Porto Seguro

Porto Seguro Gabriel Calamari

Resenhas - Porto Seguro

Guilherme.Ribeiro 14/12/2022

Um ótimo começo!!
Calamari tem uma escrita direta, leve e com certeza tem futuro no mercado editorial. Em "Porto Seguro", todos iremos nos identificar com alguma passagem, pois os relatos de André sobre seus últimos momentos no ensino médio são muito reais, críveis e divertidos. Por vezes, os capítulos muuuito longos podem desanimar, mas o carisma dos personagens te conquistam e te fazem querer saber mais e mais. Com certeza, leria outro livro do autor, e indico este livro a todo jovem que já passou dessa fase, ou que está por vivê0la. Quiçá, encontre algumas respostas para suas perguntas.

anatms 03/03/2024

Porto Seguro
Infelizmente eu não consegui gostar desse livro, demorei para engatar na leitura e achei todos os personagens muito chatos
nenhum dos personagens me agradava, parecia que eles só reclamavam o livro inteiro e algumas coisas que eles faziam eram muito sem sentido
não foi para mim...

Marina 08/01/2023

o que é... a vida?
para começar, gostaria de dizer que o início do livro, de verdade, nunca vou esquecer. as referências, as críticas com o humor, os devaneios; sei que não vou. o autor foi espetacular ali, e eu o parabenizo. a história é leve, o protagonista é engraçado e vai te arrancar risadas (eu gargalhei horrores enquanto lia)... a escrita do autor é SENSACIONAL. sensacional. bonita, limpa, objetiva e leve. de verdade, eu amei. mais pro meio da história, confesso que fiquei um pouco AAARGH porque vi pra onde o romance ia, e confesso que não gostei nadinha do par romântico do André. na verdade, vou ser clara: me irritei com ela o livro todo, e se essa garota existisse na vida real, eu reviraria os olhos a cada sílaba que saísse da boca dela. (por isso, foi difícil engolir o final). Amanda, você SEMPRE será a maior! no mais, é uma leitura divertida, que te arranca risadas e um sentimento nostálgico do fim do ensino médio. sendo esse o primeiro romance do autor, sei que vai aprimorar ainda mais suas próximas obras, e estou mt ansiosa pra conhecê-las!
Clara 23/07/2023minha estante
Eu li que vai ter a sequência desse livro, toma que no segundo André largue a chata da Michele e fique com a querida da Amanda !!

Bia 01/05/2023

Que livro gostoso de ler
Devorei o livro em 2 dias, me apeguei super rápido com os personagens, não só o protagonista mas com os amigos, os pais etc..

Um livro nacional que marca os lugares e bandas que a gente conhece faz muita diferença. Tem uma pegada profunda de adolescentes super inteligentes que me lembra Quem é você alasca? e As vantagens de ser invisível.

São livros assim que lembram como é gostoso ser leitora.

gabriela tintin 29/09/2023

Um clichê e nada mais.
Descobri o livro passeando pela livraria e confesso que demorei bastante (bastante mesmo) para associar o nome a viagem de formatura do ensino médio, o que talvez prove um ponto: não sou o público alvo.

no começo achei que o livro ia ser mais nostálgico e contemplativo mas percebi que era mais uma narração de algo que aconteceu há pouco tempo e do meio pro fim entendi que era um clichê bem netflix onde a menina excluida quer o mais popular do colégio e arrisca tudo por ele, com a unica diferença que o protagonista é um menino, mas nos mesmos moldes. o clichê em si não é um problema mas encheu um pouco o saco e ficou pouco natural quando tudo se resolveu com o poder da amizade.

o personagem principal é só um adolescente prepotente que se acha melhor que todo mundo por gostar de músicas antigas e de cinema e está tão fixado em conseguir a garota básica que não percebe seu grande amor bem ali, demorei para entender onde o livro queria chegar e conclui que meio que em lugar nenhum, já que não tivemos nenhum desenvolvimento de personagem.

mapadlivros 19/01/2023

Uma leitura divertida e leve
Nessa história, acompanhamos André, que está em seu último ano do ensino médio. Ao lado de Michelle e Rafa, seus melhores amigos, ele enfrenta os dilemas e cobranças dessa fase, onde todo mundo cobra o que nem sabemos ainda o que queremos ser.

Sendo esse o último ano de escola da galera do colégio Tom Jobim, todos estão empolgados para a viagem que marca o término do ensino médio e início de suas vidas adultas: Porto Seguro. Só que André não tem grana para ir, já Michelle nunca quis participar e Rafa só pensa nisso o tempo todo. Juntos, durante os meses mais emocionantes de sua vida, eles descobrem que Porto Seguro pode ser mais do que somente um lugar.

Esse livro conta uma história que poderia ter acontecido com qualquer adolescente, e por isso consegue ser tão real. Além disso, é uma jornada sobre descobrir quem nós somos e de enxergar que, às vezes, tudo o que queremos está bem ali na nossa frente.

Aqui estava eu pensando em Porto Seguro como um lugar, entretanto no final da história fica a mensagem de que qualquer lugar ou pessoa pode ser o nosso porto seguro, basta olhar com mais atenção.

Porto Seguro é o romance de estréia de Calamari, muito bem escrito e cativante. A história é recheada de críticas com humor, referências e notas de rodapé que nos arrancam risadas, romance, além de um protagonista que se encaixa em muitos adolescentes, e às vezes, em nós mesmos.

Delduque.Avelino 15/12/2022

Livro muito bom
Gabriel Calamari é genial e cria uma história que pode ter acontecido com qualquer adolescente, e isso é cativante. Falando de amizade e de valores, o livro é bem escrito, com personagens cativantes e com muitas dicas essenciais no rodapé. Vale a pena ler, refletir, se identificar e gostar muito.

Eloisa.Oliveira 23/04/2024

Pela primeira vez tive uma surpresa positiva lendo um livro sem saber a premissa dele, somente que era um coming of age, o que me fez ter interesse, já que estou no meu.
Outra grande surpresa é o fato da viagem ser na história o que o farol foi pra Virginia Wolf, apesar do título, porto seguro não passa de um mero detalhe perto da delicadeza do crescimento que temos diante do início da percepção de quem somos, o que queremos ou como vamos chegar onde queremos, e a partir do momento que engatamos a leitura, essa viagem parece irrelevante, só o fim dos anos de ensino médio e como somos infelizes neles (essa experiência jamais será singular), por isso tão bem descrita. É bom ver personagens em situações que estou passando, ou já passei, me traz aquela sensação de que não fui a única passando por coisas difíceis, mas um dia tudo vai soar pequeno e eu vou olhar com carinho pras memórias que estou criando.
Afinal, o que é a vida senão o caminho? A ânsia pelo resultado ou pelo final é sempre tão grande que esquecemos a importância de valorizar o que temos em mãos, no agora. Essa reflexão é bem presente no livro.
(imaginei muito que o autor iria mandar um “o verdadeiro porto seguro são os amigos que fazemos pelo caminho, risos)

Giovana.Justino 19/08/2023

?Porto Seguro não é um lugar??
Incrível como eu deduzi o fim da história só lendo a sinopse do livro kkkkkkk.
o livro trata sobre o momento que eu to vivendo agora: último ano do colégio, formatura, VIAGEM de formatura, paixões, mentiras e confusões, festas caóticas, adolescentes idiotas, primeiras vezes, insegurança sobre o futuro, autodescoberta, medo, frustrações? enfim, juventude, como é resumida no livro.
eu AMEI, me identifique horrores. só senti falta de detalhes da viagem pra Porto kkkkkkkkkk, e todos os personagens bem chatinhos. história super envolvente, li em um mês.
super recomendo!

lucasmfns 06/06/2023

Vale a pena
Um livro desconhecido mas que vale a pena cada segundo que você utiliza para lê-lo, uma reflexão sobre juventude, amor e como nossas escolhas afetam os outros ao nosso redor. recomendo super!!! leiam sério
lucasmfns 06/06/2023minha estante
era p ter dado 4,5 estrelas, apertei errado, ME DESCULPA GABRIEL CALAMARI

isalovebooks 28/06/2023

Que livro espetacular
Meu Deus que coisa mais linda, sério. não tenho palavras pra descrever. Gabriel calamari escreve lindamente, me senti em um porto seguro

Ju._amaral 19/01/2024

"e de repende o protagonista acordou e era tudo um sonho"
Odeio criticar obras(sejam elas filmes, músicas, ou livros) abertamente assim pq tenho dó dos autores, mas acho importante expor minha opinião e ajudar um escritor iniciante a melhorar sua escrita.
Sabe quando você tem 12 anos numa aula de redação, escreve uma história rasa e mirabolante dentro de 20 linhas, como reviravolta final decide que o protagonista acorda e a história inteira foi tudo um sonho e você se sente a pessoa mais genial e criativa do mundo? Então... Acho que foi isso que o autor desse livro se sentiu ao fazer esse trocadilho com o nome da cidade baiana.
Talvez o problema tenha sido meu, por criar uma super expectativa com o livro pela sinopse e capa, acreditei que seria algo parecido com outer banks, mas num litoral brasileiro e me decepcionei completamente.
Achei a história rasa, o trocadilho bobo, muitas questões mal resolvidas, um livro cheio de ponto sem nó! Talvez seja o objetivo dele, não sei, mas não sei se alguem propositalmente escreveria um livro de 240 páginas que mais parece uma versão extendida de uma fanfic family friendly de uma menina do nono ano que sonha em ir pra porto.
Dei duas estrelas só porque amo livro com playlists

lucasgsan 04/10/2023

Ah, a juventude?
?Demorei para descobrir que Porto Seguro não é somente um lugar, mas vários. Depende só de quem estiver ao meu lado. Porto Seguro pode ser alguém, pode ser um objeto, uma música. Pode ser qualquer coisa que lembre proteção, descanso, refúgio??

Leio esse livro logo após assistir ?Curtindo a vida adoidado?, filme clássico que representa o que é a juventude. Essa fase de insegurança, de negação, de curtição e, principalmente, de muita vontade de viver e navegar pelo desconhecido.

Lendo o livro eu fiz o link com o filme no sentido de que tem momentos que a gente precisa desligar um pouco o botão da razão e viver um pouco na emoção, afinal de contas, so vivemos uma vez.

O protagonista do livro, o André, é um chato que só cometeu erro atrás de erro o livro do todo kk (inclusive com os próprios amigos), mas, cá entre nós, quem não é ou foi chato é inconsequente na juventude?

O livro é um clichê danado, daqueles que a gente facilmente encontrado na Netflix, porém é uma boa história: despretenciosa e que acerta ao nos trazer na memória recordações de uma época tão boa (que passa rápido e deixa saudade)

Recomendo a leitura!