Guerreira Akata

Guerreira Akata Nnedi Okorafor

Resenhas - Guerreira Akata

Mateus 20/08/2023

Fantasia da mais alta qualidade
Este livro me prendeu desde a epígrafe até a última página. O crescimento da personagem de Sunny é incrível, a trama é maravilhosa, o jeito que a autora introduz elementos culturais da Nigéria a uma estória de fantasia da mais alta qualidade é simplesmente fantástico!
Ela mistura com maestria uma narrativa simples como as que eu li nos livros de Rick Riordan ou Harry Potter a reflexões profundas como as que Neil Gaiman traz.
Mais do que isso tudo, Nnedi me inspira a escrever as "histórias que respiram em meu cangote".

Nathy @peculiareslivros 05/04/2024

Um ótimo livro
Eu gostei muito do primeiro volume, achei bem introdutório, mas combinado com dinamismo e personagens cativantes. Já esse segundo volume trouxe um desenvolvimento que eu senti que poderia ter sido mais dinâmico. Claro, adorei ver o amadurecimento e as conclusões das personagens a partir dos acontecimentos, mas nem tudo foram flores e eu realmente espero que o terceiro livro entregue mais para fechar bem essa série.

Janaina 07/05/2023

Me empolgou menos que o #1
Ainda assim, gostei demais! Só o fato de sair da mesmice branca, ocidental, cristã já é um bálsamo, e a autora sabe contar uma história.
Para mim, o que pegou foram todas as páginas recapitulando o livro n°1. Desnecessário.

FeFa 10/11/2022

Mais de um ano se passou, mas Sunny tem pesadelos continuos, presságios.

Neste livro temos mais da relação familiar de Sunny, principalmente o irmão mais velho. Mais seres místicos, divindades para conhecermos dessa cultura incrível.

Assim como o primeiro livro, uma forma mágica para conhecer outras magias, outras culturas, outras filosofias.

Apesar de eu ter me empolgado mais com o primeiro livro, gostei da ponte narrativa feita para o terceiro livro. Estou ansiosa para o próximo e ver mais esta guerreira.

Jemilly 13/12/2022

culturalmente fantástico, a mente de Nnedi é uma obra prima
Nnedi Okorafor, com toda certeza, é uma das escritoras mais imaginativas que já conheci, seu trabalho sempre é culturalmente rico em referência e detalhes do Africanofuturismo ? como ela se refere às suas obras que tem como palco principal a África, fazendo dela e sua cultura cenário principal de suas histórias. O segundo livro da Trilogia Akata, Guerreira Akata, supriu minhas expectativas e respondeu muitas perguntas que o primeiro livro deixou sobre o mundo das pessoas-leopardo, ao mesmo tempo em que aprendemos um pouco sobre os costumes e cultura nigeriana de maneira natural.

"... mas não queria irritar a sua mentora ainda mais do que já havia irritado com a audácia de quase ter morrido."

Sunny, agora com mais de um ano depois de ter se descoberto uma pessoa-leopardo, ainda tem muita coisa para descobrir desse mundo à parte, e acaba sendo envolvida em mais missões, algumas por escolha e outras pelo destino. Ela está mais poderosa e se mostra capaz de enfrentar qualquer consequência por aqueles que ama.

"As pessoas-leopardo podiam ser impiedosas, especialmente em se tratando de seguir certas regras. As malditas regras."

Ela cresceu absurdamente como personagem aqui. Sunny mostra um lado dela, às vezes, não tão bom, mas necessário e poderoso, ao mesmo tempo se mostra vulnerável, me faz querer proteger, e ter raiva das regras severas dos leopardos, e do tratamento que recebia por ser Albina, me peguei sentida com algumas coisas da vida dela que só aconteceram por ser diferente, bem antes até de se descobrir uma pessoa-leopardo.

"Por que tem sempre que ser pelo fato de eu ser albina?, pensou ela. Eu nunca faço nada de mal para ninguém, e ainda assim eles pensam que eu sou má."

Gostei também que nesse segundo livro se desenvolveu mais a relação da Sunny com os irmãos, principalmente Chukwu, que tem uma participação importante para a história, fazendo Sunny tomar uma decisão que movimenta tudo.

"... Sunny sabia era que ela gostava de estar perto de Orlu, e eles frequentemente se davam as mãos. Além disso, às vezes, ele colocava o braço em volta dela. Ele era o amigo que estava sempre em sua mente."

Seu grupo formado por ela, Orlu, Chichi e Sasha estão cada vez mais unidos, tirando alguns estremecimentos entre Chichi e Sasha, por conta de um ?triângulo? amoroso que envolvia Chukwu. Confesso que em muitos momentos achei Chichi insuportável, que só conseguia ficar feliz com os dois brigando por ela e não tinha vontade de esclarecer nada a ninguém, mas logo eu já estava de amores por ela novamente (risos). Eu também conseguia
enxergar nos pequenos detalhes a amizade carinhosa entre Sasha e Sunny. Na relação entre ela e Orlu talvez eu tenha esperado mais por ser interesse amoroso, não em questão de toque por eles serem muito novinhos ainda, mas em relação de mais pensamentos de Sunny pela sua paixonite, mas teve alguns momentos fofos que super compensaram.

"Quando as pessoas estão confusas, às vezes elas se tornam más e violentas. Me pergunto se isso tem alguma coisa a ver com o que vi na vela. Confusão."

A dita ?luta final? foi melhor construída do que a do livro anterior, o livro em si não é algo apressado, a autora trabalha bem o desenvolvimento, e teve muitos outros ganchos para o próximo e último livro da Trilogia Akata. Muitos mistérios sobre cada um dos quatro amigos ficaram para ser esclarecidos, o que me deixou bastante curiosa, estou ansiosa demais para ler. Já sabem, indico muito!

Leal 22/09/2023

Gostei, mas achei um pouco maçante
O livro "Guerreira Akata" assim como Bruxa Akata despertou em mim muita curiosidade sobre as fontes de inspiração para a criação dos personagens, da escrita Nsibidi, as criaturas, as magias juju. Porém, o começo da história onde só mostra a leitura do livro que sua avó lhe deixou, então a ausência de diálogo deixou essa parte bem chata. Depois veio a parte em que Suanny e Chichi se vingam de membros de uma irmandade que tortura o irmão de Suanny, Chukwu e achei essa parte desconexa de toda a história. Eu tinha certeza que os membros dessa irmandade tinham alguma ligação com Ekwensu, mas não tinham. Eu demorei a acabar o livro, pois a história desse não me cativou por ser instigante como a do primeiro livro. Reintero que as menções a cultura Iorubá, Igbo, entre outras é rica e desperta muita curiosidade, mas a história do livro tem um começo e um fim meio desconexo. A parte que mais gostei foi a dela viajando com os amigos Orlu, Chichi, e Sasha e o irmão. Vale a pena a leitura por ser muito rica em referências a cultura de alguns países de África. Sunny é uma personagem inteligente, forte, determinada, misteriosa. Gosto de ler sobre ela. É isso.

fenaka 26/01/2024

Não vou mentir, demorei bastante pra ler esse livro porque nunca tive experiência com uma fantasia assim, focada na ação, nas transformações fantásticas, no desenvolvimento pessoal e de habilidades da protagonista e toda a mudança de mundo ao olhar dela

esse livro foi bem completo de missões, criaturas novas, espiritualidade e ascensão mágica. é realmente uma experiência completamente diferente, mesmo sendo uma fantasia jovem acho que seria até indicado pra uma idade maior, não pelo seu conteúdo, mais sim pela necessidade de bastante atenção e mente aberta pro enredo rico de cultura e de discussões além do comum

foi tão importante ler sobre a evolução da Sunny, especialmente nas últimas páginas em que ela percebe que nem mesmo o quarto dela, ambiente mais pessoal, parece fazer parte dela sem sua outra metade mágica. é um sentimento de nostalgia melancólico quando a gente lembra de um tempo mais simples mas que não cabe mais na nossa vida

já desconfio qual vai ser a próxima aventura deles e já tô animada pelo lançamento da galera record! so vem! ?????

henriuwu 23/03/2024

é bauuuummm
Eu achei ele definitivamente melhor que o primeiro e realmente me prendeu do inicio ao fim! como todos os outros (o primeiro que li em 2 dias e o terceiro que peguei depois de terminar esse ontem e ja to em 50%). a historia é extremamente cativante e todos os personagens são um deleite de acompanhar. eu assumo que as vezes me perco no livro e fico *-* porque a construção do mundo é INCRIVEL, só que assim como aconteceu no primeiro livro, o embate com a Ekwensu foi decepcionante. achei rápido demais e demanda MUITO pra se localizar na situação e entender exatamente o que ta acontecendo - pelo menos pra mim.
o que acontece com a sunny e a Anyanwa é de partir o coração mas honestamente? a hora que aconteceu foi tão confusa que eu nem tinha entendido.. mas de qualquer forma, muito bom e acredito que o terceiro vai ser melhor ainda :)

bibia 23/01/2023

amei ver a evolução e o amadurecimento de sunny, orlu, chichi e sasha. foi lindo ler eles ficando cada vez mais próximos e sua amizade ficando mais forte.
gostei muito que a história das pessoas-leopardos e de leopardo bate foi aprofundada nesse livro. mal posso esperar pra ler mais sobre esse universo.

Mari 30/05/2023

Descobri hoje que não é uma duologia
Eu achava realmente que era apenas uma duologia e eu estava satisfeita com isso, mesmo achando que foi um final digno, mas não tão empolgante.
Essa série Akata é uma série de fantasia baseada na mitologia Yorubá e ambientada na Nigéria, isso traz todo o diferencial, pois podemos conhecer outros elementos culturais e mitológicos de uma nação pouco explorada na fantasia vendida no ocidente.
É um livro muito fluido e tem uma escrita bastante compreensível e agradável. É uma fantasia juvenil que pode agradar vários públicos, tanto os mais jovens, por identificação, quanto os mais velhos que estejam iniciando nas fantasias.
Eu gostei muito de Bruxa Akata e Guerreira Akata, porém o que me fez tirar uma estrela desse livro foi o fato de que boa parte do enredo os outros personagens, como o Sasha, por exemplo, não aparecem e aquele elemento importante no outro livro, a irmandade, não tem tanto destaque nesse segundo livro. Ele também teve menos ação.
Não sei dizer o que faltou, mas sei que faltou algo.

Isabel794 26/06/2023

Uma experiência surreal de leitura.
Esse livro COM TODA A CERTEZA
precisa de mais reconhecimento. O livro é cheio de referências da cultura africana, a leitura é muito rápida e fluida, escrita maravilhosa e a magia e bruxaria retratas no livro é feita de modo muito legal e criativo.
A autora conseguiu captar a essência dos personagens de forma surreal, me senti muito conectada com os personagens e com a história em si. Mais sobre os personagens: A autora conseguiu fazer os personagens crescerem de maneira bastante espetacular durante a narrativa, fiquei realmente impressionada.
Essa história fantástica realmente deixa aquelas histórias fantásticas clichês no chinelo, com toda a certeza do planeta este livro e a autora MERECEM e PRECISAM de mais reconhecimento.
Como já disse anteriormente, o livro é cheio de representatividade racial (africana).
A autora conseguiu abordar assuntos familiares, e assuntos relacionado ao racismo e intolerância religiosa de uma forma bem leve e divertida, sem deixar a narrativa pesada.
Obviamente, eu gostei do livro e recomendando muito para todos.
É isso, tchau

camila.person 11/11/2023

Não tão bom quanto o primeiro mas mesmo assim, muito bom
Minha experiência com esse livro infelizmente não foi tão boa quanto com o primeiro da trilogia. Essa leitura foi bem mais arrastada e em alguns momentos até mais chata. Mas nada muda a minha admiração pela escrita da autora e minha paixão por todo esse universo e personagens. Confesso que estou curiosa (e com receio) do último livro: receio por ser mais enrolação e resultar em uma leitura nada fluída, ao mesmo tempo, curiosa em saber o que esse quarteto fantástico irá inventar. No geral, foi uma leitura boa, pois ao mesmo tempo que foi mais arrastada, não conseguia largar, pois queria saber o desfecho das coisas.
Apenas leiam a trilogia da Bruxa Akata, esse universo incrível precisa ser mais conhecido!!

Debs @DeboraMaryn 31/12/2023

Por um tempo nesse livro achei q a Sunny iria seguir nesse livro mais sozinha, longe do seu grupo de amigos, mas que bom que estava enganada. Amei a aventura deles nesse segundo livro e estou animada pelo último.

Celly @livromaniacaporamor 19/04/2024

Fantástico...
Nesse segundo livro muita coisa do primeiro é explicada, e vários acontecimentos se completam, a amizade dos 4 é maravilhosa, realmente as vezes me sinto em Harry Potter mas de uma forma bem diferente, acompanhamos nesse livro o amadurecimento de todos os personagens, tem muita aventura, muita ação, muitas revelações e descobertas e o plot do finalzinho pra dar uma história pro terceiro livro foi muito boa, já iniciei o terceiro porque preciso de respostas.

mar¡ 26/04/2024

Gostei muito desse segundo livro, li um pouco mais devagar que o outro mas isso é por causa da rotina corrida. Eu absolutamente adorei tudo no livro deste a fantasia até o desenvolvimento da sunny, a única coisa que me incomodou foi o fato dos casais dos livros não terem desenvolvimento (ja tinha me incomodado no primeiro livro mas pensei que ia ser desenvolvido ao decorrer do segundo) tipo eles são fofos e tem futuro, mas parece algo tão jogado na história que chega a não fazer sentido e nem possuir química é como se fossem amigos tentando ver se podem ser algo a mais e acabam descobrindo que não, o foco do livro não é o romance eu sei disso mas é presente como plano de fundo acho que o mínimo que deveria ser feito era ser levemente desenvolvido. Tirando isso é um livro de fantasia incrível, toda a história e construção se encaixando, a forma como a sunny é uma personagem humana e tem ações condizentes com a idade dela, ela se tornou uma das minhas personagens favoritas.