A Ilha do Doutor Moreau

A Ilha do Doutor Moreau H. G. Wells

Resenhas - A ilha do doutor Moreau

Rosangela Max 06/11/2022

Uma aventura gostosa de ler.
A aventura contada aqui me prendeu do início ao fim e não precisou de grandes acontecimentos para manter a história interessante.
Me impressiona a capacidade do autor de produzir histórias fantásticas com esse poder de entretenimento.
Para quem curte histórias de ficção científica, leitura recomendada.
Samukk 06/11/2022minha estante
esse livro é incrivel

Suely Cristina 09/05/2024

Pobres criaturas!
Depois de ler "A filha do doutor Moreau", tive que buscar a obra que o inspirou.
Aqui temos Edward Prendick que é vítima de um naufrágio e vai parar numa ilha, aparentemente paradisíaca. Lá é hospedado pelo doutor Moreau e Montgomery (dois personagens que estavam em A filha do doutor Moreau também).
No entanto, ao passar do tempo vai percebendo que na verdade está vivendo um pesadelo. A ilha serve de cenário para as experiências do cientista com vivissecção de animais, transformando-os quase em seres humanos.
Além da ciência sem ética nenhuma, o livro também aborda outras questões filosóficas como a submissão de um grupo a um "ser poderoso" que se apoia em crenças religiosas.

Vitor16Hq 24/07/2023

Doutor Moreau.
(Essa resenha também está disponível no meu Instagram, onde saiu primeiro)

H.G.Hells é um dos autores clássicos que mais gosto, a primeira vez que li algo dele foi a guerra dos mundos, em seguida o homem invisível, os dois livros eu achei ótimos, o terceiro foi a máquina do tempo, que apesar de bom ficou um pouco abaixo das minhas expectativas.

A ilha do doutor Moreau superou as expectativas, é um livro realmente ótimo, a história me manteve preso a leitura toda vez que eu abria o livro.

Ele tem um pouco de ficção científica, mas é um suspense em boa parte da obra. E deixa tudo mais instigante a cada página.

A ambientação da ilha da a sensação de não ter para onde correr, de estar encurralado em um lugar com várias figuras estranhas e não confiáveis.

O livro é narrado em primeira pessoa, que ao meu ver, tira um pouco da tensão, por que você sabe que o protagonista vai sair vivo da situação, não é um tipo de narrativa que sou muito fã, mas é bem utilizada por vários escritores.

Agora tem um comentário que pode ser considerado Spoiler, mas é um livro que já está em domínio público.

Quando chega a parte em que as experiências do doutor Moreau são reveladas, que são animais humanoides que vem o doutor como um grande criador, me remeteu na hora ao auto Evolucionário da Marvel, que foi o vilão de guardiões da galáxia vol 3, os dois personagens são muito semelhantes, suspeito até que o doutor Moreau foi a grande inspiração para criarem esse personagem.

Enfim, é um livro muito bom, foi uma leitura bem fluída, o ritmo com que as coisas vão acontecendo é muito bom e te surpreende.

Kess 11/09/2023

Edward Douglas - único sobrevivente de uma aventura no mar - vai parar em uma ilha onde cientistas realizam experiências para transformar animais em seres humanos. Ao tentar fugir, ele se vê no meio de uma rebelião das criaturas contra seus criadores.

É uma história horripilante sob qualquer ponto de vista, mas o que encontramos no fim são perguntas ainda atuais sobre humanidade, animalidade e ciência. A humanidade é racionalidade e a racionalidade é ciência? Dor é irracionalidade e bestialidade? Emoção é irracional e são irracionais todos os que não são Homens?

FANTÁSTICO E BIZARRO!

Gustavo Casemiro 25/11/2023

O Homem é a pior das fera.
Bom livro de ficção horror, uma história bem contada, sem barrigas bons momentos de tensão e a percepção que o predador mais cruel é o homem.

Vitoria 08/01/2024

LIVRO SUPER RAZOÁVEL PARA LER EM UM DIA
A leitura desse livro surpreendeu por ser bem fluída e simples, mas diria que a história em si não me prendeu tanto por eu não ler tanta ficção/fantasia, acredito.
Porém, por ser um livro tão curtinho que acaba tranquilamente em poucas horas

Suzana.Kawai 15/01/2024

Uma fábula sobre a humanidade
O que nos faz humanos? Este livro de H.G.Wells me fez pensar em "A revolução dos bichos" ou em "A fuga das galinhas". Só que, nessas obras, os animais apresentam grandes doses de humanidade, enquanto em "A ilha do Dr. Moreau", somos levados a duvidar da humanidade ante ao poder dos instintos animalescos.
Achei tudo muito bizarro de início, mas, pouco a pouco, fui descobrindo uma fábula interessante sobre o que nos torna humanos.
Um clássico de leitura ágil. Achei que valeu. Ah, minha edição novíssima é da Principis, mas saiu do plástico com pelo menos seis furos de traça em cada página. No fim, o detalhe inesperado até combinou com o tema.

Lelêti 13/02/2024

A ilha de monstros
Não achei que foi uma leitura necessariamente ruim, só não estou familiarizada com esse tipo de livro.

É um conto intrigante, e óbvio, um tanto perturbador. Creio eu que esse era o objetivo do escritor.

Enfim, bom livro para ler em pouco tempo, se você não tem opções mais divertidas

Carlos 02/03/2024

Fiz uma leitura afetiva deste livro, pois, desde criança assisti muitos filmes sobre a ilha do doutor Moreau, mas o livro entrega muito mais. É uma reflexão interessante sobre como tratamos os animais para pesquisa, assim como o papel da ética e da religião.