Little Nemo Vol. 1

Little Nemo Vol. 1 Winsor McCay

Resenhas - Little Nemo Vol. 1

Felipe HQs e Mais 28/12/2023

Clássico secular!
? Ler 'Little Nemo' é voltar no passado. É imaginar um tempo onde a linguagem das histórias em quadrinhos estava dando seus primeiros passos. É querer estar lá para presenciar um novo mundo de possibilidades de narrativas gráficas que estava surgindo.

? Publicado pela @figuraeditora, o volume 1 de 'Little Nemo' contempla as tiras dominicais publicadas de 1905 a 1909 com o personagem. Criado por Winsor McCay, Nemo é um garoto que tem suas aventuras narradas enquanto sonha. Toda a ação acontecia em uma única página, tendo Nemo despertando - e caindo quase sempre da cama - no último quadrinho.

? Mas por que McCay e Nemo foram tão importantes assim para a nona arte? 'Little Nemo in Slumberland', título da página dominical no jornal New York Herald, estreou em outubro de 1905. Nela, McCay usou as bases narrativas da linguagem de quadrinhos recém criada. Mas ele foi além, como todo grande artista. Os quadros ganharam formas diferentes para acomodar as aventuras gigantes de Nemo, por exemplo. Ou ganharam contornos circulares para fazer a história girar ao seu redor!

? Além disso, por se tratar de aventuras no campo dos sonhos, a viagem (no sentido viajante da palavra) poderia ser completa! Nemo poderia mudar de tamanho, viajar de balão até a Lua, apostar corrida ao redor do globo... Não havia limites, pois o último quadrinho sempre o mostrava acordando do sonho.

? Outra inovação: as tiras tinham uma continuidade semanal. Tudo começa quando Morpheus determina que Nemo vá conhecer a princesa do reino de Slumberland. Na aventura, que dura anos, Nemo tem a companhia de personagens divertidos, como Flip e Imp, e coadjuvantes nosense, como o médico Dr Pílula. É um barato acompanhar as tramas quase lisérgicas de Nemo!

? Foi uma delícia ler o álbum gigante que a Figura nos trouxe! E, como as páginas continham a data de publicação das histórias, parte da graça de sua leitura foi imaginar que aquelas histórias foram contemporâneas de meus bisavós... Nem meus avós eram nascidos na época de Nemo!

? Baita acerto da Figura em nos trazer este primeiro volume de 'Little Nemo'! O segundo já está aqui na estante e em breve entrará na minha lista de leituras, aguarde!