O Caminho das Adagas

O Caminho das Adagas Robert Jordan

Resenhas - O Caminho das Adagas

Marko Miller 16/01/2023

Andei, andei andei...até encontrar, e não encontrei nada
Por mais que eu ame fantasia e o mundo criado em A RODA DO TEMPO, tem sído beeeeem difícil acompanhar essa barriga na história com esses últimos livros, e esse não foi diferente.

É impressionante como todos os personagens ficam perambulando feito vacas num curral, sem nunca sairem do lugar, parecem que estão empacados. As Aes 'insuportáveis" Sedais tem sido uma aula de estupidez, grosseria e "rabugentice" sem limites. Cada capítulo com elas é de dar ranço pois não existe um paraárafo em que uma não queira castigar a outra, "dar varetadas, chicotadas e oq mais vier na cabeça daquele bando de loucas". De longe os melhores personagens tem sido o lado "vilão da história" com os abandonados (que tem pouquissima presença nesse livro). De verdade, quase perdendo a vontade de continuar, mas como a editora lança um livro por ano, vamos aguardar e recarregar a energia que as Aes Sedai te roubam ao ler esse livro.
Dan 26/02/2023minha estante
Amei a resenha!

Caio Timbó 12/05/2023

Um livro de transição...
Um livro para preparação da situação de todos para situações dramáticas que terão uma conclusão ou desenvolvimento nos próximos livros. Não é tão emocionante como os livros anteriores, mas com tantas histórias paralelas é compreensível que um livro seja dedicado apenas para preparação de situações que serão focos nos próximos livros. Aguardando ansiosamente pelo lançamento dos próximos livros! A intrínseca que se vire!

Victor 24/04/2023

Preparou terreno
Como já conhecia e estava preparado para o slog, não vou colocar a lentidão como um demérito pro livro.

Pouca coisa de fato acontece. O desfecho mais serve pra começar a posicionar os personagens para o próximo livro

Não é um livro empolgante, mas é necessário passar por ele.

O Crowler 17/03/2023

Ainda Bem que Gosto dos Personagens Principais
Nesse ponto dessa série de livros eu venho notando uma coisa interessante, pra começar, vou listar os personagens principais, sendo eles: Rand, Mat, Perrin, Nynaeve, Egwene, Elayne, Aviendha e Min. E também os coadjuvantes de peso que pra mim são: Loial, Lan, Sorilea, Siuan, nossa desastrosa e cômica antagonista Elaida, Verin, Birgitte, Thom, a dupla Morgase e Linlin, e a novidade colossal Cadsuane. São MUITOS nomes pra personagens com pontos de vista, e sinceramente não me importo com eles, na realidade amo todos esses pontos de vista porque gosto de todos esses personagens com exceção talvez da Egwene, mas não posso mentir que ainda gosto dos capítulos dela porque pra mim são bem escritos. Então acabo ficando engatado na leitura ao mesmo tempo que penso "nossa tinha que ser a chata da Egwene". Não citei a Faile como personagem coadjuvante ou principal pois pra mim ela entraria na categoria de antagonista, acima do tenebroso com certeza. Até gosto do Perrin mas seus POVs se tornaram INSUPORTÁVEIS pois é assim que o Robert Jordan passou a escrever o relacionamento dele com a Faile e a própria Faile em si. A verdade é que o relacionamento deles virou uma das coisas mais horripilantes já escritas na literatura, tenho certeza que A Última Batalha vai ser o Rand tendo que liderar uma sessão judiciária de divórcio entre os dois. Bem, com exceção dos POVs de Perrin como deixei claro, não possuo problemas com os outros personagens, a questão é que cheguei num ponto da história onde tenho MUITOS personagens, e mesmo eles não possuindo ponto de vista eles ainda tem sua "importância" na narrativa, entendo a necessidade de construir o universo etc, mas a verdade é que acho que nem sempre o autor consegue manter os pontos de vista no núcleo de personagens que realmente importam, apesar disso, tento focar exatamente em todos esses personagens que citei, pois é por eles que estou lendo, e é deles que eu gosto, e ainda bem que geralmente sou recompensado. Vou acrescentar também que as vezes parece que o autor tem algum fetiche envolvendo surras ou dominação, as vezes parece bem nítido por como ele narra algumas cenas...Enfim, vamos ver os rumos que os próximos livros vão ter.

Felipe Paranhos 28/02/2023

A saga continua? mas nada muito conclusivo nesse livro
Pontos fortes: personagens cada vez mais profundos. Historias bem contadas. Universo se expandindo.
Ponto negativo: parece q a história não andou muito. Nada do ultimo livro foi realmente concluído, com exceção de uma ou outra side quest.
Ou seja, esse é um livro ponte, entre o anterior e o próximo.

Monise Nunes 22/06/2023

Este volume teve mais desdobramentos na história apesar de pouca ação. Senti estranheza com algumas batalhas que não foram descritas, apenas relatadas que aconteceram. Os dias nele também passaram voando, como se o autor tivesse percebido que perdeu tempo demais nos outros 7 volumes pra pouco avanço na história.

Acabei gostando muito mais deste volume do que da maioria já lida, algumas decisões importantes foram tomadas, e que poderiam ter acontecido há muito tempo. O arco de Egwene é de longe o melhor de se acompanhar, a evolução da personagem é nítida neste livro. Achei que a distribuição dos capítulos foi bem mais satisfatória, sem muita enrolação (apesar de ter capítulos inúteis, não vou nem dizer de quem :x).

Minha antipatia por Rand continua e contamina todo mundo que interage com ele; o que são esses dramas ridículos de Min, Elayne e Rand com esse romance descabido. O mundo acabando e esses três sem carisma testando a minha pouca paciência. Não sei qual era o propósito de Jordan, mas os capítulos sobre eles são os mais inúteis e chatos de ler, não é possível que ninguém o tenha alertado.

Os capítulos finais foram muito bons e neste gostei de como terminou, sem problemas repentinos e soluções rápidas. De todos os volumes, este foi o melhor gancho para o próximo e eu não vejo a hora de ler.

Rodrigo.Rocha 17/01/2023

Continua excelente
Gostei de todas as partes, não achei que o livro enrolou e a qualidade ainda continua. Espero que os proximos lancem logo

Guilherme Ambrosio 15/04/2024

Ritmo lento, mas bom
Ritmo lento, com preparação para os demais livros.
Aguardando lançarem o volume 9!
ajuda a gente, Intrinseca!

Carol 20/12/2023

A história só voltou a fluir no final
Achei o livro mais arrastado da série até agora. Parece que só nos últimos capítulos que a história realmente se desenvolveu. Talvez seja porque alguns arcos menos interessantes tenham ganhado mais foco.

Porém terminei o livro querendo ler o próximo. Vamos ver como vai ser o ritmo dele...

Giovani 17/01/2024

Entendo o que dizem ao chamar esse volume, como os próximos dois, de ?slog?. Mesmo com a narrativa seguindo como sempre, ele não te recompensa com grandes cenas/acontecimentos. Nem por isso um livro ruim, ou mesmo pior que os anteriores. Apenas mais morno. Ainda assim, um mundaréu de coisa acontece ao redor das personagens. Inclusive, um mundaréu de personagens. Li esse uns seis meses após o anterior, e achei que era esse o motivo de eu não lembrar de alguns nomes e personagens. Não, não. Quando a narrativa retorna ao Perrin, tem nomes ali que não lembro de forma alguma, apenas reconheço a personagem pelo contexto. É gente demais, nomes demais, uns bem parecidos um com o outro. Da um nó na cabeça, que prefiro ignorar e seguir. Enfim, outro bom volume de uma série que tenho achado incrível.

Thelma 08/02/2024

Empolgada pra continuar!
Excelente livro 8! O último em português, infelizmente. Ed Intrínseca nos enganou, pra variar as editoras brasileiras desrespeitando o leitor de séries. Agora é encarar em inglês mesmo.

Ana Duarte 22/03/2024

Foi o livro mais morno de todos até agora. Custei para terminar. Acredito que o próximo será incrível.
No final, teve bastantes cenas a serem trabalhadas, o que dá ao próximo volume uma grande expectativa.
Ficaremos no aguardo do lançamento!

@procura_se_umlivro 03/09/2023

Teve diversas partes desse livro que eu amei! Algumas cenas repetir a leitura para ter o prazer de experimentar novamente, enfim, ameiiii.
Eu amo que o autor descreve cada detalhe, parece que estou lá junto com os outros personagens.

Patricia 03/09/2023

Gosto muito dessa série e o início desse livro foi bom. Porém, no meio do caminho começou a enrolação. Infelizmente livros em série, principalmente os longos, tem muito disso. Chega um momento em que o autor começa a enrolar ao invés de avançar com a história. Nesse livro tem muitas páginas de pessoas planejando planos secretos que não são revelado aos leitores. Todo mundo tem um plano, todos mundo fica pensando que tem um plano, mas a gente não pode saber de nenhum deles. Outro clichê básico desses livros ocorre também, o clássico "personagens fazendo burrices para fazer a história render". No final das contas a história andou um pouco, menos do que deveria considerando-se a quantidade de páginas. Me parece que o próximo livros será melhor do que esse, com menos enrolação e mais desenvolvimento, assim espero.