Ética: fundamentos sócio-históricos

Ética: fundamentos sócio-históricos Maria Lúcia S. Barroco

Resenhas - Ética: fundamentos sócio-históricos

lucas 17/01/2011

Da ética
Este livro de barroco porta-se com beleza singular no que tange a amplitude do conhecimento sobre a ética. Barroco se esforça para passar aos academicos de Serviço social de forma compreensível assuntos de grandes complexidades.

Inicia trabalhando Marx no que tange ao ser social. Em seguida trabalha os fundamentos sócio-históricos da ética desde Aristóteles até Sarte. Passa também de forma deliciosa sobre a ética revolucionária resgatando revolucionários como Lenin, Rosa, e Makarenko, e por fim trabalha um pouco sobre a ética para o curso de serviço social. Neste sentido, aborda sobre o projeto ético-político do Serviço Social e a natureza da ética a qual seguimos - uma ética Marxista.

A ética para alunos de Serviço social, especialmente, deve ser trabalhada de forma assimilável amenizando as abstrações incompreensíveis, tarefa que Barroco soube fazer com maestria,expressando então seu domínio de conteudo, o gosto pela ética e o compromisso com o princípios do projeto ético político - são características que a peculiariza.

Lucas
Universidade federal de sergipe
serviço social
Bruno 24/04/2014minha estante
Só achei que a parte sobre o fundamento do surgimento dos complexos que mediam o individuo e a generacidade humana, poderiam ser melhor trabalhados. É muito similar a outro livro da autora, eu particularmente, achei que Sergio Lessa trabalha melhor estes pontos. A parte sobre o apanhado histórico sobre o pensamento sobre a ética realmente é um dos pontos altos do livro, bem como a moral e a ética no pensamento revolucionário. E o ponto alto sobre a influência desta professora no meu movo de pensar foi cindir com o pensamento mecanicista e fatalista sobre a moral e a ética. Embora eu ante tinha lido em Meszaros sobre Alienação e moral.

Andreia.Mendes 04/03/2019minha estante
o resumo e so isso?