Mitos sobre criminalidade

Mitos sobre criminalidade Stanton E. Samenow

Resenhas - Mitos sobre criminalidade

Marcella.Pimenta 20/08/2023

O mal está em nós, não no que nos rodeia
No formato de perguntas (feitas pelo público que participava de suas palestras) e respostas, o psicólogo Samenow compartilha a sua visão sobre a criminalidade, resultado de uma pesquisa de quase 20 anos acerca do comportamento criminoso.

Não é um livro técnico ou com dados, teorias. O autor explica de uma forma bem simples, a partir da sua experiência, que o crime ocorre mais por fatores internos que externos. O criminoso vai tentar culpar a sociedade, o ambiente, seu passado (e com a ajuda de "especialistas"!), mas, no fim, a decisão de cometer um crime é individual.

E foi eliminando esses fatores sociológicos que ele e o time de pesquisadores conseguiu avançar na recuperação de criminosos, como ele explica ao final do livro.

Acredito que este seja o principal mito que Samenow busca desfazer, e talvez seja a origem dos outros: o de que o homem é bom e só pratica o mal por condições alheias à sua vontade. "As pessoas resistem a aceitar o fato de que existem indivíduos que escolhem regularmente o mal em vez do bem. É mais fácil acreditar que o agressor fez o que fez por causa das circunstâncias, não porque escolheu fazer."