Um lugar na janela 3: relatos de viagem

Um lugar na janela 3: relatos de viagem Martha Medeiros

Resenhas - Um lugar na janela 3: relatos de viagem

Léia Viana 04/09/2022

Nunca estamos no mesmo lugar!
"Solitários somos todos, faz parte da nossa essência. Não é um defeito de fabricação ou prova de inadequação ao mundo, ao contrário: muitas vezes, a solidão confirma nossa dignidade, principalmente quando não se está a fim de negociar nossos desejos em troca de uma companhia que até pode funcionar durante um happy hour, mas não durante as 24 horas de vários dias sequenciais. E a propósito: quem disse que, sozinho, não se está igualmente comprometido? Eu e eu: dupla imbatível, amor eterno, afinidade total."

Acho que fica até repetitivo o quanto deixo claro que sou fã do bom uso das palavras, e também das reflexões, que a escritora Martha Medeiros faz da vida e de diversos assuntos em suas crônicas. Gosto muito e por muito tempo, seus livros de crônicas foram a minha fuga, minha terapia para escapar um pouco de uma realidade que me consumia. Os livros da Martha foram uma importante e boa companhia para mim.

Quando saiu seu primeiro livro sobre relatos de viagens, fiquei com muita vontade de viajar junto e também muito surpreendida, por encontrar ali uma Martha que eu pouco sabia que poderia existir: aventureira e de espírito tão leve! Eu adorei tudo que li ali e muita coisa me levou a reflexão.

Já no segundo livro pensei: "ah, já a conheço bem, aqui será mais uma leitura por entretenimento com um pouco de curiosidade em saber os lugares por onde andou e o que achou." Nada disso cara pálida, foi muito mais! Seu olhar sobre o mundo e suas palavras para descrever os sentimentos, a cultura, o ambiente por onde passou me fascinaram ainda mais.

Martha faz bom uso das palavras, prende o leitor e o leva a refletir em temas, sentimentos e lugares. Gosto muito da maneira que escreve. "Um Lugar na Janela 3" não foi diferente, aliás foi, logo nas primeiras páginas o "não fique em casa" e toda a angústia de um momento tão estranho na história da humanidade, Martha mostra a importância da solidão, mesmo que a imposta por circunstâncias adversas, mas o quão também é valioso gostar da nossa própria companhia.

Também achei nesse livro uma Martha mais humorada com as situações da vida, ri em alguns momentos.

Leitura recomendada!

MãeLiteratura 09/04/2023

Adorei!
Eu amo ler crônicas e de viagens então, estão entre as minhas favoritas. Por isso escolhi este livro para encerrar minhas leituras de 2022. Finalizei com chave de ouro!⁣

Martha é uma das minhas autoras favoritas e tive o prazer de conhecê-la pessoalmente.⁣

Este é o terceiro (e mais recente) livro de uma série, Um Lugar na janela. Espero que não pare por aqui. São textos saborosos, leves e reflexivos, que me fizeram viajar sem sair da minha poltrona.⁣

12 textos, de lugares variados e desta vez, viagens que a autora fez com Pedro, seu namorado.⁣

Apesar de viajar acompanhada, o texto que eu mais amei foi o que ela fala sobre o prazer de viajar sozinha. Identificação total!⁣

Também amei o texto que ela fala sobre reencontro com a filha, numa das viagens.⁣

Com Martha visitamos neste livro Paris, Amazonas, Portugal Buenos Aires, Praga e Berlim, antes e depois da queda do muro. ⁣

Além das reflexões, eu adoro as dicas de restaurantes e lugar legais para visitar que ela sempre dá.⁣

Uma leitura rápida e deliciosa, que acrescentou vários itens na minha wish list de viagens futuras.⁣

Um livro que tem um ritmo de férias o ano todo e um ótimo presente, agradará com certeza.⁣

Adorei e recomendo muito!

site: https://www.maeliteratura.com/2023/04/resenha-um-lugar-na-janela-3-relatos-de.html

dipaulla 20/10/2022

Praga e Berlim. Antes e depois.
Que belo refresco na memória sobre a história da antiga URSS. A gente se sente como se nós mesmos tivéssemos visitado as cidades sob os dois períodos existentes. Incrível relato!

Cris Joenck 20/01/2023

Emocionante
A maneira como s escritora descreve suas experiências é muito poético.
Da pra imaginar os detalhes.
Realmente apaixonante!

Biblioteca Álvaro Guerra 18/05/2023

Série de relato de viagem da escritora Martha Medeiros. Neste, lerá sobre a visita à Berlim pré-queda do Muro e o contraste de visitar a capital alemã décadas depois. Sobre Praga na época da Cortina de Ferro e hoje. Sobre uma sonhada estada de um mês em Paris. Sobre a Punta del Este do coração de Martha, com direito a um festival de jazz ao ar livre, numa estância uruguaia, regado a vinho tinto. Sobre Rio de Janeiro, Buenos Aires, Cusco, Portugal... sobre como é viajar para o interior no extremo sul do país, e sobre as delícias e exuberâncias em território amazônico. Sempre pronta para conhecer novos lugares, revisitar pontos preferidos e se reencontrar consigo mesma nessas aventuras, Martha confere, ao mesmo tempo, profundidade, leveza e humor a seus relatos de viagem.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556662794

Rodrigo 30/08/2023

Um Lugar Na Janela 3
Martha mais uma vez nos presenteia com esses maravilhosos diários de viagens. Vamos degustando suas histórias de forma voraz e sempre com muita vontade de conhecer tais lugares referênciados apenas por suas experiências vividas lá. Nos transportamos a cada descrição, seja do local ou das inúmeras garrafas de vinho pelo caminho.

nifontana13 25/09/2022

Amo os relatos de viagens da Martha. Nos ensina a apreciar coisas que nem sempre percebemos em viagens. Livro leve e agradável.

Isagerada 06/10/2022

não tinha lido nenhum dessa série de livros mas amo o cérebro da martha então foi uma delícia, como sempre. excepcionalmente bom ter lido ela falar do Amazonas. gostei e quero ler os outros.

@jaquepoesia 18/09/2023

"Minha casa continuará sendo meu reino, nunca mais um calabouço."

Depois de "Um lugar na janela" 1 e 2, a grande cronista brasileira Martha Medeiros traz nesta obra um registro espetacular de suas viagens pelo mundo. Em doze textos a autora traduz aqui as emoções e descobertas que tornam toda viagem única e inesquecível.
• Vale lembrar que as viagens citadas na obra foram feitas antes da quar3nt3n4.

O primeiro texto do livro, intitulado "Não fique em casa" fala sobre os grandes desafios que o c0v!d trouxe à cada um de nós. Fala sobre o conflito após a invasão da Rússia a Ucrânia, sobre o prenúncio de uma possível Terceira Guerra Mundial e o medo que todos nós tivemos.
Esse texto nos lembra de tudo que nós (o mundo todo) enfrentou estando em quar3nten4.
"Não foi fácil. Os sortudos que podiam continuar trabalhando em casa, de forma remota, sofreram menos, não perderam o emprego nem o salário, mas muita gente foi dispensada pelos patrões e enfrentou dificuldades para se sustentar, e muitos patrões também se tornaram desempregados: viram seus negócios falirem e as economias minguar. E isso tudo é pouco diante da consequência mais nefasta – milhões de pessoas, no mundo todo, perderam a vida."

E é nós lembrando de um outro tempo, com recordações e lições de suas viagens, que a cronista nos convida a embarcar em uma viagem, lendo e refletindo com ela a importância de se conhecer novos lugares, novas culturas e acima de tudo novas percepções sobre si mesma.
Aqui Martha nos fala sobre os desafios e também as maravilhas de viajar sozinha, conta como foi passar um mês inteiro em Paris e de toda arte e gastronomia que fez parte desta experiência.
A autora também conta sobre como foi passar três dias navegando pelo rio Negro, conhecendo as comunidades indígenas e ribeirinhas e todas as grandezas do Amazonas. Mergulhar nos mistérios do Pampa, rever o Rio de Janeiro com outros olhos, se reencontrar em Portugal, ver o antes e o depois de Praga e Berlim, enfim, viajar!