Purgatório

Purgatório Christophe Chabouté

Resenhas - Purgatório

Diego Rodrigues 28/10/2022

"Morri... e foi aí que meus problemas começaram"
Um dos mais aclamados artistas europeus contemporâneos, Christophe Chabouté é um quadrinista francês nascido na Alsácia, em 1967. Publicou seu primeiro trabalho em 1993 e já adaptou autores como Jack London e Herman Melville. Também concebeu obras irretocáveis, entre elas: "Solitário" e "Um Pedaço de Madeira e Aço". Mestre do preto e branco, possui um traço muito característico, carregado de sensibilidade, e um talento ímpar na arte de narrar sem recorrer a textos. No Brasil, sua obra vem sendo publicada em luxuosas edições pela editora Pipoca & Nanquim e a charmosa biblioteca Chabouté acaba de ganhar o seu sexto volume: "Purgatório".

Publicada originalmente em três volumes, entre os anos de 2003 e 2005, a graphic novel narra o drama de Benjamin Tartouche. Aos 27 anos, nosso protagonista está tentando tomar as rédeas da própria vida, quando é acometido por uma série de infortúnios. Privado de seus bens materiais e até mesmo sua dignidade, se torna um homem no fundo do poço. Mas nada é tão ruim que não possa piorar! Quando parte dessa para uma melhor... bem, não é exatamente para "uma melhor" que nosso protagonista vai. No purgatório, sua alma recebe uma árdua missão e retorna ao mundo dos vivos, como espectro, para cumpri-la.

Coisa rara, Chabouté usa cores aqui, mas também não abre mão do preto e branco, fazendo dele um criativo recurso narrativo. Com pitadas de humor e melancolia, a obra retrata os sentimentos humanos com a maestria que só ao autor cabe: solidão, medo, ira, amor, redenção e hipocrisia... Tem até um fundo político que aborda temas mais atuais como fake news, por exemplo. Em diversos pontos da narrativa se torna impossível não se colocar no lugar do protagonista, que é acometido pelo sentimento de não ter vivido sua vida como deveria e, agora que está morto, sente uma nostalgia por momentos não vivenciados.

É o melhor Chabouté? Não, pra mim! "Solitário" ainda é, de longe, o meu favorito. Acho que "Moby Dick" e "Um Pedaço de Madeira e Aço" também estão acima. Mas, é uma leitura válida? Muito! Simplesmente por ser uma experiência de leitura única. As soluções narrativas que Chabouté encontra, o jogo de cores com o preto e branco... Difícil colocar em palavras, mas quem ler vai sentir que está diante de uma narrativa diferenciada e vai entender o que digo. E para os fãs de Chabouté, vale conhecer o trabalho mais antigo do autor publicado até agora pelo PN.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Juliana (Ju/Jubs) 20/03/2023

Não dá para parar de ler! A história é bem simples, mas o que me encantou foi a técnica (acho que posso chamar assim). A forma de utilizar as cores, ou a falta delas, a sequência dos quadros, a progressão do tempo, a forma como todos os personagens parecem estar em São Paulo no horário de pico...

Só não sei o que achei do final, é interessante, definitivamente não é o que eu esperava, mas não sei se gostei.

Franklyn.Jeferson 02/12/2022

Depois que chega na parte 2, é impossível não querer chegar logo no final da história! Plot sensacional!

Greice21 20/10/2023

Descer ou subir?
Nesta Hq, conheceremos o ilustrador Benjamin. Ele acaba de receber como herança um velho casarão. Acreditando que os ventos estão soprando a seu favor, novo emprego, nova moradia, ele dorme tranquilamente. Pensando em precaver-se, ele vai até uma empresa de seguros, para sua atual moradia. A seguradora, lhe deixa tranquilo , informando que cobrirá qualquer dano. De volta para casa, durante seu sono Benjamin é surpreendido por um vulto que o agarra e o leva para fora de casa. Quando se dá por conta, vê sua casa em chamas.Entre idas e vindas atrás do seguro, ele descobre-se, sem casa, sem dinheiro, sem comida, sem amigos.Como se não bastasse, ele morre atropelado, justamente pelo dono falcatrua da seguradora. Vê-se no purgatório, rodeado de diferentes pessoas e personalidades famosas, de diferentes épocas. Quando lhe é exposto todos os seus pecados mortais, lhe é incumbido voltar à terra como uma voz da consciência, para que encontre uma pessoa( que não lhe é dita), e fazer com que a mesma se arrependa de seus atos. Num misto de sobrenatural, citando o céu e o inferno como destino, a Hq traz consigo temas embutidos nas ações dos personagens, como luxúria, egoísmo, desigualdade social, racismo, ética dentre outros.

_lendogibi 03/08/2023

Mais um quadrinho maravilhoso do Chabouté, esse cara realmente é acima da média.

Consegue te entreter do início ao fim com uma história é arte igualmente incríveis.

Aqui temos a história de um rapaz que está começando a se dar bem na vida e aí começa é ter problemas, no mínimo esquisitos.

Ele morre e a história começa de verdade.

O mais legal dessa história é que tem situações que são deixadas em "aberto", o Chabouté nao subestima o leitor e isso é muoto legal

joaoggur 09/12/2022

Mais uma obra do gênio.
Nessa Graphic Novel trazida pela Pipoca & Nanquim, Chaboute traz uma história que foge de seu padrão: aqui, o autor desenvolve uma história que se passa no Purgatório, o lugar onde piamente acredita-se que o ser humano vai para pagar seus próprios pecados, para aí sim ser merecedor de viver no reino dos céus.

A trama foge de tudo que Chabouté já fez. Ao desenvolver uma história ousada e peculiar, Chaboute consegue nos mergulhar dentro do mundo criado por ele. Tudo isso é regido por seus belíssimos desenhos, primorosos em desenvolver cenários e personagens.

Porém, em contraponto ao traço rebuscado, o autor peca no roteiro. Veja bem, a história está longe de ser ruim, - o problema só está que, em meu caso, não consegui simpatizar com o protagonista, mesmo o autor desenvolvendo situações onde o leitor provavelmente se sentiria empático por ele. E, não querendo dar spoilers, mas a conclusão da trama fora rápida demais, resolvendo-se em menos de 10 páginas.

É uma ótima pedida para a inicialização no autor, porém para quem já é fã foi uma certa decepção. Purgatório é excelente, porém muito inferior a obras como Solitário ou Um Pedaço de Madeira e Aço.

Tamy 21/04/2023

Purgatório...
Mais uma obra profunda do Chabouté, dessa vez falando sobre a vida e a morte. Purgar: tornar puro; livrar-se de impurezas; Purgatório: lugar onde as almas dos que cometeram pecados leves acabam de purgar suas faltas, antes de irem  para o paraíso.

Através do jovem Tartouche somos levados a olhar para a vida sob uma óptica diferente, sob a óptica da morte. Ao morrer, Tartouche volta para a terra como uma espécie de ?anjo da guarda? e nessa nova versão ele percebe - aos poucos - a beleza da vida, do amor, dos pequenos gestos e também do sofrimento, de como o caos do dia-a-dia nos afeta profundamente. Para além disso, vemos a fraqueza do ser humano, suas mazelas, a injustiça, a indignação, o medo, o arrependimento e o perdão - que é liberta(dor).

Italo.Lima 07/07/2023

Muito Top
Gostei bastante da história, achei ela curta porém gostei bastante, o desenho tem um o que de rústico e a linguagem é bem atual, recomendo.

lwst_boy 16/04/2023

Minha primeira experiência com o Choubaté, e não vejo a hora de apreciar outras obras dele, reflexivo e até sensível em certo ponto, uma ótima HQ

_Jorgeft 13/08/2023

A vida é um sopro que devemos aproveitar
Chabouté é um baita escritor... Suas obras possuem uma contemplação que é difícil de se achar hoje em dia. O simples fato de olhar o mundo e viver ele se torna algo único pela visão do autor e aqui com um que sobrenatural temos a contemplação do pós-vida... A visão daquilo que deixamos para trás e não damos tanto valor assim. Então purgatório é o que devemos ser todos os dias... E acima de tudo o que devemos ser para nós mesmos!!

Igor.Banin 18/10/2022

Ótimo
Ótimo álbum do mestre do P/B, agora em cores. Uma das melhores lançadas pelo PN, com roteiro elaborado e profundo.

Vivi 13/09/2023

Tenho gostado cada vez mais de ler algo de Chabouté. Não importa se é algo clichê . A arte é um primor e a sutileza que ele aborda questões do cotidiano é incrível. A forma que ele trabalhou o sobrenatural aqui aliado a criança social é digno de muitos aplausos. Mais disso por favor!!!

?A sorte parecia sorrir para Benjamin Tartouche, até que um incêndio lhe toma a casa e traz consigo uma avalanche de infortúnios. De repente, sua ?vida perfeita? desmorona e ele se vê na rua, sem família ou amigos, transformado em mais uma das tantas pessoas invisíveis que existem à margem da sociedade. Mas, como dizem por aí, tudo que é ruim sempre pode piorar, e, para fechar sua maré de azar com ?chave de ouro?, o coitado acaba morrendo em um acidente. Mesmo assim, seus problemas ainda estão longe de terminar, pois uma importante missão é passada para sua alma durante a passagem pelo PURGATÓRIO.

Guinna 15/02/2023

Benjamin Tartouche perde tudo, seu trabalho, sua casa, sua dignidade e depois morre. Ele chega ao purgatório e recebe uma tarefa cujo cumprimento definirirá seu caminho pós morte.