Sob efeito de plantas

Sob efeito de plantas Michael Pollan
Michael Pollan

Resenhas - Sob efeito de plantas

Vinder 03/02/2024

O autor escreve sobre 3 substâncias de origem vegetal: ópio, cafeína e mescalina. Abordando, principalmente os aspectos psicoativos, mas também jurídicos, culturais e ambientais.
edu basílio 03/02/2024minha estante
que bacana. lembrei-me de "dez drogas", que li hás uns 3 anos. o assunto "interação biológica das moléculas" é um dos mais apaixonantes pra mim em ciência. quando se extrapola para a questão social e antropológica, então, fica mais fascinante ainda :-)

J^! 29/10/2023

Relatos pessoais
O texto é mais um relato pessoal das experiências com as plantas do que um txto elucidativo sobre essas relações.

rogerbeier 06/06/2023

Lícitas ou ilícitas?
Este livro de Michael Pollan mantém a grande qualidade de outros lançamentos deste autor que o alçaram a uma posição de bastante prestígio nos Estados Unidos e na Europa, como O dilema do onívoro. Grande estudioso da História da Alimentação e das drogas, Pollan nos brinda com um mergulho experimental acerca dos efeitos de três moléculas produzidas a partir das plantas quando interagem com a bioquímica de nosso cérebro: o ópio, a cafeína e a mescalina. Ao longo de cada um dos ensaios, o autor nos dá inúmeras e preciosas informações contextuais históricas não só acerca das plantas de onde são produzidas essas substâncias, mas principalmente sobre a política e o sistema legal estadunidense em torno do que se convencionou determinar drogas lícitas e ilícitas. Livraço que vale muito à pena a leitura.

Bruna.Toledo 08/08/2023

Demorei bastante para engatar na leitura, mas ainda bem que insisti.

Sob efeito de plantas é dividido em três partes: ópio, cafeína e mescalina. O autor traz aspectos históricos, culturais e dilemas presentes sobre cada uma dessas substâncias psicoativas. Nos dá uma outra visão sobre o que é droga (de abuso) e sobre como os critérios legais usados para definir isso são repletos de contradições.

MAlAfica 14/01/2024

O autor é muito bom em contar historias e tras não apenas uma explicação cientifica sobre o uso e efeitos do Ópio, Cafeína e Mescalina, mas narra sua experiência na busca por escrever estas histórias trazendo um contexto histórico e cultural do uso desas plantas.

Gracimara0 16/03/2024

Conta a história do Ópio, do café e da mescalina. Como essas drogas vegetais mudaram nossa sociedade, e o que torna uma droga socialmente aceita ! Achei maravilhoso esse livro !!!!