Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis

Resenhas - Úrsula

Lilian 06/11/2022

Importância histórica
O livro tem importância histórica, mas é bem chatinho. A linguagem é antiga, rebuscada, o enredo é clichê.

tai.mobi 08/01/2024

Demasiados sentimentos
Úrsula pode ser analisado a partir de dois parâmetros. O livro em si, e a grandeza da história, e o livro em relação a tudo que ele significa pra literatura negra nacional.
Dentro dos dois parâmetros o livro é gigantesco. Susana não saiu da minha cabeça desde que li e entendi sua história. Ursula é absurdamente encantadora e complexa dentro de si e dentro da narrativa, como todo bom protagonista deve ser.
O livro traz vilões que conhecemos bem, pois são ideologias que não tem cara mas tem pessoas que se beneficiam delas, e esses sim tem cara.
Que seja espalhada e cada vez mais comentada a obra dessa GIGANTE que foi Maria Firmina. ??

LiviaDimas 26/05/2023

Leitura essencial e à frente do seu tempo
Mesmo sabendo da importância social e racial da Professora Maria Firmina dos Reis antes da leitura, eu me surpreendi positivamente com o livro.

A parte do romance relacionados a Úrsula é excelente, um leve clichê com um final inesperado. Mas as partes dos temas abolicionistas possuem uma profundidade inovadora para o período que o livro foi escrito. A forma que ela escreveu sobre como a escravidão afetava os personagens foi imponente, mas também com muita sensibilidade.

Enfim, é uma excelente leitura para quem gosta de histórias de romance e de vingança, mas acredito que a sua importância histórica sobre o abolicionismo e sobre como retrata as perspectivas das pessoas negras é o que torna essa leitura singular.

anelymwho 20/06/2023

Peguei esse pra um debate na aula. confesso que comecei a ler achando bem mais ou menos, mas depois fui me envolvendo. não gostei muito do final, mas o livro em si é revolucionário em muitos aspectos. queria discorrer aqui mas já debati a manhã inteira, então infelizmente vai ficar com deus, mas assim: leiam. maria firmina é uma gênia. uma mulher muito à frente de seu tempo.

Melancólico Relato 18/01/2024

Deixa a desejar...
Por se tratar do primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil, tem um valor histórico gigantesco; entretanto, analisando do ponto de vista do gosto pessoal, é muito cheio de clichês e de um romance exagerado.

Janete75 09/03/2024

Amor estranho amor
Um romance bem típico da época. Muito sofrimento, violência, amor, veneração, desgraça, escravidão.

Bia 25/04/2024

Quero as joias de titia
Esse livro daria uma ótima novela das seis de época da globo. Não tem nem muito o q falar sobre, acho q por ser uma história muito antiga não consigo me conectar, tanto por causa da linguagem rebuscada quanto pelos personagens. Até entendo a importância histórica do livro e acho o enredo interessante, mas nada demais