Oitentáculos

Oitentáculos Nei Lopes

Resenhas - Oitentáculos

Mi-sun 18/12/2023

Nei Lopes é um pouco apocalíptico em suas poesias, inclusive adorei.
Falava bastante sobre a cultura africana e isso foi muito interessante, bem como a religião umbanda.

Simone Pagliari 22/04/2024

Poemas
Um conjunto de poemas bons até, mas nada especial demais, bem fácil de ler, curto, fala bastante da cultura brasileira.

Maysa 30/07/2023

Oitentáculos
"Agarra-me aos tentáculos que me prendem à Vida."

Quando li o poema da quarta capa do livro senti que precisava ler essa obra. E que experiência maravilhosa ler esse livro.

No livro o autor, Nei Lopes, reúne vários de seus poemas, seja recente ou os mais antigos, o que torna uma obra completa.

Em cada página há palavras que formam poemas espetaculares e transmitem ao leitor sentimento de aproximação com algo superior a nós humanos e identificação, acredito, para muitos.

Temas que são encontrados ao decorrer do livro: ancestralidade afro-indígena, sobre orixás, lembranças de infância, críticas políticas entre tantos outros.

Dentre todos, houve três que me chamaram mais atenção, irei deixá-los nas fotos, apenas passar ao lado para conferir.

O livro é dividido em 11 "capítulos" onde cada um aborda uma temática, mas sempre se relaciona ao restante do livro.

Achei um livro ótimo para ser trabalhado em sala de aula, mas acredito que seja um livro bem complexo e que muitos iriam "lutar" contra os temas abordados, mas isso se torna ainda mais um motivo para ser trabalhado, pois devemos valorizar nossa arte nacional e também ensinar sobre respeito a nossas "crianças".

"Os brancos não nos desejam boas coisas
Eles só querem nossa força e nosso sangue."