Sina

Sina Márcio Benjamin

Resenhas - Sina

Gigits 13/09/2023

Diferente ?
Eu li ?Sina? praticamente um mês depois de minhas aulas voltarem, então fiz pouquíssimos históricos, mas eu amei. Terror é um gênero que me prende muuuito e os cenários são muito fortes na minha mente enquanto leio. A escrita retrata a linguagem sertaneja, já que o livro se passa no sertão do Nordeste, e apesar de ser nordestina, em alguns momentos fiquei confusa, mas nada que me atrapalhasse. Achei incrível a maneira como a história é contada através de várias outras histórias e como no final tudo se encaixa. As ilustrações são LINDAS, todo o livro é lindo, sou completamente apaixonada pela DarkSide.
Márcio 07/11/2023minha estante
Muito obrigado!

Sensa___ 16/08/2023

Alugou um triplex na minha cabeça
Sina me deixou fissurado pra saber o que ia rolar em cada uma das histórias, que no início pareciam tão inocentes só para no final se mostrarem essenciais. Realmente, alugou um triplex na minha cabeça, e até hoje tô me questionando se eu entendi tudo certinho?
Márcio 12/09/2023minha estante
Entendeu sim! Hehehe. Muito obrigado pela leitura!

hmhenrique 22/05/2024

Acho que eu fui com muita sede ao pote e acabei me decepcionando. O livro não é ruim, mas achei bem confuso. Tive que voltar algumas vezes na leitura e mesmo assim não ficou tão claro pra mim.
Márcio 25/05/2024minha estante
Que pena, Henrique! Espero que curta os próximos. Fica de olho. Em breve novidades. De qualquer forma, fico muito grato pela leitura :)

Irka Barrios 30/07/2023

Belo e assustador
"Sina" é um conjunto de narrativas curtas (contos) com um background que amarra tudo e transforma a obra num romance. É bonito, poético, traz as mazelas do sertão e, quando menos se espera, transforma-se numa cena de horror. O universo de Sina está povoado por seres sobrenaturais e muitas vezes nos identificamos com aquelas histórias que, temos certeza, já ouvimos na infância ou adolescência. Encontrei ecos de muitos clássicos, como Pedro Páramo, O som e a fúria, os clássicos da mitologia e, óbvio, Grande sertão veredas. A linguagem é outro ponto alto, muito bem trabalhado. Só tenho elogios para a obra.

Vincent.Uriel 22/02/2023

Gostei bastante do livro e da imersão que o autor conseguiu trazer pra história. Me senti o tempo todo dentro de um sonho, onde as histórias individuais podem não parecer fazer sentido, mas, de uma maneira estranha, tudo sempre acaba se encaixando.
Márcio 28/02/2023minha estante
Você foi em cima do objetivo! Muito grato pela leitura!

Tatianees 04/02/2023

Sabor de infância
Leitura maravilhosa. Muitas das histórias narradas por Trancoso eu já conhecia da minha infância. Por ter sido criada no interior, era comum em noites escuras ouvimos histórias de assombração em volta de uma fogueira, ao som de um violão. Ler esse livro foi como revisitar minhas memórias mais antigas.

O livro traz o protagonista contando histórias de terror ao mesmo tempo que vive uma.
Só não dei 5 estrelas porque a narração mistura passado e presente e, em vários momentos é difícil se situar.
Márcio 06/02/2023minha estante
Muito grato pela leitura!

Ismael.Chaves 17/10/2023

O folclore nacional através do horror de Márcio Benjamin
Há um motivo para que, antigamente, as mães cantassem para seus filhos sobre uma bruxa má que vinha pegar as crianças que não queriam dormir. Ou falassem de um homem velho que sequestrava crianças mal comportadas e as jogasse dentro de um grande saco. Longe da cidade grande, nos rincões da mata, nas plantações de famílias humildes ou em pequeno festivais do interior, um assovio pode ser sinal de mau agouro. Antes dos invasores coloniais chegarem, criaturas e deuses antigos já habitam essa terra e sua fúria causava a ruína do homem branco, arrastados para os confins da mata escura e misteriosa, como fartamente foi registrado por padres missionários e marinhos aventureiros.

Acredite ou não, mas o fato é que esses seres místicos permaneceram vivos no imaginário popular até hoje. Felizmente, já faz alguns anos que o folclore brasileiro deixou de ser sinônimo de personagens de histórias infantis. E isso graças ao trabalho de escritores como Márcio Benjamin, um dos maiores representantes do terror folclórico nacional.

Autor potiguar e dono de uma prosa característica, que passeia entre o poético e o regional, Márcio é um verdadeiro contador de histórias. Para quem já leu "Maldito Sertão", "Fome" e "Agouro", seu novo livro, "Sina", será o ápice da sua produção, reunindo todos os elementos que o consagraram em um novo e pulsante romance que adiciona novas camadas narrativas, flertando com a Fantasia e uma certa magia cinematográfica.

Entrelaçando 3 linhas temporais, "Sina" é um romance-moldura que tem como fio condutor a história de Zé Trancoso, um exímio contador de histórias. Ao chegar em uma misteriosa cidade do interior, ele se depara com um passado obscuro - dele e da cidade - cheio de segredos. A partir daqui, o leitor irá topar com lobisomens, mula-sem-cabeça, o corpo-seco, matinta pereira e vários outros monstros - além de uma misteriosa seita religiosa liderada por uma estranha "criança". Recomendo fortemente a leitura.

Vale destacar que a edição possui ilustrações magistrais de Shiko, vencedor dos prêmios HQMix e Angelo Agostini e considerado um dos maiores nomes do quadrinho brasileiro atual.
Márcio 07/11/2023minha estante
Muito grato, querido!

Irka Barrios 30/07/2023

Belo e assustador

Dri 08/04/2023

Diferente e atmosférico
Um livro muito bem escrito e doido do melhor jeito possível. Perfeito pra quem quer uma leitura que fuja do comum.

Sina tem circo, linhas temporais que misturam passado e presente, destino, elementos nordestinos, cenários áridos e violentos e inúmeros causos de cidade pequena.

Uma leitura enigmática e ótima pra quem ama ir criando teorias e ir juntando as peças do quebra-cabeça. Criativo e muito carismático. Eu adorei!
Márcio 31/05/2023minha estante
Ebaaaaaa! Muito agradecido mesmo!