Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Laurex 08/08/2023

Um clássico da filosofia
É um livro clássico e por isso resolvi ler, trás ótimas reflexões acerca do ser, na natureza, da bondade, da paciência... No entanto achei muito repetitivo, durante os livros (capítulos) ele repete as mesmas mensagens várias vezes.

Ias 11/02/2023

O livro é muito bom e rico em pensamentos. As meditações são do tipo que devem nos acompanhar para fora das folhas, mas os pontos que mais me marcaram foram a efemeridade da vida e das coisas, a boa disposição para com o que acontece em nossas vidas, a rejeição da fama, o bom tratamento para com o próximo, já que juntos fazemos partes de um todo, e acima de todos eles, ter um objetivo claro e fazer bem e disposta toda e qualquer coisa, além de usar as adversidades como meio de crescer em direção ao meu objetivo. ??

Rafael1548 09/07/2023

Contraste entre o saber e o viver
Marco Aurélio, conhecido como imperador-filósofo, governou Roma de 161 a 180 d.C. Como seguidores ferrenho do estoicismo, seus escrito são incríveis: abandono dos prazeres da matéria (carnais), busca pela virtude e amor às leis. Analisando apenas os textos você o vê como um excelente governante e pessoa.

Contudo, esse mesmo imperador foi responsável pela 5° perseguição ao cristianismo do Império Romano. As torturas foram tais que os próprios romanos sentiram pena dos cristãos (um tremendo paradoxo porque os romanos possuíam o instinto assassino de prolongar o sofrimento das vítimas).

Então não se engane com belos discursos: o Estado, o comunismo, as feminaizes, o movimento lgbtqia+( alfa, beta, gama e a letra que você quiser colocar aqui) irão nos assassinar novamente como fez no passado.

Carla 12/12/2022

É um livro bem legal. Tem umas ideias bacanas pra se seguir e/ou pensar sobre. Mas o cara parecia ser um hiper incel

Ayslan4 11/03/2024

Não é um livro fácil, mas é um livro que vale a pena
Meditações é um compilado de reflexões do Imperador Marco Aurélio, então é sempre importante ter isso em mente ao ler.
Cada parágrafo fala de um assunro diferente, e em meio a reflexões das mais diversas, ensinamentos são passados. A sensação é a de uma conversa com o próprio Marco Aurélio.
Da mesma forma, se pensarmos que ele livro foi pensado pelo autor como um texto para ser lido por ele, para ele mesmo, temos uma ótica de autorreflexão, onde nos colocamos no papel do autor, tomando aquelas palavras como nossas.
Esse livro mudou minha percepção sobre algumas coisas, e ainda irei refletir sobre outras. Creio que esse é o papel de um bom livro, fazer o leitor refletir.
Ainda revisitarei esse livro no futuro, quando eu for um homem mais maduro do que sou hoje.

"Não fale mais sobre o tipo de homem que um homem bom deve ser, mas seja."

"Severamente, por ocasião de tudo o que tu fazes, pare e pergunte a si mesmo se a morte é uma coisa terrível porque ela te priva disso."