O Príncipe

O Príncipe Nicolau Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

omateuszin 04/05/2024

Já bebeu awa hoje?
Seguinte. Com a minha releitura desse livro tive outra interpretação, já que a primeira vez que o li, tinha sido no primeiro ano do ensino médio, e desde lá, muitas experiências ocorreram na minha vida. Antes, enxergava esse livro como como por ele intitulado, "um manual do poder", todavia, hoje vejo ele como um olhar acerca da natureza humana e como tais relações influenciam o poder de cada um, desde o de escolha até o de morte. O Príncipe demonstra aspectos que gosto de ver de forma holística, já que em boa parte de seu manual, Maquiavel sempre da ênfase na natureza humana, seja da crueldade seja da bondade, sempre buscando a utopia sobre essa régua, contudo relembrando que cada indivíduo tem seu anseios e desejos, e que em alguns casos a crueldade mais extrema se faz digna de se conservar o poder. Um exemplo extremamente explicito da sociedade brasileira, e que faz paralelo aos ideias do livro, é o tráfico. O tráfico composto por organizações criminosa buscam sempre lucrar, contudo, ele utiliza de artifícios que mantém o povo sempre solene a seus ideais, como a lei da favela/comunidade, que chegam ao patamar de possuir mais valor que as leis do estado. E com esse simples artifício, lideres de grupos criminosos mantêm o povo sob controle, assim evitando a própria ruína e seguindo as instruções de Maquiavel.
Portanto, daria pra estender quase infinitamente esse assunto, com a política, relações interpessoais entra outras coisas. Só que eu tô com preguiça.
Enfim, livro fantástico. Me fez refletir muito sobre tudo que a em volta dessa sociedade e como ela é forjada e mantida. Cabe uma possível releitura e provavelmente, assim espero, terei um novo olhar, talvez mais burro?
-Sim, mas terei um novo olhar.
Enfim, 10/10. Um clássico.
Obrigado Júlio por lembrar do meu aniversário, te amo S2