O Príncipe Precoce

O Príncipe Precoce Santiago Nazarian

Resenhas - O Príncipe Precoce

Leila de Carvalho e Gonçalves 04/02/2023

A Espada Mágica
De Santiago Nazarian, O Príncipe Precoce é uma história bastante peculiar. Inspirada nos contos de fadas clássicos, que serviram de fonte para as adaptações edulcoradas dos desenhos-animados da Disney, ela exibe alguns detalhes bastante atuais. Por exemplo, seu protagonista ? que intitula o livro ? dá ?joinha?, gosta de Coca-Cola e dessas irresistíveis balas coloridas em forma de ursinho e minhoca, despertando maior empatia entre os pequenos leitores.

Aliás, Precoce não é precoce só no nome. Nasceu de sete meses, foi alfabetizado aos três, começou a fazer aulas de esgrima aos quatro e aos dez, já era o melhor cavaleiro da região. Portanto, não causou surpresa, quando aos quinze, recebeu uma espada mágica que bastava tocar no cabo, para ela sair cortando a cabeça de todos por perto.

Entretanto, Rafaella, como é chamada, não foi um mero presente e deve ser usada numa importante missão. Como manda tradição, é chegado o momento de Precoce invadir o Reino Inimigo e capturar a Princesa Pretérita, filha do Rei Póstumo, fazendo dela sua esposa. Portanto, cabe ao jovem trilhar um longo caminho e, a despeito do exército que lhe fará companhia, terá de enfrentar inúmeros perigos, dos encantamentos de uma floresta mágico a um maquiavélico ogro.

Curiosamente, O Príncipe Precoce deveria ser publicado por uma conhecida editora, mas quando todos os detalhes já estavam praticamente acertados, ela desistiu do projeto. O motivo foi a violência da narrativa que poderia até desaconselhá-la para o público infanto-juvenil.

Sem fazer quaisquer concessões que abrandassem a narrativa, o escritor resolveu assumir o risco. O conto está disponível em e-book por um valor bastante acessível e quem quiser conhecê-lo, terá a oportunidade de formar seu próprio juízo. No meu caso, apesar da violência ser o fulcro narrativo, ela não é gratuita. A bem da verdade, O Príncipe Precoce é uma alegoria contra a violência e suas nefastas consequências, ao abordar a obtusidade que a conduz, a solidão e a satisfação fugaz de quem a executa.

Finalmente, atenção às belas ilustrações de Alexandre Matos.