nunca se deu bem. É quando suas perspectivas pouco a pouco passam a mudar.

Sinceramente, iniciei a leitura achando que teria mais um romance épico em mãos, contudo não foi bem por aí. O livro é mais uma homenagem, aos livros, livreiros, amantes de letras, às pessoas em geral, trazendo o significado de romance para um sentido mais amplo, é lindo!

A escrita de Gayle sempre me envolve, a forma como narra, movimentando bem cada acontecimento, deixa, na minha opinião, o enredo mais claro e convidativo.

A leitura é rápida e uma delícia. Os personagens são divertidos, também há temas sérios sendo trabalhados, mas, no geral, apaixonados por livros irão amar!

vitória 06/11/2022

Muito original e inovador
Eu li esse livro sem nenhuma expectativa, sem nem saber sobre o que se tratava. Mas devo dizer que amei cada página, cada reviravolta e cada personagem de um jeitinho especial. Nesse, teve pontos abordados extremamente originais, que eu nunca tinha visto em um livro.
Tudo o que eu tenho a dizer é que eu amei.

Bruna 14/11/2022

Gostei bastante, é uma história diferente, e aborda assuntos bastante sérios, gostei do ambiente da história e de como as relações são construídas.

Lala Fugi 27/11/2022

Gayle é Gayle
Li em algumas horas. Gayle sabe transformar temas complexos e difíceis de serem processados em algo leve e ainda assim reflexivos.

Karina :) 29/11/2022

* Nós somos inevitáveis *
" Acontece que, por mais rápido ou longe que a gente vá, o inevitável sempre nos alcança."

Não foi a história que eu imaginava e não digo isso para o lado negativo. Mais do que romance, o livro traz boas mensagens de amizade, aceitação, superação e bons encontros.

Com diversas citações, livros e músicas estão presentes em boa parte das páginas. O que já ganha pontos a mais também!

Coisas de Mineira 01/12/2022

NÓS SOMOS INEVITÁVEIS, UM LIVRO SOBRE LUTO, AMOR, RECOMEÇOS E AMIZADES IMPROVÁVEIS
O que você encontra em Nós Somos Inevitáveis é o novo; Uma livraria falida, um grupo de lenhadores e um adolescente em luto mostram que juntos eles têm o poder de mudar tudo!

Nós Somos Inevitáveis é o novo lançamento da autora Gayle Forman, publicado pela Editora Arqueiro, com uma premissa irresistível para leitores, já que trata de livros e de como eles podem nos salvar.

Aaron assumiu a livraria da sua família – a Bluebird Books, quando seu pai, Ira, resolveu se aposentar. Como cresceu em meio aos livros, eles sempre foram seu refúgio, a possibilidade de viver tantas coisas. Mas isso já é passado. Sem a mãe e o irmão, ele se sente perdido.

Assumir a livraria trouxe para Aaron todas as responsabilidades. Tem de lidar com as contas, cuidar do pai, viver com a dor de estar longe da mãe e do irmão. E isso dói tanto, que sua fé no poder dos livros arrefeceu.

Com os negócios indo mal, numa cidade que parece também ter perdido o amor pelos livros, não vê outra saída que não vender o negócio da família. Ainda que Ira abra a loja pontualmente, os clientes não buscam mais por livros. E como se fosse pouco, a saúde do pai inevitavelmente começa a dar sinais preocupantes, e tudo isso é demais para Aaron.

‘Fato: ainda existem dinossauros. Quer saber como eles são? Pai e filho em um sebo decadente, passando longos dias vazios consumindo palavras que ninguém por aqui compra mais.’

RESENHA DO LIVRO NÓS SOMOS INEVITÁVEIS DE GAYLE FORMAN

Contudo, Aaron não esperava que algumas pessoas fossem entrar no seu caminho para mostrar que talvez houvesse uma outra saída. Primeiro Chad, um conhecido da época do colégio que agora é cadeirante. Ele tem dificuldade em entrar na Livraria, que não tem acessibilidade.

Um grupo de lenhadores aposentados, vendo a dificuldade de Chad, resolvem entrar em cena. Ike, Richie e Garry veem Aaron e Chad tentando construir uma rampa para cadeiras de rodas e se oferecem para ajudar. O que rapidamente sai do controle, e de repente Aaron se vê cercado por pessoas dando muitos palpites sobre como fazer a livraria voltar a ser um lugar atrativo.

Eventualmente, Chad e Aaron começam a sair. Ao assistir a um show da banda Beethoven’s Anvil, Aaron conhece Hannah, a vocalista principal. É quando tudo começa a parecer inevitável…

“- As respostas para todas as perguntas da vida estão nos livros?
– Claro. É isso que faz deles um milagre.”

UM LIVRO SOBRE LUTO E SOBRE O PODER DA AMIZADE

Nós Somos Inevitáveis foi minha primeira experiência com os livros da autora, mas me rendi pela premissa. Afinal, Aaron sempre foi um apaixonado pelos livros, e acreditava sinceramente no poder das palavras. Isso pega a gente bem fácil. Entretanto, o livro me entregou muito mais.

Confesso que foi difícil me conectar ao Aaron. Ele vive o luto tão intensamente, que tudo ao seu redor se torna cinza. Ele sente muita raiva, rancor e tristeza. Mesmo entendendo sua dor, me pareceu em alguns momentos um pouco demais, já que a mágoa governava suas decisões. Mas o luto pode ser mesmo essa coisa sufocante.

Por isso, os outros personagens são tão importantes para trazer sentido e cor à vida de Aaron. Ira é um pai atento, ainda que não pareça; Chad vai mostrar que as dificuldades não são impedimentos; os lenhadores mostram que as pessoas são solidárias; e Hannah vai trazer um pouco de inevitabilidade para a vida de Aaron… afinal, a vida segue seu curso, apesar dos pesares.

‘Tenho dirigido desde então, de Nárnia a Hogwarts até a Terra-média, da Nigéria à Tasmânia até a Aurora Boreal na Noruega. Todos esses mundos em 26 letras.’

AO FINAL, SÓ QUEREMOS DAR UM GRANDE ABRAÇO NO AARON

Ainda que seja um romance, muitas outras questões povoam essa estória. Além de tratar o luto de uma forma crua, já que o Aaron está tão imerso que não veja saída, há questões relacionadas à dependência química, representatividade e a crença na gentileza e no altruísmo das pessoas.

E as referências literárias? Estão espalhadas por todo o livro, e a autora ainda fez a gentileza de listá-los ao final. Todo leitor em algum momento encontrou refúgio entre as páginas de um livro, e a autora soube explorar o poder da literatura – e da música, que se faz presente por conta do irmão do Aaron e de Hannah. Aliás, uma personagem que foi muito mais que um par romântico. Ela tomou uma atitude tão surpreendente, que me conquistou – lá pelo segundo tempo, já que aparece pouco no início. Que autoestima tem essa mulher!

Enfim, ao final, a autora explica a negação em que Aaron se encontra, e diz que ele fala tanta bobagem, porque é alguém que precisava de ajuda – e de amadurecimento. O luto pode ser uma nuvem carregada que torna impossível enxergar o arco-íris, mas ele está lá, só esperando que se esteja pronto para admirar a beleza.

Se eu indico? Sim, porque são muitos livros, muitos discos, e muito aprendizado!

‘Continuo lendo, relembrando porque eu adorava livros. Porque eles nos mostram, em tantas palavras, e em tantos mundos, que não estamos sozinhos. Um milagre, em 26 letras.’

Por: Maisa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/2022/11/nos-somos-inevitaveis-gayle-forman-resenha-do-livro

Debyyh 11/12/2022

Se você ficou curioso para ler esse livro leia!
Eu confesso que no início eu não gostei muito da história e estava esperando um pouco mais desse livro, mas quanto mais eu lia mais eu queria chegar no final e ver no que essa história ia dar. Esse livro me trouxe várias lições e me fez perceber que não dá pra evitar o inevitável por mais que a gente tente, e as vezes o inevitável não é ruim e que ele pode nos levar para um caminho que jamais imagináriamos cruzar. Se você, assim como eu, ficou curioso para ler esse livro, leia! Eu juro, vale a pena.

Miamia 15/12/2022

Achei que era apenas um romance levinho, mas é MUITO mais...
Nem sei por onde começar, comprei esse livro simplesmente pq ouvir falar que era um romance água com açúcar que se passava em um sebo, mas com certeza é muito mais, para mim o romance ficou em segundo plano e isso é muito bom, pq a história do Aaron ?sozinho? e muito interessante. A cada capítulo novo vc recebe uma nova lição de vida de uma maneira que vai fazer vc parar fechar o livro é olhar para o teto (livros assim são meus favoritos).
Com certeza vou ficar com MUITA saudade desse livro ele parece aquelas séries de mil temporadas que quando finalmente acaba vc ainda quer muito mais...
Queria morar nesse livro queria beber os cafés feitos pelo Ike, queria conversar sobre livros com o Ira e queria assistir um show com o Chad (melhor personagem).
Super recomendo. Triste pq acabou.

clara 19/07/2023

Interessante?
?nós somos inevitáveis? me surpreendeu demais.
foi o primeiro livro da autora que eu li e eu gostei demais da escrita e fluidez da historia.

Madu 28/02/2023

Que livro leve, lindo, me transmitiu uma paz imensa, amo a diferença deles, amo como eles lidam com isso.
Aaaaaahhhhhhh eu amo tanto eles ???

Clara2835 02/03/2023

Nós somos inevitáveis
No começo, achei que ia ser chato, estava demorando pra acontecer ''romance'', mas depois entendi que não se trata só disso, e sim da evolução do Aaron.
Uma das coisas q mais gostei, foi as referências de livros :).

anatms 12/07/2023

Nós somos inevitáveis
Esse livro foi frustrante, apesar da leitura ter sido rápida e fácil o personagem principal era extremamente irritante
a mãe dele, ira, o amigo e os caras que decidiram consertar a loja eram muuuuuito mais legais do que o principal
o principal só errava o livro todo e agia sem perguntar nada para ninguém, aff
além disso, o romance foi extremamente do nada, sem nexo e sem um final consistente, não gostei